segunda-feira, 25 de julho de 2011

STJ: Mantida penhora sobre faturamento de empresa em execução de ICMS

Está mantida a penhora de 3% sobre o faturamento mensal de uma empresa distribuidora de petróleo, determinada em execução fiscal movida pelo Estado de Santa Catarina para receber créditos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) não atendeu o recurso da empresa e manteve a decisão que admitiu a penhora.

No recurso especial, a empresa sustentou que não lhe foi dada a oportunidade de nomear outros bens e que a penhora sobre o faturamento deve obedecer a determinados requisitos do Código de Processo Civil (CPC). Além disso, alegou ser inadmissível a penhora, pois a retirada diária do dinheiro a impedirá de saldar compromissos com funcionários e fornecedores.

O relator do processo, ministro Castro Meira, destacou que a jurisprudência do STJ é firme quanto à possibilidade de a penhora recair, em caráter excepcional, sobre o faturamento da empresa, desde que observadas as condições previstas na legislação processual. Além disso, o percentual fixado não pode tornar inviável o exercício da atividade empresarial.

Em sua decisão, o ministro enumerou vários precedentes no mesmo sentido de sua conclusão, de que, em casos excepcionais, admite-se a penhora do faturamento da empresa desde que o devedor não possua bens para assegurar a execução, ou estes sejam insuficientes para saldar o débito.

Um dos precedentes observa ainda que "a penhora sobre o faturamento não é equivalente à penhora de dinheiro e somente é admitida em casos excepcionais, desde que atendidos requisitos específicos a justificar a medida".

Coordenadoria de Editoria e Imprensa

1 Comentários. Comente já!:

Fabiola disse...

Olá Fábio,

Temos uma ótima novidade para você! O AtéPassar agora tem um Sistema de Afiliados com Comissão!

Aproveite esta oportunidade! Participando do sistema de Afiliados AtéPassar você poderá obter lucro com o seu site, ganhando 10% de comissão por cada venda confirmada!

É muito fácil ser um Blog ou Site Afiliado. Basta divulgar os produtos da Loja AtéPassar através de seu Código de Afiliado. Entre em contato para mais informações e detalhes sobre o sistema de afiliados.

Ficou interessado?
Preencha nosso formulário de cadastro em http://goo.gl/6qdKw e aguarde o nosso contato.

Abs,

Fabíola Faria
Equipe de Marketing Digital
fabiola@atepassar.com

http://atepassar.com/
Rede Social AtéPassar Concursos

Twitter: @atepassar_

Postar um comentário