domingo, 9 de janeiro de 2011

Exame da OAB: como escolher a área da segunda fase

No período de inscrição do Exame da OAB o candidato tem que optar por uma das sete áreas oferecidas para a segunda fase do Exame - Trabalho, Penal, Civil, Tributário, Constitucional, Administrativo e Empresarial. O que ninguém percebe é que esta é uma escolha muito importante, e que na maioria das vezes é feita às pressas por conta dos estudos para vencer a prova objetiva. Com isso, algumas observações sobre a segunda fase passam despercebidas por muitos candidatos e que podem gerar uma desagradável reprovação.

Nos últimos Exames tivemos muitas supresas desagradáveis no decorrer do certame. Passar na primeira fase, que antigamente poderia deixar o povo tranquilo com a idéia que a segunda fase é moleza, já não é garantia de nada. O ano de 2.010 nos provou o quanto isso atualmente é uma grande lenda, e a OAB e seus asseclas trabalham no sentido de reprovar o maior número de candidatos possível.

O que fazer diante deste quadro? Bem, posso deixar algumas dicas para uma melhor escolha para a segunda fase, que poderá ajudar você a ter sucesso no Exame:

1) Esqueça aquelas máximas antigas de que "tal área é mais fácil". Isso acabou faz um tempinho. Qualquer uma das áreas requererá de um estudo profundo, e isso não é o fim, uma vez que há mais de um mês de diferença entre uma prova e outra. Lembre-se que para a segunda fase temos que estudar apenas 2 disciplinas, em alguns casos 3 - como em Direito do trabalho, em que o Processo Civil é subsidiário. O importante é lembrar que há tempo suficiente para colocar essas matérias em dia, e com alguma profundidade. Acertar a peça-profissional é fácil em muitas áreas, acredite. Fiz a prova em Penal e posso garantir que acertar a peça é muito fácil, o "bicho pega" mesmo é em trabalhar as teses de defesa. Aí você tem que conhecer o Direito, para poder correr o Código seco a tempo de fundamentá-las.

2) Quando fiz a prova, já havia sido reprovado uma vez em Penal, injustamente, em 2.005. O que eu fiz? Prova em Penal, novamente! Alguém vai dizer "Ô, meu querido, tu tá maluco?" Eu respondo que não. Isso porque eu sabia que conhecia o Direito e o Processo Penal, já havia estudado uma vez com afinco, e meu estudo renderia mais se eu insistisse na área. Resultado: fui aprovado. Então eu sempre digo para meus amigos que tentam o Exame da OAB, muitos deles passando muitas vezes para a segunda fase: se você estava estudando bastante para uma segunda fase anterior, continue nesta área. Você não vai parar de estudar quando passar na objetiva - nem pense nisso! -, vai continuar estudando novamente, mais e mais. E com isso sua bagagem de conhecimento acumulará.

3) Ok, mas, e se eu nunca fiz prova de segunda fase? Então você deverá pensar da seguinte forma: qual a área mais tranquila de se fazer a prova? Acredite, isso existe. Recebi com muita alegria, no mês de dezembro do ano passado, a notícia de que os alunos do meu amigo Prof. Alessandro Sanchez, que é professor de prática em Empresarial, passaram todos, um deles com nota 10. Então, meu amigo, vale a pena investir em uma área assim. A maioria esmagadora dos alunos se inscreve em Direito do Trabalho, seguido por Direito Penal e Direito Civil. Tributário tinha um número de inscritos considerável até 2008 em Santa Catarina. As outras áreas sempre foram "esquecidas" pelos alunos: Adminsitrativo, Constitucional e Empresarial. Com o desenvolvimento de cursos on-line e telepresenciais, sempre tem "turmas" perto de você. Vale a pena investir seu tempo nisso.

4) Não tente colar. PelamordeDeus, não! Não há a menor necessidade.

Enfim, reflita com calma sobre este ponto. E, como já mencionado, deverá ser decidida nos próximos dias, mas os efeitos desta decisão serão percebidos depois da prova objetiva, quando não haverá mais forma de mudar.

Um abraço
Prof. Fábio

5 Comentários. Comente já!:

André disse...

Olá,
fiz o Exame da OAB 2010.2, me inscrevi na area de direito do Trabalho, no entanto não obtive a aprovação, mas estudei muito para esta área.
Mas parece que a área que sempre complicam é trabalho, fazem uma prova muito mais complexa do que as outras áreas.
Eu trabalho com direito constitucional, é uma área que eu gosto até mais que direito do trabalho, mas estou na dúvida se realmente mudo para direito constitucional tendo em vista que estudei tanto para direito do trabalho.
Voce poderia me aconselhar com relação ao que fazer?

Grato.

Fabio disse...

Olá André,

Desculpe a demora em responder.

Sua situação é interessante: você está fazendo a prova na área mais popular - e a mais provável de ser "sacaneada" - e tem a possibilidade de fazer numa outra bem mais tranquila, em que muita gente passa. Sugiro que você analise algumas provas passadas de Constitucional, veja se você se sente seguro para fazer a prova nesta área. Caso se sinta, manda ver! Você vai ter bastante tempo para se preparar, e isso conta muito!

Algumas comunidades do Orkut tem debates quentes entre candidatos que já fizeram a prova nesta área, veja com eles o grau de dificuldade da prova.

To aqui na torcida, qualquer coisa dá um grito!

Um abraço

Unknown disse...

Dr. Fábio

Boa tarde...

Gosto bastante de direito civil, porém tenho a ideia que o enunciado do problema vem muito mais complexo, a ponto de se tornar difícil, descobrir qual é a peça do problema. Estou na dúvida em escolher direito civil, ou direito penal, mais a questão está, eu tenho medo de optar por civil, por ser uma área complexa, e com grande números de peças processuais, embora eu me identifique também com direito penal, tenho medo de não acertar a peça, se optar por essa matéria. As outras áreas eu descartei, porque onde faço a graduação só temos aula prática de direito civil, direito do trabalho, e agora iniciamos a prática constitucional. A dúvida e a indecisão, estão tomando conta de mim, estou no 10º semestre do curso ainda, e mesmo assim ficou com receio de fazer a prova, porque eu me cobro muito e não passar! Por favor se tiver ao seu alcance me dê uma luz? Obrigada desde já, por toda a atenção.

Jéssica

Unknown disse...

Caros Investidores / Seekers financeiros.

Somos uma Registered privada Lender Investidores / Empréstimo, Você precisa de ajuda financeira? Você está em confusão ou dívidas financeiras? Oferecemos empréstimo a taxa de juros de 3% dentro de 1 ano a 30 anos período de duração do reembolso para particulares e empresas que estão em necessidade de assistência financeira e para qualquer parte do world.We dar empréstimos que variam de $ 5.000 a $ 500.000.000, moedas: USD, CAD, KWD, OMR, SGD, RUB, GBP, AUD, MYR, ZAR, IDR, UAH, PHP, empréstimos MUR, EURO.Our são bem segurado para o máximo de segurança é a nossa prioridade, você está perdendo o sono à noite se preocupar como chegar um emprestador de empréstimo legítimo? Você está na pobreza? Você precisa de ajuda financeira (empréstimos) para set-up um negócio? Podemos ajudá-lo financeiramente.

Ou indivíduo interessado As empresas devem contactar-nos através: Email: {betty.mabel227@gmail.com}

Nome completo:
Montante necessário:
Duração do empréstimo:
Finalidade do empréstimo:
Número de contato:
País:
Estado:
Sexo:
Saudações

Seus do em serviço,
Betty Mabel
Email: betty.mabel227@gmail.com

Dr Purva Pius disse...

Hello Everybody,
My name is Mrs Sharon Sim. I live in Singapore and i am a happy woman today? and i told my self that any lender that rescue my family from our poor situation, i will refer any person that is looking for loan to him, he gave me happiness to me and my family, i was in need of a loan of S$250,000.00 to start my life all over as i am a single mother with 3 kids I met this honest and GOD fearing man loan lender that help me with a loan of S$250,000.00 SG. Dollar, he is a GOD fearing man, if you are in need of loan and you will pay back the loan please contact him tell him that is Mrs Sharon, that refer you to him. contact Dr Purva Pius,via email:(urgentloan22@gmail.com) Thank you.

BORROWERS APPLICATION DETAILS


1. Name Of Applicant in Full:……..
2. Telephone Numbers:……….
3. Address and Location:…….
4. Amount in request………..
5. Repayment Period:………..
6. Purpose Of Loan………….
7. country…………………
8. phone…………………..
9. occupation………………
10.age/sex…………………
11.Monthly Income…………..
12.Email……………..

Regards.
Managements
Email Kindly Contact: urgentloan22@gmail.com

Postar um comentário