sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal

Queridos leitores,

Hoje é vespera de Natal, amanhã é o dia, e isso faz essa noite ser "mágica". Pela doutrina cristã, nesta noite nasceu Jesus, numa situação bem humilde, e que seria, anos depois, aquele que deu sua vida pelos nossos pecados.

Bom, mesmo que você não acredite nesta história, nem nos detalhes que a fazem fantasiosa - a própria data foi escolhida pela Igreja Católica e não se conhece exatamente o dia em que Jesus nasceu - é importante interpretar essa tradição com o coração, e não apenas com o olhar consumista dos últimos tempos. Natal é um tempo para perdoar aquilo que se pode perdoar, esquecer o que não tiver perdão (parafraseando Humberto Gessinger) e fazer um balanço de sua vida. Não vale de muito você saber que ganhou dinheiro às custas de padrões de comportamento antiéticos. Vale lembrar que, mesmo para aqueles que não acreditam nele e na sua história, há que se considerar sua doutrina como um exemplo de ética. "Amar uns aos outros como a si mesmo" é o mesmo que "não faça com os outros o que não você não quer para si." Isso é o básico do básico, e como falta no mundo hoje em dia. Ainda não conseguimos cumprir a mais elementar das tarefas, e queremos ser grandes homens. Deste jeito não haverá como ser considerado um exemplo a ser seguido.

Outro detalhe que eu imagino relevante no Natal é que "os meninos crescem e os brinquedos apenas mudam". Este ditado tem uma "cara" bastante consumista, mas depois de um tempo você vê o que realmente te faz diferença na vida. Quando eu era criança costumava esperar a noite de Natal com uma ansiedade bruta, era uma noite sensacional na minha pequena existência. Passou o tempo, os brinquedos se quebraram, as roupas deixaram de servir. O que ficou era a alegria estampada nos olhos de meu pai e de minha mãe, demonstrando que o empenho para se fazer uma criança sorrir sempre vale a pena. Rico ou pobre, o Natal é sempre Natal. Hoje peço à Deus com a mesma ansiedade que me dê apenas paz e saúde, para mim, meus irmãos e minha mãe, já que meu pai já se foi. Mas acreditem, depois de alguns anos de vida, depois de alguns tropeços, depois de ver o quanto muita gente ao seu redor é simplesmente podre, você saberá o que é importante na vida. E seus pedidos serão igual ao meu: aquilo que não se quebra, e que por isso a gente leva para o resto da vida.

Mas ainda há uma infinidade de coisas que podemos pedir nesta data. Se você não passou no Exame da OAB, se você não conseguiu estudar o suficiente para passar num concursos, se não conseguiu trocar de emprego, se perdeu o seu amor... É NATAL! Resgate aquele menino inocente que você foi anos atrás e peça com vontade. A diferença é que ele não te dará isso hoje, mas ao longo de 2.011. Acredite. Eu acredito - e muito!

Feliz Natal!

Um forte abraço
Prof. Fábio

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário