quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O prazo para recorrer da prova prática será prorrogado!

Saiu no Blog Exame de Ordem e no G1:

Por causa de lentidão em site, OAB vai prorrogar prazo para entrar com recurso

Não há definição sobre novo período para contestar Exame da Ordem.
Candidatos criticam questão de direito do trabalho.


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai prorrogar o prazo para que os candidatos possam entrar com recurso na prova prático-profissional do Exame de Ordem por causa de lentidão no site do Cespe, que aplica o exame. Ainda não há uma definição das novas datas. Inicialmente, o prazo para fazer a interposição, que começou nesta terça (17), iria até quinta (19).

“Iremos prorrogar em pelo menos um dia, mas precisamos saber antes a extensão dessa lentidão, pode ser que seja por mais tempo”, disse Dilson Lima, coordenador nacional da Comissão do Exame de Ordem. “De qualquer maneira, o candidato não precisa se preocupar, pois não será prejudicado.”

Segundo o Cespe, a lentidão no sistema de recursos se deve ao “grande volume de acessos”.
Questão polêmica e suposto vazamento
A segunda fase do Exame de Ordem foi aplicada no dia 25 de outubro e, desde então, a parte de direito do trabalho tem sido alvo de polêmica entre os candidatos. Eles afirmam que a peça prático-profissional está mal formulada e dá margem a erros e interpretações diferentes. Manifestos foram entregues em várias seccionais da OAB.

Nessa peça prático-profissional, é apresentado um caso concreto de acordo com a área (penal, empresarial, constitucional, administrativo, trabalho, civil e tributário), para o qual o candidato precisa propor uma ação ou oferecer um recurso. Isso vale metade da prova. A outra parte da prova era composta por cinco questões.

O coordenador nacional do Exame afirma que não há nada de errado com o exame. “Provavelmente, eles estavam esperando peças jurídicas triviais. De qualquer maneira, mesmo que a pessoa não tenha conseguido identificar a peça corretamente, vamos considerar os fundamentos.”

Outra questão levantada pelos candidatos seria o suposto vazamento do padrão de resposta dessa parte do direito do trabalho, publicado na internet na quarta-feira (11). No dia seguinte, o Cespe acabou divulgando em seu site todos os padrões de resposta. No entanto, a previsão é que fossem divulgados somente com a divulgação do resultado dos aprovados, nesta segunda (16).

Lima nega que a antecipação da divulgação tenha sido motivada por vazamento. “Esse não era um documento sigiloso. Logo depois da prova, os padrões de resposta foram enviados para as comissões locais e para a banca corretora. Então, quando um arquivo foi parar na internet, nada mais justo do publicar todos.”

Lima afirmou que no dia 4 de dezembro haverá uma reunião da Comissão do Exame de Ordem para analisar todos os pedidos de recursos. A interposição só pode ser feita pelo site www.oab.org.br. O resultado final está previsto para o dia 9 de dezembro.

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário