domingo, 1 de novembro de 2009

Questões: Procuradoria Geral do Estado do Pará, Recursos Humanos, 2.007, Cespe/UnB

PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO DO PARÁ (PGEPA)
Cargo 2: Técnico em Procuradoria – Área: Administração
Aplicação: 7/1/2007


QUESTÃO 21

Planejamento pode ser conceituado como um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de modo mais eficiente, eficaz e efetivo. A esse respeito, assinale a opção incorreta.
A) O documento formal que representa a consolidação do processo de planejamento é denominado plano.
B) O princípio da precedência significa que o planejamento ocorre antes das funções administrativas organizar, coordenar, comandar e controlar.
C) Planejar se relaciona à tomada de decisões futuras baseada na análise ambiental.
D) O tipo de planejamento que busca otimizar os resultados de determinadas áreas da organização é denominado planejamento tático.

QUESTÃO 22
Acerca dos estudos sobre administração de pessoal e recursos humanos, julgue os itens a seguir.
I O recrutamento e a seleção podem ser realizados com base em três alternativas: interno, externo e misto. A esse respeito, é correto afirmar que promoções, transferências e ascensão funcional são formas de recrutamento interno.
II Insatisfação dos funcionários acerca da diferença de remuneração entre eles sem que estejam presentes maiores responsabilidades, produtividade, conhecimento ou habilidades é indicativo de desequilíbrio externo da remuneração.
III Os termos treinamento e desenvolvimento muitas vezes se confundem. A esse respeito, é correto afirmar que desenvolvimento é o processo de aprendizagem voltado para a execução de tarefas.
IV Desenvolvimento, esforço e comportamento são perspectivas de análise do processo de avaliação de desempenho.

A quantidade de itens certos é igual a
A) 1.
B) 2.
C) 3.
D) 4.

QUESTÃO 23
Ainda acerca dos estudos sobre administração de pessoal e recursos humanos, julgue os itens abaixo.
I Uma avaliação de desempenho contém o efeito halo quando o avaliador se deixa influenciar por alguma característica marcante do avaliado em detrimento das demais características.
II Simulações de situações reais, jogos de criatividade e dramatizações são técnicas de avaliação de candidatos no processo de seleção.
III A pesquisa salarial constitui a primeira fase do processo de implantação de planos de cargos e salários.
IV O processo de treinamento tem início no planejamento, quando são apresentadas as definições a respeito do que, como, quando e quanto deva ser ensinado.

Estão certos apenas os itens
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) III e IV.

QUESTÃO 24
Acerca dos estudos sobre qualidade e produtividade nas organizações, assinale a opção incorreta.
A) O método de controle de processo que contempla planejamento, execução, verificação e atuação corretiva é denominado diagrama de árvore.
B) A correlação das causas com os efeitos de determinado problema é obtida por meio do diagrama de Ishikawa.
C) A análise quantitativa de uma série de itens que necessitam ser conferidos é obtida com a utilização do checklist.
D) A classificação e a priorização de problemas relacionados à qualidade são obtidas por meio da análise de Pareto.


QUESTÃO 25
Acerca dos estudos sobre descentralização e delegação, assinale a opção correta.
A) Dotar a força de trabalho de certo grau de liberdade de atuação, motivando-a para assumir maiores responsabilidades e riscos, é um dos objetivos da descentralização.
B) O processo de descentralização funcional não requer alteração nas normas organizacionais por não provocar alterações estruturais.
C) A delegação de competência é um ato pessoal e de caráter transitório, que não deve ser registrado em documentos da organização.
D) O subordinado que recebe a delegação de competência passa a ter novas atribuições e a responsabilidade perante a organização pela realização das atividades delegadas.

QUESTÃO 26
Acerca dos estudos sobre liderança, assinale a opção correta.
A) Os diferentes níveis de capacidade e interesse dos funcionários para fazer trabalhos com qualidade são um exemplo de situação de aplicação da liderança situacional.
B) Poder é a habilidade de influenciar outras pessoas. A respeito das fontes de poder, é correto afirmar que poder de referência resulta do direito ou autoridade sobre os subordinados.
C) Liderança não pode ser imposta pela organização, pois se trata de um atributo que depende apenas das características do líder.
D) O estilo de liderança denominado liderança orientada para as pessoas, por suas características democráticas, pode ser corretamente empregado em qualquer situação na organização.

QUESTÃO 27
Acerca do processo decisório, assinale a opção correta.
A) Decisão é a escolha entre alternativas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades. O processo decisório tem início no diagnóstico, momento em que se procura entender o problema, suas causas e conseqüências.
B) A vantagem da utilização de técnicas como árvore de decisões no processo decisório é que ela permite que se tome a decisão automaticamente.
C) O resultado da avaliação da probabilidade das conseqüências das decisões a serem tomadas é chamado incerteza.
D) Se, ao constatar que um produto foi entregue com defeito, o responsável pelo setor de material convoca o fornecedor para efetuar a substituição, é correto afirmar que, nessa situação, ocorreu uma decisão do tipo programada.

QUESTÃO 28
Acerca de cultura organizacional e trabalho em equipe, julgue os itens abaixo.
I Equipe de trabalho pode ser corretamente conceituada como um conjunto de pessoas que trabalha na mesma área e desempenha as mesmas atividades ou tarefas relacionadas.
II Normas, ambiente interno e vocabulário específico são elementos formadores de cultura organizacional.
III Para a eficácia dos trabalhos em equipe, as organizações não devem permitir liberdade de ação e tomada de decisão para as equipes, sob o risco de se perder o controle sobre as atividades por elas realizadas.
IV No processo de formação de equipes, é fundamental considerar as competências individuais necessárias para o alcance dos resultados.

Estão certos apenas os itens
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) II e IV.

QUESTÃO 29
Acerca dos estudos sobre comunicação e sobre motivação, julgue os itens abaixo.
I A eficácia do processo de comunicação depende de competências do emissor e do receptor da mensagem. Uso adequado de ilustrações na mensagem, conhecer os
destinatários, ter autocrítica e fazer revisão do conteúdo das mensagens são meios para desenvolver as competências do emissor.
II Atitudes de agressão, resignação e procura de novo emprego são tipos de reação a necessidades não atendidas.
III O desempenho na realização de tarefas é influenciado por forças denominadas motivos. A esse respeito, é correto afirmar que interesses, habilidades e oportunidades de carreira são motivos internos das pessoas.
IV Codificação eficaz consiste em definir as idéias ou informações que serão apresentadas e em qual seqüência.

Estão certos apenas os itens
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) III e IV.

Gabarito:
21 - C
22 - B
23 - A
24 - A
25 - A
26 - A
27 - D
28 - D
29 - A

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário