domingo, 10 de abril de 2022

Aulas online: nunca mais (?)(!)

Após um longo período de quarentena em razão da pandemia, aos poucos os estabelecimentos responsáveis por ensino começam a voltar para o modelo de aula presencial. Particularmente, estou nessa desde outubro de 2.020, mas o que temos de notícias é que algumas faculdades ficaram online durante 2.020 e 2.021 inteiro. Algumas relutam para voltar. Sinceramente, não sei o motivo.

De todo modo, este período foi um momento de trabalho e de reflexão a respeito deste tema: o ensino. O que poderia ser feito para expandir o ensino; fazê-lo chegar onde as pessoas precisam, mas não há viabilidade econômica para tal?

Antes de uma reflexão específica, convém explicar algumas coisas.

Comecei a minha vida de estudante nos anos 80. Naquele tempo, tudo que tínhamos, até então, era o ensino presencial. Recursos tecnológicos em sala de aula eram coisas limitadíssimas – basicamente tínhamos algumas fitas de vídeo com conteúdo escolar que os professores poderiam utilizar esporadicamente. Lembro-me de alguns vídeos que os professores passaram na minha turma de primário entre 1.989 e 1.990. A TV de 20” utilizada para exibição não necessariamente era suficiente para tal empreitada, mas era uma opção.

Nos anos 90, o panorama se mantinha o mesmo. No final dos anos 90, eu estava no colégio e no pré-vestibular ao mesmo tempo, e pude comparar as aulas de uma escola pública (a minha escola regular, que eu sempre estudei) para a escola particular em que eu fazia cursinho. Havia alguma tecnologia na escola particular (o cursinho que eu fazia filmava as aulas em VHS e disponibilizava para os alunos), mas o maior recurso que uma e outra escola poderia dispor era o professor e eventuais materiais de apoio. No caso da escola pública, os materiais de apoio eram os livros didáticos (que naquele tempo não eram fornecidos pelo governo; nós tínhamos que comprar) e no caso das escolas privadas, o material era padronizado, muitas vezes na forma de apostilas.

Entrei na faculdade em 1.998 e me formei em 2.003. As coisas permaneceram basicamente as mesmas, com a inserção de algumas coisas como máquinas que exibiam slides (nunca utilizadas no curso de Direito, porque não tínhamos muitas disciplinas relacionadas a fotografias) e os famosos retroprojetores. Lembro-me de apresentar me TCC me valendo de transparências para melhor conduzir a apresentação. Era uma espécie de Powerpoint analógico. E era horrível: para funcionar melhor, os professores apagavam as luzes de parte da sala. Dava até um soninho. O grupo Dazaranha eternizou essa tecnologia nos versos de “Retroprojetor”:

E eu, ahá

Iê galo cantor, ié ié

Iê cocorocô

Antididático é retroprojetor

É sempre bom lembrar que a internet se popularizou no país no final dos anos 90 (muito por influência da novela “Explode Coração” da Rede Globo), mas que os dados que eram trocados entre as conexões discadas eram texto, basicamente. Até a internet ter um upgrade significativo, era impensado contar com ela para vídeos. Então, por volta de 2.002/2.003 alguns juristas de renome como Luiz Flávio Gomes e Damásio de Jesus começaram a pensar numa plataforma de cursos em que as aulas aconteciam em determinado ponto do país, mas seriam transmitidas ao vivo para outros locais. Isso proporcionaria, de início, um nível de estudo padronizado no país inteiro. O meio que possibilitaria esta mudança seria o canal de TV fechado. Não por acaso, durante muitos anos, esses cursos eram conhecidos como cursos satelitários. Uma escola franqueada teria acesso ao sinal, montaria salas de aula com projetores de vídeo/TVs e, no dia e hora marcados, as aulas começavam ao vivo. Ao final da aula, monitores receberiam perguntas do Brasil inteiro por e-mail ou outra forma de contato, para esclarecimentos. Este modelo tinha duas vantagens (ao meu ver): a aula acontecia ao vivo e o aluno tinha que se dirigir a um local específico para assistir a aula. Eu cheguei a fazer curso de segunda fase da OAB no LFG e o curso era ótimo. Sendo ao vivo, o aluno se obrigava a ter disciplina, ou perderia conteúdo; sendo na unidade, o aluno não estudaria em casa o tempo todo (coisa que, para o brasileiro comum, às vezes é bem difícil). Esse modelo se manteve desta forma, sem novidades, até 2010.

Por volta de 2010 começam a surgir mais uma forma de estudar na internet (principalmente porque a internet havia evoluído em termos de velocidade de dados): os cursos online com vídeos gravados. Neste modelo, você pagava um curso, e a escola liberava aulas em vídeo para você estudar onde quisesse. O CERS talvez tenha sido a iniciativa mais popular nesse momento, mas eu também conhecia o EU VOU PASSAR e o IESDE (cheguei a assinar estes dois lá pelos idos de 2.011, quando estudava para um concurso específico). Embora, num primeiro momento, pareça uma simples evolução dos cursos satelitários, a dinâmica era bem distinta: você tinha que ter disciplina para acessar todos os vídeos e teria que fazer isso em outro lugar que não fosse uma sala de aula mantida pelo curso. E essa dinâmica é ótima para algumas pessoas, mas pode ser um problema para outras – nem todo mundo tem disciplina para estudar sozinho e nem sempre há espaço para isso em casa. De todo modo, esse modelo cresceu imensamente entre os anos de 2.010 e 2.020, inclusive trazendo mudanças nos cursos satelitários – que começaram a oferecer suas aulas gravadas nas unidades centrais e transmitidas ao vivo num pacote de vídeos on demand para aqueles que tem espaço e disciplina para tal meio de estudo.

Neste período, eu me lembro de comentar com alguns colegas que, considerando a falta de disciplina do brasileiro médio, a aula que fosse feita à distância deveria ser ao vivo também. Isso porque algumas disciplinas de algumas faculdades que eu trabalhei migraram para o EAD apostilado e a gente percebia claramente que ninguém estava usando aquele material. Assim, poderia ser possível o professor ficar online para explicações e dúvidas, e o número de alunos pode ser bem maior que uma sala de aula tradicional.

Em 2.020, como é sabido de todos, tivemos uma pandemia que exigiu algum isolamento, e com isso migramos para o online ao vivo. O sistema, para mim, estava bem próximo do desejável, mas é claro que nem todo mundo embarcou satisfeito. Fomos para o online porque era o único meio de manter as pessoas isoladas, tensos com os riscos e possibilidades da pandemia. Estávamos cansados antes de começar. Estávamos estressados. E alguns, como eu, trancados em casa sozinhos lutando para manter a sanidade mental.

Assim, começamos a trabalhar, nas semanas finais do mês de março de 2.020, com o Google Meet. Nas duas Universidades em que eu trabalho os funcionários ganham uma conta de e-mail mantido pelo Google, então as ferramentas já estavam todas ali, anos antes da necessidade de uso. Nós precisamos aprender a usar as ferramentas, mas, em pouco tempo, estávamos utilizando tudo sem quaisquer problemas. Numa das turmas que eu trabalhei (turma de Pós-Graduação), passamos a utilizar o Zoom. E comecei a perceber algumas diferenças.

O Zoom tem um áudio melhor que o Google Meet. E, embora a aula seja um momento visual, o áudio tem que ser bom, e muita gente não consegue perceber esse detalhe. Para melhorar as minhas aulas transmitidas online, acabei adquirindo, algum tempo depois, uma interface de áudio (Santo Ângelo CSA DC1) e o meu áudio melhorou sensivelmente. Foi uns R$ 300,00 naquele tempo, mas eu estava disposto a investir. Melhorou muito o áudio destas aulas.

(imagem retirada da internet)
Hoje voltamos todos para o presencial, e o online ficou no passado por hora. A relação de amor e ódio às aulas online é um debate que vai envolver alunos e professores de maneira diversas. Mas o fato é que eu não consigo avaliar a experiência como ruim, porque nós crescemos muito nesse momento. E criamos um modelo de ensino que pode ser instituído como oferta nos próximos anos: cursos de qualidade que podem ser levados, com excelente áudio e vídeo, para todo o país. E um curso assim, principalmente suas aulas teóricas, pode ser tranquilamente replicado para todo o país, ao vivo, dando oportunidade para aquele que não pode ir até aquela localidade estudar. Não sendo obrigatório por medidas sanitárias como foi em 2.020/2.021, essas aulas podem ter boa aceitação no mercado. E não subestime a capacidade de alguns brasileiros de estudar sozinhos, dando o melhor de si, com um custo menor para este estudo. Uma oportunidade que se abre e democratiza o ensino.

Essa reflexão, evidentemente, não é a conclusão; pode ser o início de uma longa conversa sobre o tema.

Abraço!

14 Comentários. Comente já!:

CosmicSorcererQ78 disse...

Kocaeli Lojistik
Uşak Lojistik
Osmaniye Lojistik
Çorlu Lojistik
Kocaeli Lojistik
BW8TY8

BinarySerpentess disse...

ordu evden eve nakliyat
bursa evden eve nakliyat
konya evden eve nakliyat
osmaniye evden eve nakliyat
bitlis evden eve nakliyat
İ4Tİ

8CBE5IsmaelC9B9F disse...

0F91B
Kayseri Şehirler Arası Nakliyat
Osmaniye Şehir İçi Nakliyat
Çerkezköy Parke Ustası
Ünye Mutfak Dolabı
Kastamonu Şehirler Arası Nakliyat
Edirne Şehir İçi Nakliyat
Kırşehir Şehirler Arası Nakliyat
Erzincan Evden Eve Nakliyat
Probit Güvenilir mi

88255Crystal63D10 disse...

2F3CE
Eskişehir Şehirler Arası Nakliyat
Kütahya Lojistik
Edirne Şehir İçi Nakliyat
Mardin Evden Eve Nakliyat
Tekirdağ Parke Ustası
Muğla Şehir İçi Nakliyat
Osmaniye Şehir İçi Nakliyat
Coinex Güvenilir mi
Shibanomi Coin Hangi Borsada

57A34Brisa9ECEC disse...

BBDC2
Keçiören Boya Ustası
Nevşehir Parça Eşya Taşıma
Bilecik Evden Eve Nakliyat
Kırklareli Şehir İçi Nakliyat
Elazığ Lojistik
Aptos Coin Hangi Borsada
Burdur Evden Eve Nakliyat
Sinop Şehir İçi Nakliyat
Malatya Şehir İçi Nakliyat

B807DJulian7951D disse...

00654
Bitlis Şehir İçi Nakliyat
İzmir Evden Eve Nakliyat
Bingöl Parça Eşya Taşıma
Area Coin Hangi Borsada
Urfa Şehirler Arası Nakliyat
Tokat Parça Eşya Taşıma
Hakkari Lojistik
Bitlis Lojistik
Adıyaman Şehir İçi Nakliyat

F572FAllisonBFEB8 disse...

6C4FB
Malatya Evden Eve Nakliyat
Çankırı Lojistik
Sweat Coin Hangi Borsada
Etimesgut Fayans Ustası
Giresun Lojistik
Çerkezköy Organizasyon
Çankaya Fayans Ustası
Caw Coin Hangi Borsada
Eryaman Boya Ustası

85F37DakotaC9972 disse...

D7A02
Binance Referans Kodu
Çorum Evden Eve Nakliyat
order pharmacy steroids
Nevşehir Evden Eve Nakliyat
pharmacy steroids
Btcturk Güvenilir mi
buy parabolan
buy sustanon
Çankırı Evden Eve Nakliyat

7FDD6Arthur1E87C disse...

94653
binance kod

C1BFBElise66980 disse...

FF96A
izmir bedava sohbet
yabancı canlı sohbet
çorum rastgele görüntülü sohbet
van telefonda sohbet
mobil sohbet et
hatay sesli sohbet sitesi
canlı sohbet bedava
yabancı canlı sohbet
tunceli görüntülü sohbet kadınlarla

A76ECDonovanB7E80 disse...

83A3F
Ergo Coin Hangi Borsada
Periscope Takipçi Satın Al
Bitcoin Hesap Açma
Binance Nasıl Oynanır
Sweat Coin Hangi Borsada
Coin Üretme Siteleri
Binance Kimin
Spotify Takipçi Hilesi
Kripto Para Nasıl Alınır

A6C9EBruce33522 disse...

DEECB
Omlira Coin Hangi Borsada
Kripto Para Nasıl Oynanır
Soundcloud Reposts Hilesi
Binance Hesap Açma
Coin Nasıl Oynanır
Pinterest Takipçi Hilesi
Referans Kimliği Nedir
Dlive Takipçi Satın Al
Binance Hangi Ülkenin

DE769PhilipC57AC disse...

CC742
trezor suite
ledger
web dcent wallet
web ledger wallet
onekey wallet web
desktop ledger live
arculus wallet web
trezor
ledger

C49D8Marleigh4D7DC disse...

A5565
Bitcoin Nasıl Çıkarılır
Görüntülü Sohbet
Mexc Borsası Kimin
Flare Coin Hangi Borsada
Luffy Coin Hangi Borsada
Mefa Coin Hangi Borsada
Expanse Coin Hangi Borsada
Twitter Takipçi Hilesi
Star Atlas Coin Hangi Borsada

Postar um comentário