segunda-feira, 9 de maio de 2011

TJ/SC: Matéria jornalística que apenas narra os fatos não gera dano moral

   A 5ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça confirmou sentença da comarca de Itapema, que julgou improcedente o pedido de indenização por danos morais ajuizado por Clóvis José da Rocha, contra o Jornal Independente Ltda. ME.

   Em juízo, Clóvis alegou que, na edição do dia 30 de julho de 2004, o periódico publicou vários artigos com expressões que denegriram sua imagem. O autor ressaltou que à época era prefeito da cidade e candidato à reeleição. Alegou que, na íntegra, a matéria trazia inúmeras injúrias e difamações, imputando à sua pessoa a prática de crime.

   Em sua defesa, a empresa afirmou que apenas cumpriu com suas obrigações jornalísticas. Inconformado com a decisão negativa de 1º grau, o ex-prefeito apelou para o TJ. Sustentou que o jornal teve, sim, a intenção de caluniar e difamar seu nome.

   Para o relator da matéria, desembargador Jairo Fernandes Gonçalves, os depoimentos colhidos nos autos e a matéria anexa comprovam que o jornal apenas narrou os fatos, sem acusar o demandante. “É importante frisar que o jornal se restringiu a noticiar o 'registro da ocorrência' e não o 'fato registrado como verdadeiro', aduzindo na matéria que o 'caso está sendo investigado'”, finalizou o magistrado. A decisão da câmara foi unânime. (Apelação Cível n. 2007.053990-4)





0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário