QUESTÃO 21
Assinale a alternativa falsa.A) A posse – trabalho, para atender ao princípio da função social da propriedade, reduz o prazo da usucapião extraordinária de 15 para 10 anos e o da ordinária, de 10 para 5 anos, em se tratando de bem imóvel.
B) O mandatário, ao aceitar o encargo, passará a ter o direito de pedir ao mandante que adiante a importância das despesas necessárias à execução do mandato.
C) Se a mistura de coisas pertencentes a pessoas diversas for involuntária, sendo uma delas a principal, cada proprietário continuará a ter o domínio sobre o mesmo bem que lhe pertencia antes da mistura.
D) O portador de demência arteriosclerótica é considerado, havendo interdição, como absolutamente incapaz, devendo ser representado por um curador.
QUESTÃO 22
Assinale a opção correta.A) Se a causa da resolução da propriedade constar do próprio título constitutivo, seu efeito será ex nunc.
B) A construção de outro pavimento destinado a conter novas unidades imobiliárias requer a aprovação de 2/3 dos votos dos condôminos.
C) A destruição de vidros de vitrine por desordeiro é dano indireto e o estrago causado pelas chuvas aos artigos expostos, em razão de falta de vidro, é dano direto.
D) A perda de coisa com valor afetivo é dano moral indireto.
QUESTÃO 23
Contrato com declarações intervaladas, sob o prisma de sua formação, é aquele em queA) se estabelece prazo para a espera da resposta a uma oferta feita.
B) a proposta é obrigatória ao solicitante.
C) estando o oblato ausente, o proponente deverá aguardar lapso de tempo suficiente para que a oferta chegue ao destinatário, calculando-se o tempo conforme o meio de comunicação utilizado, tendo-se em vista a demora normal de entrega e retorno.
D) a oferta não obriga o proponente que, depois de tê-la feito, se arrepender desde que a retratação chegue ao conhecimento do oblato antes da proposta ou ao mesmo tempo que ela.
QUESTÃO 24
O prazo para revogar doação por ingratidão éA) decadencial de um ano, contado do conhecimento do fato pelo próprio doador.
B) prescricional de 4 anos, contado da ciência do fato.
C) decadencial de 2 anos, a partir da data da prática dos atos ofensivos.
D) prescricional de 5 anos, contado do dia em que o doador soube da ingratidão.
QUESTÃO 25
Na substituição fideicomissária, o fiduciário terá o direito deA) prestar caução de restituir os bens fideicomitidos, se lho exigir o fideicomissário.
B) indenizar as benfeitorias úteis e necessárias que aumentarem o valor da coisa fideicometida.
C) ter propriedade restrita e resolúvel da herança ou do legado.
D) proceder ao inventário dos bens fideicomitidos.
QUESTÃO 26
No regime de participação final dos aqüestos, A) se um dos cônjuges vier a pagar débito do outro, utilizando bens de seu patrimônio, o valor desse pagamento, sem atualização monetária, deverá ser imputado na data da dissolução do casamento, à meação do outro consorte.
B) há presunção juris et de jure de que os bens móveis foram adquiridos durante o casamento.
C) se não houver convenção antenupcial admitindo a livre disposição dos bens imóveis particulares, nenhum dos cônjuges poderá aliená-los sem a anuência do outro.
D) o cônjuge pode renunciar e ceder o seu direito à meação durante a vigência desse regime matrimonial de bens.
QUESTÃO 27
É absolutamente incapaz, para atuar como testemunha testamentária,A) o cego.
B) o testamenteiro.
C) o funcionário do cartório em que se lavra a disposição de última vontade.
D) o estrangeiro.
QUESTÃO 28
João instituiu como seus herdeiros: Mateus, seu tio. Paulo, seu irmão. Maria, Augusta e Beatriz, filhas de seu irmão Rodrigo e, ainda, Roberto e Eduardo, filhos de sua irmã Salette. Sua herança deverá ser divididaA) em 7 porções idênticas.
B) em 3 porções idênticas.
C) em 4 porções idênticas, pois as pessoas nomeadas coletivamente equiparam-se às indicadas invidualmente, visto que a divisão da herança operar-se-á, em relação a elas, por estirpe.
D) 2/7 para Paulo e Mateus; 3/7 para as filhas de Rodrigo e 2/7 para os filhos de Salette.
QUESTÃO 29
Se o transmitente de bem móvel, que o possui em nome próprio, passar a possuí-lo em nome do adquirente, ter-seá aquisição da propriedade mobiliária porA) tradição real.
B) tradição simbólica.
C) traditio breve manu.
D) constituto possessório ou tradição ficta.
QUESTÃO 30
Superveniência de filho adotivoA) não acarreta a revogação de doação de imóvel anterior à adoção, feita pelo adotante a terceiro.
B) pode gerar a redução de doação vultosa feita pelo adotante.
C) não causa o rompimento de testamento do adotante, feito antes da adoção.
D) só causa rompimento de testamento feito posteriormente à adoção, apenas se no ato de última vontade houver a distribuição de imóveis em legados.
Gabarito:
21 - C
22 - D
23 - C
24 - A
25 - C
26 - C
27 - A
28 - C
29 - D
30 - B
21 - C
22 - D
23 - C
24 - A
25 - C
26 - C
27 - A
28 - C
29 - D
30 - B
0 Comentários. Comente já!:
Postar um comentário