terça-feira, 29 de novembro de 2011
Neurologista Abouch Krymchantowski fala de enxaqueca
Abouch Krymchantowski é neurologista e um dos maiores especialistas em cefaleia no país. Durante a entrevista ele fala sobre a dor de cabeça, doença que afetou até 75% dos adultos entre 18 e 65 anos, em 2010, e provoca grandes impactos sociais e econômicos.
O neurologista é autor do livro “Dor de Cabeça e Enxaqueca – os caminhos para o alívio”. Krymchantowski é filho da estrela do cinema nacional, Fada Santoro, e de um polonês que veio ao Brasil para caçar nazistas.
Krymchantowski conta para Jô Soares que sempre sonhou em exercer a profissão de médico. “Desde pequeno queria ser médico. Eu lembro que era o médico do meu time de futebol”, comenta.
Segundo Abouch, 80% dos seres humanos sofrem, sofreram ou sofrerão eventualmente de dor de cabeça. Nos casos crônicos esse número cai para 20% da população.
“A Organização mundial de Saúde lista a enxaqueca como uma das dez doenças mais incapacitantes do mundo”, revela o neurologista. Jô Soares lembra-se das crises que o amigo Carlos Alberto de Nóbrega sofria na época em que eles escreviam a “Família Trapo”.
Abouch Krymchantowski diz que a enxaqueca é uma doença genética e por isso não pode ser curada ainda, mas se o tratamento for eficiente, a dor pode ser reduzida em mais de 80%. O médico ainda revela se o sexo pode ajudar a melhorar a dor de cabeça. “Eu diria que a atividade sexual regular, assim como a atividade física aeróbica regular, melhora muito a maior parte dos tipos de dor de cabeça crônica”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Comentários. Comente já!:
Postar um comentário