quinta-feira, 7 de abril de 2011

TJ/AL: Empresa de viação deve pagar pensão a família de morta por atropelamento

     O desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo, integrante da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), determinou a Auto Viação Nossa Senhora da Piedade o pagamento de pensão alimentícia à família de mulher falecida após ser atropelada por um ônibus da empresa. A decisão foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) desta segunda-feira (04).

     Em sua decisão, o desembargador Pedro Augusto Mendonça reconheceu a responsabilidade objetiva da empresa, determinando o pagamento de dois terços do salário mínimo a título de pensão alimentícia até que os filhos menores da família da vítima completem 25 anos. Entretanto, indeferiu o pedido de constituição do capital, espécie de garantia financeira fixada pelo juiz, para garantir a segurança no pagamento da pensão, haja vista a inexistência de título judicial.

     Para o magistrado, uma vez que o falecimento da esposa/mãe foi decorrente do atropelamento causado pelo motorista da empresa, é dever do empregador responder pelos atos praticados por seus agentes, durante a atividade laborativa. Ainda consta nos autos que o motorista afirmou ser o responsável pelo acidente.

     “Restou evidente que o atropelamento que ocasionou a morte da de cujus, a qual era cônjuge e mãe dos agravantes, se deu em decorrência da ação do motorista da empresa agravada”, considerou.

     Após o atropelamento que culminou com a morte de Rosimeire da Silva Cândido, Amaro Lopes da Silva entrou com pedido de pensão alimentícia e constituição do capital, alegando que dois filhos do casal são menores de idade e que a esposa contribuía com a renda da família.

     Em primeiro grau, o pedido havia sido negado porque segundo o magistrado de piso, não existiam provas suficientes que justificassem a concessão do pleito.

    

     Matéria referente ao Agravo de Instrumento nº 2011.001314-2

    

     ---

    

     Tayana Moura

     Dicom - TJ/AL





0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário