quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

TJ/SC: Fumicultor terá que comprovar prejuízo para ser indenizado pela Celesc

A 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça deu provimento a recurso interposto pela Celesc, para anular, em parte, processo em que a empresa acabou condenada ao pagamento de indenização a um fumicultor de Rio do Campo.

    Ele alegou ter sofrido prejuízos na venda de sua produção, após o registro de falta de energia em sua propriedade por 12 horas, entre os dias 4 e 5 de janeiro de 2010. Em 1º grau, a Celesc foi condenada ao pagamento de R$ 6 mil. Em sua apelação, contudo, a concessionária sustentou preliminarmente o cerceamento do seu direito de defesa, ante o julgamento antecipado da ação, uma vez que não haveria provas do valor exato dos prejuízos sofridos pelo fumicultor.

   O desembargador Luiz Cézar Medeiros, relator da matéria, chegou a conclusão idêntica. “Analisando o caderno processual, verifica-se que não restou comprovado o montante exato correspondente aos prejuízos do fumicultor. Não obstante haja concordância quanto à queda de energia, não há consenso entre os litigantes quanto à quantidade e ao valor do fumo perdido”, anotou o magistrado.

   Para o magistrado, o laudo técnico apresentado pelo produtor - de forma unilateral - não se presta a comprovar os prejuízos, nem dispensa outras provas. A anulação do processo a partir da sentença, inclusive, possibilitará nova instrução e auxiliará no esclarecimento dos fatos controversos (Apelação Cível n. 2010.073814-8).

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário