quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Projeto de lei pode acabar com cadastro de reserva em concursos

O projeto, aprovado na tarde desta quarta (24), numa comissão do Senado define que os novos concursos só poderiam ser abertos quando, de fato, houver vagas para cada condidato.


Rafael Mônaco - Brasília

A aula é de informática! Os 115 alunos são candidatos ao próximo concurso do Ministério Público da União e quem se dedica sete dias da semana aos livros e apostilas, só tem dois objetivos: passar e ser chamado.

Por isso, quando o assunto é cadastro reserva, os concurseiros torcem o nariz...

"Eu não gosto, não. Porque a gente estuda na expectativa de ser chamado e cadastro reserva a gente nao sabe quantas pessoas vaio ser chamadas, né, e a gente fica sem saber", diz Sheila Portela, candidata.

O cadastro reserva é como se fosse o overbooking das companhias aéreas - quando elas vendem mais passagens do que assentos disponíveis. No caso, o candidato paga a inscrição, estuda, faz a prova, é aprovado, mas fica numa lista de espera, sem garantia de vaga.

Ontem o Banco do Brasil abriu as incrições para o concurso exlusivo para cadastro reserva de escriturários. a inscrição é quarenta reais, salário de mil e cem reais, mas a garantia...

No ano passado, foram autorizadas mais de vinte e seis mil e oitocentas vagas em concursos públicos em todo o país. Este ano, até agora, são mais de mil vagas. e o número deve aumentar.

"Até concursos pra trabalhar normal, eles não tão chamando. Os reservas, então, eu acho que nem vão chamar", declara Clenilda Pacheco, candidata.

Um projeto de lei que tramita no Senado pode acabar com isso. A justificativa: esse tipo de concurso engana os candidatos ao criar falsas expectativas de nomeação.

"Tomara que passe, né. É uma bela medida. A diferença é que voce vai estudar sabendo que se voce passar, voce vai entrar. Isso faz toda a diferença né? Você estuda mais focado", declara Murilo Cesar de Oliveira, candidato.


2 Comentários. Comente já!:

LOBATO disse...

Essa lei foi aprovada hoje no Senado.

Fabio disse...

Bacana, vou ver se publico algo a respeito. Um abraço

Postar um comentário