quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Qualidade na prestação de serviços visando à satisfação do seu público é valor estratégico do TRT-MA

Primar pela excelência dos serviços prestados aos seus usuários, bem como pela integração e bem-estar de magistrados e servidores, investindo em ações que promovam o crescimento e a melhoria contínua da Justiça Trabalhista no estado, são ações que focam na qualidade, um dos valores institucionais do planejamento estratégico do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão.

Para manter a qualidade de suas ações, o TRT-MA investe em capacitação de magistrados e servidores; na melhoria das instalações físicas de suas unidades no estado; na ampliação dos serviços oferecidos aos usuários externos, dentre outras ações.

A instalação do Posto de Atendimento Avançado na Casa de Justiça e Cidadania, no Jaracati Shopping, em São Luís, integra as ações de ampliação de atendimento ao usuário. No posto, são oferecidos serviços de recebimento de petições, de ações trabalhistas, consultas processuais, entre outros.

Para a presidente do TRT-MA, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, a instalação do posto avançado de atendimento aproxima a Justiça do Trabalho do usuário e da sociedade. Ela destaca que a instalação é uma das ações do Projeto Acesso à Justiça, cujo objetivo é facilitar o acesso do cidadão à Justiça Trabalhista no estado.

Outra medida é disponibilizar a prestação de serviços no site do Tribunal, de modo a garantir maior comodidade aos usuários e agilidade na realização dos serviços. Consultas processuais on line; agendamento de audiências de conciliação; agendamento de audiências com o ouvidor do TRT-MA; sistema e-DOC (peticionamento eletrônico), disponibilização de sentenças, despachos e acórdãos são exemplos de serviços já disponibilizados no site do Tribunal. Existem outras ações para implantação, entre elas, a do processo virtual.

A direção do Tribunal prioriza a capacitação de magistrados e servidores. A presidente afirmou que até o momento já foram capacitados 927 servidores no Tribunal, o que equivale a 68% a mais se comparado ao ano passado, quando foram capacitados 631 servidores. A meta é aumentar o percentual de capacitação a cada ano.

A melhoria das instalações dos órgãos da Justiça Trabalho no Maranhão passa pela construção de sedes definitivas de Varas Trabalhistas, reforma e adaptações das sedes próprias, além de reformas em unidades do prédio-sede do Tribunal. Para este mês, está prevista a inauguração da sede própria da Vara do Trabalho de Estreito.

Planejamento Estratégico do TRT-MA (2010-2014).

Valor Institucional:
Qualidade: entrega de serviços visando à satisfação do seu público, agregando valor ao desempenho do Tribunal, tendo por base o atendimento às necessidades explícitas e implícitas dos clientes.

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