terça-feira, 29 de novembro de 2011
Cláudio Cerqueira Lopes é o criador do luminol brasileiro
O químico Cláudio Cerqueira Lopes é o criador do luminol brasileiro. Ele explicou que o luminol que já existia não atendia às necessidades da polícia brasileira, já que requer o uso de uma luz violeta e, na maioria dos homicídios investigados com uso de luminol, não havia fonte de energia disponível.
O reagente desenvolvido pela equipe de Cláudio permite a utilização do produto no escuro. Uma demonstração foi feita durante a entrevista: ele furou o próprio dedo e sujou uma toalha branca de sangue. A toalha foi lavada imediatamente e o produto aplicado. No blecaute, foi possível enxergar em azul as manchas onde havia sangue.
O químico veio acompanhado de três peritos, legistas, que explicaram o uso do produto e contaram que tinham sido assaltados no caminho do aeroporto para a TV. Cláudio falou também que quer difundir o uso do luminol em hospitais, para evitar a contaminação e mortes por infecção hospitalar. Ele também desenvolve uma pesquisa sobre reagente para detectar sêmen, que será usado em investigações de casos de estupro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Comentários. Comente já!:
Postar um comentário