segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Especial Questões Objetivas - 41 questões sobre Estatuto da Criança e do Adolescente



Exame de Ordem Unificado 2.009/3
Data da Prova: 17/01/2.010

Questão 01
Em relação às medidas socioeducativas previstas no ECA, assinale a opção correta.
A) A medida socioeducativa de prestação de serviços à comunidade pode ser aplicada pelo prazo de até um ano.
B) A advertência somente pode ser aplicada se houver provas suficientes da autoria e da materialidade da infração.
C) As medidas socioeducativas de semiliberdade e de internação por prazo indeterminado não podem ser incluídas na remissão, sendo admissível sua aplicação somente após a instrução processual em sede de sentença de mérito.
D) A obrigação de reparar o dano à vítima não constitui medida socioeducativa.

Questão 02
Assinale a opção correta conforme as disposições do ECA.
A) As eleições para o conselho tutelar, órgão com poderes jurisdicionais, são organizadas em âmbito municipal.
B) Inclui-se, entre as medidas aplicáveis aos pais ou responsável do menor, o encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico.
C) O prazo máximo previsto para a medida de internação é de três anos, devendo ser prefixado pelo magistrado na sentença.
D) Não havendo arquivamento dos autos ou concessão de remissão, o membro do MP procederá à apresentação de denúncia contra o adolescente.


Exame de Ordem Unificado 2.009/2
Data da Prova: 13/09/2.009

Questão 03
Considerando o ECA, assinale a opção correta.
A) A medida aplicada por força de remissão não pode ser revista judicialmente, sob pena de ofensa à coisa julgada.
B) Na interpretação do ECA, devem ser considerados os fins sociais a que o estatuto se dirige, as exigências do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos, bem como a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento.
C) O adolescente civilmente identificado não pode ser submetido à identificação compulsória pelos órgãos policiais, de proteção e judiciais, nem mesmo para efeito de confrontação, havendo dúvida fundada.
D) Entre as medidas socioeducativas que podem ser aplicadas ao adolescente, estão a prestação de serviços à comunidade e a substituição de internação em estabelecimento educacional por multa.

Questão 04
No que se refere ao direito à convivência familiar e comunitária, assinale a opção correta com base no ECA.
A) Na ausência dos pais, o pátrio poder poderá ser delegado, nessa ordem: ao irmão mais velho, desde que já tenha alcançado a maioridade, ao tio paterno ou ao avô paterno. Na ausência de qualquer um desses, o pátrio poder poderá, excepcionalmente, ser delegado à avó materna.
B) Toda criança ou adolescente tem direito à educação no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a participação efetiva da mãe biológica no convívio diário com o educando, em ambiente livre da presença de pessoas discriminadas.
C) Os filhos, havidos, ou não, da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.
D) O pátrio poder não poderá ser exercido, simultaneamente, pelo pai e pela mãe. Em caso de discordância quanto a quem caberá titularizá-lo, a ambos será facultado o direito de recorrer à autoridade judiciária competente para a solução da divergência.

Exame de Ordem Unificado 2.009/1
Data da Prova: 17/05/2.009

Questão 05
Com relação às disposições do ECA acerca da colocação da criança e do adolescente em família substituta, assinale a opção correta.
A) A colocação da criança em família substituta, na modalidade de adoção, constitui medida excepcional, preferindo-se que ela seja criada e educada no seio saudável de sua família natural.
B) A guarda destina-se a regularizar a posse de fato e, uma vez deferida pelo juiz, não pode ser posteriormente revogada.
C) Somente a adoção constitui forma de colocação da criança em família substituta.
D) O guardião não pode incluir a criança que esteja sob sua guarda como beneficiária de seu sistema previdenciário visto que a guarda não confere à criança condição de dependente do guardião.

Questão 06
Acerca da medida socioeducativa de internação, prevista no ECA, assinale a opção correta.
A) Comprovada a autoria e materialidade de ato infracional considerado hediondo, tal como o tráfico de entorpecentes, ao adolescente infrator deve, necessariamente, ser aplicada medida socioeducativa de internação.
B) O adolescente que atinge os 18 anos de idade deve ser compulsoriamente liberado da medida socioeducativa de internação em razão do alcance da maioridade penal.
C) No processo para apuração de ato infracional de adolescente, não se exige defesa técnica por advogado.
D) A medida socioeducativa de internação não comporta prazo determinado, devendo sua manutenção ser reavaliada, mediante decisão fundamentada, no máximo a cada 6 meses.

Exame de Ordem Unificado 2.008/3
Data da Prova: 18/01/2.009

Questão 07
À luz do ECA, assinale a opção correta.
A) A internação constitui medida privativa de liberdade e, dada essa condição, não é permitida ao adolescente interno a realização de atividades externas, como trabalho e estudo.
B) A medida de internação poderá ser aplicada, ainda que haja outra medida adequada, se o MP assim requerer.
C) Poderá ser decretada a incomunicabilidade do adolescente, a critério da autoridade competente, quando ele praticar atos reiterados de indisciplina.
D) Em caso de internação, a autoridade judiciária poderá suspender temporariamente a visita, inclusive de pais ou responsável, se existirem motivos sérios e fundados de prejudicialidade aos interesses do adolescente.

Questão 08
Acerca do ECA, assinale a opção correta.
A) Nos casos de ato infracional, a competência jurisdicional, em regra, será determinada pelo domicílio dos pais ou responsável pelo adolescente.
B) O adolescente a quem se atribua autoria de ato infracional não poderá ser conduzido ou transportado em compartimento fechado de veículo policial, sob pena de responsabilidade.
C) A representação feita pelo MP em face de adolescente dependerá de prova pré-constituída da autoria e materialidade do ato infracional.
D) O adolescente apreendido por força de ordem judicial será, desde logo, encaminhado à autoridade policial competente, para oitiva e qualificação.

Exame de Ordem Unificado 2.008/2
Data da Prova: 14/09/2.008

Questão 09
Os irmãos Leo, com 18 anos de idade, Lúcio, com 17 anos de idade, e Lino, com 11 anos de idade, roubaram dinheiro do caixa de uma padaria. Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que
A) Lúcio poderá, excepcionalmente, ficar submetido a medida socio-educativa de internação até completar 21 anos, idade em que a liberação será compulsória.
B) Lúcio e Lino praticaram ato infracional e responderão a procedimento junto à Vara da Infância e Juventude, podendo ser aplicada, para ambos, medida socioeducativa de internação.
C) Leo não será processado criminalmente por sua conduta, visto que os demais autores do fato são menores de idade e, nesse caso, as condições de caráter pessoal se comunicam.
D) Leo, Lino e Lúcio serão processados criminalmente pelos seus atos, caso fique demonstrado que todos quiseram praticar o fato e possuíam plena capacidade de entender o caráter ilícito dele.

Questão 10
Acerca dos direitos individuais previstos no ECA, assinale a opção correta.
A) A internação antes da sentença, ao contrário do que ocorre com a prisão cautelar, prevista no processo penal, dispensa fundamentação em face das peculiaridades do procedimento de apuração do ato infracional e das condições especiais de desenvolvimento do adolescente.
B) Nenhum adolescente será privado de sua liberdade, senão em flagrante de ato infracional, por determinação judicial, ou para averiguação, por ordem de autoridade policial.
C) A internação antes da sentença, ocorrida durante o procedimento de apuração do ato infracional, não tem prazo máximo preestabelecido, contudo o juiz deve justificar a demora excessiva, sob pena de constrangimento ilegal.
D) Excetuando-se as hipóteses de dúvida fundamentada, o adolescente civilmente identificado não será submetido a identificação compulsória pelos órgãos oficiais.

Questão 11
Com relação ao procedimento de apuração do ato infracional, assinale a opção correta de acordo com o que dispõe o ECA.
A) A outorga de mandato é indispensável caso o defensor seja constituído ou nomeado, sendo a formalidade necessária em face das peculiaridades do procedimento.
B) Cabe recurso em sentido estrito da decisão que aplica medida socioeducativa, sendo possível o juízo de retratação.
C) No recurso de apelação, antes de determinar a remessa dos autos à instância superior, o juiz poderá reformar a decisão proferida.
D) Na ausência de advogado constituído, para resguardar o sigilo quanto à conduta do infrator, não se admite a nomeação de defensor ad hoc.

Exame de Ordem Unificado 2.008/1
Data da Prova: 18/05/2.008

Questão 12
Acerca do procedimento de apuração do ato infracional e de execução das medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assinale a opção correta.
a) A representação do Ministério Público no que se refere à proposta de instauração de procedimento para aplicação de medida socioeducativa independe de prova pré-constituída de autoria e materialidade.
b) Será competente o juiz da infância e juventude do lugar da ação ou omissão, observadas as regras de conexão e continência, inclusive nos casos de concurso com a jurisdição comum.
c) A execução da medida de proteção poderá ser delegada à autoridade competente do lugar onde residem os pais da criança, desde que situado no mesmo estado da Federação
do juízo processante.
d) A remissão, como forma de extinção ou suspensão do processo, pode ser aplicada em qualquer fase do procedimento ou depois de proferida a sentença.

Questão 13
Com relação às infrações administrativas e aos crimes praticados contra crianças e adolescentes, assinale a opção correta de acordo com o ECA.
a) O médico ou enfermeiro que deixa de identificar corretamente o neonato e a parturiente, por ocasião do parto, pratica crime, que só admite a modalidade dolosa
e deve ser processado mediante ação penal pública condicionada à representação.
b) O agente que submete criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento comete infração administrativa.
c) O professor ou responsável por estabelecimento de ensino que deixa de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento e que envolvam suspeita de maus-tratos contra criança ou adolescente pratica crime.
d) O agente que produz ou dirige representação televisiva ou cinematográfica utilizando-se de criança ou adolescente em cena pornográfica ou de sexo explícito pratica crime, que deve ser objeto de ação penal pública incondicionada.

Exame de Ordem Unificado 2.007/3
Data da Prova: 20/01/2.008

Questão 14
Acerca da medida socioeducativa de internação prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção correta.
a) Quando não houver local apropriado, o adolescente poderá permanecer em estabelecimento prisional destinado a maiores, desde que haja critérios de separação por sexo e gravidade da infração.
b) A liberação será compulsória aos dezoito anos de idade.
c) Essa medida somente pode ser aplicada em caso de ato infracional cometido mediante grave ameaça ou violência a pessoa.
d) Não é permitida a realização de atividades externas pelo interno, salvo com expressa autorização judicial.

Exame de Ordem Unificado 2.007/2
Data da Prova: 19/08/2.007

Questão 15
Acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assinale a opção correta.
A) Os crimes definidos no ECA são de ação pública condicionada.
B) A internação, antes da sentença, pode ser determinada por prazo máximo de 65 dias.
C) O adolescente civilmente identificado não será submetido a identificação compulsória pelos órgãos policiais, de proteção e judiciais, salvo para efeito de confrontação, havendo dúvida fundada.
D) Não é assegurado ao adolescente infrator o direito de solicitar a presença de seus pais ou responsável em qualquer fase do procedimento.

Questão 16
As medidas que podem ser aplicadas pela autoridade competente ao adolescente que pratique ato infracional não incluem a
A) obrigação de reparar o dano.
B) liberdade assistida.
C) inserção em regime de semi-liberdade.
D) prestação de trabalhos forçados.

Exame de Ordem Unificado 2.006/3
Data da Prova: 03/12/2.006

Questão 17
Assinale a opção correta acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A) A aplicação de medida socioeducativa cumulada com remissão enseja necessariamente o reconhecimento da autoria e da materialidade do ato infracional.
B) O prazo da internação, por descumprimento reiterado e injustificado de medida socioeducativa anteriormente imposta, pode exceder a três meses.
C) O ECA permite a aplicação da medida socioeducativa da internação por prazo indeterminado quando se tratar de ato infracional praticado com grave ameaça ou violência contra pessoa, contudo também ressalva que, em nenhuma hipótese, será ela aplicada se houver outra medida adequada.
D) A aplicação de medida socioeducativa de prestação de serviços à comunidade sem a devida instrução probatória, apenas com base na confissão do adolescente, não viola os princípios constitucionais relativos ao devido processo legal e à ampla defesa.

Exame de Ordem Unificado 2.006/1
Data da Prova: 09/04/2.006

Questão 18
Julgue os itens seguintes, que estão relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (Lei n.o 8.069/1990).
I - A finalidade precípua da Lei n.º 8.069/1990 é conferir proteção integral à criança e ao adolescente, mesmo que autor de ato infracional, buscando, no tempo fixado pela própria norma especial, reeducar e corrigir rumos de comportamento, no interesse maior do adolescente, que, indiscutivelmente, é também o interesse da sociedade como um todo.
II - O ECA prevê que as medidas de proteção impostas podem ser substituídas a qualquer tempo, desde que assim seja necessário.
III - O delito de auxiliar na prática de ato ilícito com o escopo de enviar criança ou adolescente ao exterior sem a observância das formalidades legais (adoção) ou com o fito de obter lucro é crime material.
IV - A medida socioeducativa de internação deve ser aplicada quando presente uma das circunstâncias do rol taxativo previsto no ECA.
A quantidade de itens certos é igual a
A) 1.
B) 2.
C) 3.
D) 4.

Outras provas da OAB

Exame de Ordem SP 2.008/3 (137.°)
Data da Prova: 11/01/2.009

Questão 19
Assinale a opção correta acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente.
A) Caso não haja sentença condenatória, a internação pode ser determinada pelo prazo máximo de sessenta dias.
B) Considera-se ato infracional a conduta descrita como crime, não sendo consideradas atos infracionais as contravenções penais.
C) Para os efeitos dessa lei, deve ser considerada a idade do adolescente à data do resultado da conduta delitiva, ainda que outra seja a data da ação ou omissão.
D) O adolescente somente será privado de sua liberdade em caso de flagrante de ato infracional ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente.

Questões de Concursos Públicos – CESPE/UnB

DPE/PI – Defensor Público
Data da Prova: 29/11/2.009

Questão 20
Com o objetivo de garantir o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade, o Estado brasileiro tem o dever de garantir as necessidades das crianças e dos adolescentes, velando pelo seu direito à vida, à saúde, à educação, à convivência, ao lazer, à liberdade, à profissionalização, entre outros. Nesse sentido, é correto afirmar que o ECA
A) reconhece que as crianças e os adolescentes são sujeitos especiais, titulares de direitos absolutos e merecedores de atenção jurídica preferencial, posto que a CF, ao consagrar o princípio da proteção integral, impõe ao juiz que desconsidere a finalidade social, o bem comum e os direitos individuais e coletivos.
B) baseou-se no princípio da indisponibilidade dos direitos fundamentais, por meio do qual foram estabelecidas as Diretrizes das Nações Unidas para a Prevenção da Delinquência Juvenil e o critério cronológico da psicologia evolutiva para diferenciar crianças, adolescentes e jovens adultos.
C) aperfeiçoou a doutrina da situação irregular, esposada pelo Código de Menores, estendendo a aplicação das medidas socioeducativas destinadas à reabilitação física, moral e psíquica de crianças e adolescentes infratores.
D) utilizou-se da tipologia de Enrico Ferri para definir os critérios capazes de estipular o grau de periculosidade dos menores infratores e o consequente risco social de sua permanência no seio da sociedade.
E) afastou-se da doutrina de situação irregular que caracterizou o antigo Código de Menores, haja vista este ser voltado apenas aos menores em situação irregular, isto é, àqueles que se encontram em conflito com a lei ou que se encontram privados de assistência, por qualquer motivo. O ECA, ao contrário, segue a doutrina da proteção integral, que se baseia no princípio do melhor interesse da criança.

Questão 21
As entidades de atendimento que desenvolvem programas de abrigo para crianças e adolescentes devem
A) providenciar, sempre que possível, a transferência dos grupos de irmãos desmembrados para outras entidades de crianças e adolescentes abrigados.
B) preservar os vínculos familiares, dar atendimento personalizado em pequenos grupos, bem como desenvolver atividades em regime de coeducação.
C) evitar, sempre que possível, o contato das crianças e dos adolescentes abrigados com a família de origem.
D) participar das atividades políticas da localidade onde se encontrem inseridas.
E) evitar a participação de pessoas da comunidade no processo educativo das crianças e dos adolescentes abrigados.

Questão 22
Entre outras obrigações, as entidades que desenvolvem programas de internação para menores devem
A) observar os direitos e as garantias de que são titulares as crianças.
B) oferecer instalações físicas em condições adequadas de habitabilidade, higiene, salubridade e segurança e os objetos necessários à higiene pessoal.
C) comunicar às autoridades competentes todos os casos em que foi necessária a adoção de restrições a direitos que não tenham sido restringidos na decisão de internação de adolescentes.
D) reavaliar periodicamente cada caso, com intervalo mínimo de um ano, dando ciência dos resultados ao CONANDA.
E) assegurar as medidas profiláticas e contraceptivas necessárias à visitação íntima.

Questão 23
De acordo com o CONANDA, os órgãos públicos e as organizações da sociedade civil que integram o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente devem exercer suas funções em rede, a partir de três eixos estratégicos de ação, os quais incluem
A) a defesa dos direitos humanos.
B) a garantia da integridade física e mental das crianças e dos adolescentes em situação de risco.
C) a promoção das ações afirmativas.
D) o controle e a efetivação das políticas públicas.
E) o resgate de crianças e adolescentes em situação de perigo.

Questão 24
Quanto aos conselhos tutelares (CTs), assinale a opção correta.
A) Os CTs são órgãos contenciosos não jurisdicionais, encarregados de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, particularmente por meio da aplicação de medidas especiais de proteção a crianças e adolescentes com direitos ameaçados ou violados e por meio da aplicação de medidas especiais a pais ou responsáveis.
B) Os CTs são entidades de proteção responsáveis pelo planejamento e pela execução de programas de proteção e socioeducativos destinados a crianças e adolescentes.
C) Somente o CT tem competência para apurar os atos infracionais praticados por adolescente, aplicando-lhe medidas específicas de punição, previstas em lei, a serem cumpridas segundo requisições do CT.
D) Além das atribuições previstas no ECA, os CTs podem instituir novas atribuições em regimento interno ou em atos administrativos de quaisquer outras autoridades.
E) Verificada a prática de ato infracional, cabe aos CTs aplicar e executar as medidas socioeducativas de advertência, prestação de serviços à comunidade e internação em estabelecimento educacional à criança e ao adolescente infratores.

Delegado de Polícia Civil – RN
Data da Prova: 26/04/2.009

Questão 25
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assinale a opção correta.
A) O instituto da prescrição não é compatível com a natureza nãopenal das medidas socioeducativas.
B) Considere que um indivíduo tenha divulgado e publicado, pela Internet, fotografias pornográficas envolvendo crianças e que essa ação tenha ocorrido em cidade brasileira, mas o acesso ao material tenha-se dado além das fronteiras nacionais. Nesse caso, a justiça competente para o processo e o julgamento do feito será a estadual, pois o delito não se consumou no exterior.
C) Em se tratando de menor inimputável, inexiste pretensão punitiva estatal propriamente, mas apenas pretensão educativa, que é dever não só do Estado, mas da família, da comunidade e da sociedade em geral, conforme disposto expressamente na legislação de regência e na CF.
D) A internação provisória do menor não pode extrapolar o prazo de 60 dias estabelecido pelo ECA.
E) O magistrado, no momento da reavaliação da medida socioeducativa imposta, está vinculado a pareceres e relatórios técnicos, e não pode, com base na livre apreciação de outros elementos de convicção, dirimir a controvérsia.

Delegado de Polícia – PB
Data da Prova: 29/03/2.009

Questão 26
Assinale a opção correta com referência ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
A) Em caso de flagrante da prática de ato infracional, o adolescente não é prontamente liberado pela autoridade policial, apesar do comparecimento dos pais, quando, pela gravidade do ato infracional e por sua repercussão social, o adolescente deve permanecer sob internação para manutenção da ordem pública.
B) A internação pode ser cumprida em estabelecimento prisional comum, desde que o adolescente permaneça separado dos demais presos, se não existir na comarca entidade com as características definidas em lei para tal finalidade.
C) Se o adolescente, devidamente notificado, não comparecer, injustificadamente, à audiência de apresentação, a autoridade judiciária deve decretar sua revelia e encaminhar os autos à defensoria pública para apresentação de resposta escrita.
D) O regime de semiliberdade possibilita ao adolescente a realização de atividades externas, mediante expressa autorização judicial.
E) Durante o período de internação, é vedado à autoridade judiciária ou policial suspender temporariamente a visita dos pais do adolescente.
Juiz Substituto/AL
Data da Prova: 02/11/2.008

Questão 27
Quanto à disciplina da adoção no ECA, assinale a opção correta.
A) O adotando não pode contar com mais de 18 anos de idade na data do pedido de adoção, caso em que se aplicam exclusivamente as normas do Código Civil.
B) Considerando que a adoção desliga o adotado de qualquer vínculo com seus pais e parentes, não há óbice legal que o impeça de contrair casamento com irmã de seu pai biológico.
C) Caso Felipe tenha 16 anos de idade, seja órfão e necessite de cuidados especiais, ainda assim, ele não poderá ser adotado por sua avó nem por seus irmãos.
D) Se Rogério, com 22 anos de idade, for casado com Carmem, de 17 anos, emancipada pelo casamento, sob o regime de separação absoluta de bens, esse casal não poderá adotar até que Carmem complete 18 anos de idade.
E) A adoção deve ser precedida por, no mínimo, 30 dias de estágio de convivência com a criança ou com o adolescente.

MPE/RO – Promotor de Justiça Substituto
Data da Prova: 20/07/2.008

Questão 28
Tendo por base o ECA, julgue os itens a seguir.
I – O ECA considera criança a pessoa de até doze anos de idade completos e, adolescente, aquela entre treze e dezoito anos de idade.
II – Se a carência de recursos materiais causar impacto no pleno desenvolvimento da criança ou do adolescente, há motivo suficiente para perda ou suspensão do pátrio poder.
III – A criança e o adolescente têm direito à educação e a eles deve ser assegurado acesso a escola pública e gratuita próxima de sua residência.
IV – O trabalho educativo do adolescente pode ser corretamente definido como a atividade laboral caracterizada pela prevalência das exigências pedagógicas relativas ao desenvolvimento pessoal e social do educando sobre o aspecto produtivo. Por isso, se um programa social que tenha por base o trabalho educativo, sob responsabilidade de entidade governamental ou não-governamental sem fins lucrativos, remunerar um adolescente pelo trabalho efetuado ou a ele conceder participação na venda dos produtos de seu trabalho, estará desfigurado o caráter educativo.
A quantidade de itens certos é igual a
A) 0.
B) 1.
C) 2.
D) 3.
E) 4.

Questão 29
Marcos, com 23 anos de idade, residente no estado de Rondônia, acessou um sítio da Internet para obter arquivos de músicas. O provedor de acesso à rede mundial de computadores em que Marcos navegava estava situado no estado do Paraná. Por meio desse provedor, Marcos não só baixou arquivos de música, como também fotos de crianças e adolescentes nus em prática de atos sexuais ou atos libidinosos com adultos, os quais enviou para um usuário residente no estado de Minas Gerais. A polícia civil do estado de Rondônia, que estava monitorando, com autorização judicial, o fluxo telemático das comunicações de Marcos, constatou o crime e um magistrado do estado determinou a realização de busca e apreensão na casa de Marcos, em decorrência da qual o seu computador foi apreendido. Nesse computador, Marcos armazenava mais de 100 fotos pornográficas envolvendo crianças e adolescentes. A polícia realizou um laudo pericial, mas, durante as investigações, não foi possível identificar cada uma das crianças e adolescentes que apareciam nas fotos, até porque, em muitas delas, apenas os corpos estavam visíveis, não sendo possível ver os rostos. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta de acordo com o ECA e a jurisprudência nacional dominante.
A) A competência jurisdicional para processar e julgar a ação contra Marcos é da justiça federal.
B) Uma eventual ação contra Marcos seria atípica, pois o ECA prevê como crime a publicação ou a divulgação desse tipo de imagem, e Marcos transmitiu o material de forma restrita e em comunicação pessoal, protegida pelo direito à intimidade.
C) A consumação do delito praticado por Marcos ocorreu no estado do Paraná, onde se localiza o provedor de acesso à rede mundial de computadores.
D) Nessa situação, não ficou caracterizado crime, pois, para isso, é indispensável a comprovação de dano individual efetivo a criança ou adolescente e nenhuma das vítimas foi identificada durante as investigações.
E) Mesmo que tenha apenas visto as fotos, sem remetê-las, a pessoa que recebeu de Marcos as fotos contendo pornografia infantil praticou delito previsto no ECA.

Questão 30
Paulo, nascido em 10 de outubro de 1990, em razão de ter praticado um pequeno furto, foi levado à presença do promotor de Justiça da Promotoria da Infância e da Juventude, que concedeu a ele a remissão, não dando início a procedimento judicial. Algum tempo depois, Paulo foi conduzido à vara da infância e da juventude devido à prática de lesão corporal de natureza leve. O magistrado, nessa ocasião, aplicou-lhe, ao final do processo judicial, medida socioeducativa de liberdade assistida. Em 5 de março de 2008, Paulo foi detido por ter praticado latrocínio contra João. Em razão disso, o promotor de justiça iniciou processo judicial e requereu a aplicação da internação, a qual foi deferida pelo juízo, que, no entanto, não fixou seu prazo total. Paulo iniciou o cumprimento da medida em 3 de junho de 2008. Acerca dessa situação hipotética e de seus desdobramentos jurídicos, assinale a opção correta.
A) Agiu equivocadamente o representante do MP ao conceder remissão a Paulo, já que a concessão de remissão, como forma de exclusão do processo, só pode ser aplicada por autoridade judiciária.
B) Como a remissão não pode prevalecer para efeito de antecedentes e a liberdade assistida foi a única pena aplicada a Paulo anteriormente, não estão presentes pressupostos para a aplicação da internação, sendo certo que apenas a reiteração no cometimento de outras infrações graves poderia justificar a sua aplicação.
C) O juiz agiu corretamente ao não fixar prazo para a internação de Paulo, pois a medida não comporta prazo determinado, devendo sua manutenção ser reavaliada, mediante decisão fundamentada, no máximo a cada seis meses.
D) Paulo pode vir a ser liberado da internação apenas ao completar 21 anos de idade.
E) Ao completar 18 anos de idade, Paulo deve ser removido para uma penitenciária comum, onde continuará cumprindo a sua pena.

Questão 31
Como forma de proteção à criança, o ECA estabeleceu normas de proteção à gestante e à nutriz. No que concerne a essas normas, assinale a opção incorreta.
A) A gestante tem direito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), ao atendimento pré e perinatal.
B) A parturiente deve ser atendida, preferencialmente, pelo mesmo médico que a acompanhou na fase pré-natal.
C) É dever do poder público propiciar apoio alimentar à gestante e à nutriz que dele necessitem.
D) Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos ou particulares, são obrigados a manter alojamento conjunto, que possibilite a permanência do neonato junto à mãe.
E) O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, excluídas as penitenciárias femininas, pois é vedada permanência de bebês no ambiente carcerário.

FUNDAC/PB – Advogado
Data da Prova: 11/05/2.008

Questão 32
Célio e Joana, ambos com 37 anos de idade e casados desde 2001, adotaram Josimar, com 17 anos de idade, após regular procedimento perante a Vara da Infância e Juventude de
Campina Grande – PB. A sentença judicial que constituiu o vínculo de adoção foi proferida em dezembro de 2007 e imediatamente inscrita no Cartório de Registro Civil. Considerando a situação hipotética acima apresentada e a Lei n.º 8.069/1990 — Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) —, assinale a opção correta quanto a adoção.
A) O falecimento de Célio e Joana restabelecerá o pátrio poder aos pais naturais de Josimar, o que ocorrerá com o encaminhamento da certidão de óbito dos pais adotantes ao Cartório de Registro Civil.
B) O processo de adoção é nulo em razão da diferença de idade entre adotantes e adotado.
C) Em razão de sua idade, é necessário o consentimento de Josimar no processo de adoção.
D) Na certidão de nascimento de Josimar, constarão os nomes de Célio e Joana como pais adotantes e dos pais biológicos, para resguardar futura revogação da adoção.

Questão 33
No que se refere à prevenção especial da criança e do adolescente, assinale a opção correta.
A) Uma criança poderá hospedar-se em motel acompanhada de seus pais.
B) A autorização de viagem ao exterior é dispensável se a criança estiver acompanhada apenas da mãe.
C) O acesso às diversões e espetáculos públicos é livre aos adolescentes, independentemente da classificação atribuída pelo poder público.
D) Uma criança de 11 anos de idade poderá viajar da comarca onde reside no estado da Paraíba para a casa da sua avó em Recife – PE acompanhada apenas de sua irmã de 16 anos de idade.

Questão 34
Marcos, adolescente de 16 anos de idade, cometeu ato infracional mediante grave ameaça a pessoa, em fevereiro de 2008. O caso teve grande repercussão nos telejornais. Em abril de 2008, o juiz da Vara da Infância e Juventude de Campina Grande – PB aplicou a medida de internação em entidade exclusiva para adolescentes. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta de acordo com as medidas socioeducativas previstas no ECA.
A) Para ato infracional considerado hediondo e com grande repercussão na mídia televisiva praticado por adolescente, a autoridade competente poderá aplicar, excepcionalmente, a
medida de prestação de trabalho forçado.
B) As visitas a Marcos na entidade em que estiver internado poderão ser suspensas temporariamente, caso existam motivos relevantes e fundados de prejudicialidade aos seus interesses.
C) Adolescentes portadores de deficiência mental ficarão incomunicáveis nas primeiras 48 horas em casos de internação em estabelecimento educacional.
D) Marcos não poderá receber assistência religiosa no período de internação, por estar sob os cuidados do Estado e não da Igreja.

Questão 35
No que se refere ao conselho tutelar, assinale a opção correta.
A) O conselho tutelar integra a estrutura do Poder Judiciário estadual e é presidido pelo juiz de direito da respectiva comarca.
B) Os membros do conselho tutelar de cada município serão indicados pelo presidente do tribunal de justiça do respectivo estado.
C) Compete ao conselho tutelar proferir sentença nos pedidos de guarda das crianças e adolescentes do município em que estiver situado.
D) Caso Jean e Lúcia estejam casados há 12 anos, nessa hipótese, se eles forem escolhidos para atuar no Conselho Tutelar de Areia – PB, estarão impedidos, por serem marido e mulher.

Questão 36
Os adolescentes Aldo e Fábio foram presos em flagrante de ato infracional porque, em 10/6/2007, adentraram em um ônibus e, mediante grave ameaça de morte exercida com emprego de arma de fogo, subtraíram dinheiro, diversos bens e objetos pessoais dos passageiros. Os menores foram conduzidos em compartimento fechado da viatura da Polícia Civil, juntamente com dois outros presos com passagem pela polícia, que haviam cometido crime de roubo em loja de conveniência horas antes. A requerimento do Ministério Público estadual, o juiz da infância e juventude da cidade de João Pessoa – PB determinou a internação provisória dos referidos adolescentes. Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta à luz do ECA.
A) Aldo e Fábio não poderiam ter sido conduzidos em compartimento fechado de veículo policial juntamente com presos com passagem pela polícia, pois isso implicou risco à integridade física dos menores.
B) A internação provisória dos adolescentes mencionados poderá ser cumprida em estabelecimento prisional, desde que em seção isolada dos adultos e com instalações apropriadas.
C) O requerimento do Ministério Público, de internação provisória dos adolescentes, é nulo, pois a apuração de ato infracional é da competência exclusiva da autoridade policial.
D) Mesmo em casos dessa natureza, é vedada a divulgação de atos policiais e judiciais a que se atribua autoria de ato infracional, permitindo-se apenas a identificação das iniciais do nome e sobrenome dos menores.

TJ/AC – JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO
Data da Prova: 09/09/2.007

Questão 37
Com relação ao ato infracional disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assinale a opção correta.
A) Considera-se ato infracional a conduta descrita como crime, mas não a descrita como contravenção penal.
B) Como medida específica de proteção, constatada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá determinar a colocação do adolescente em família substituta.
C) Com relação ao procedimento dos atos infracionais, nos termos do ECA, é desnecessária a defesa técnica por advogado, desde que seja nomeado curador para o menor infrator, ainda que leigo.
D) Após a verificação da prática de ato infracional, a autoridade poderá aplicar ao adolescente algumas medidas, entre as quais não se inclui a obrigação de reparar o dano.

Questão 38
Com relação à representação para aplicação de medida socioeducativa pelo Ministério Público, em casos de prática de ato infracional, à luz do ECA, assinale a opção correta.
A) A representação depende de prova pré-constituída da autoria e materialidade, sob pena de ser rejeitada.
B) O prazo máximo para a conclusão do procedimento para apuração de ato infracional, estando o adolescente internado provisoriamente, será de 45 dias, prorrogável uma única vez por igual período.
C) O Ministério Público, caso entenda não ser o caso de oferecimento da representação para aplicação de medida socioeducativa, poderá promover o arquivamento dos autos ou conceder a remissão.
D) Oferecida a representação, a autoridade judiciária designará audiência de apresentação do adolescente, somente após a qual decidirá sobre a decretação ou manutenção da internação.

Questão 39
Acerca dos recursos relativos aos procedimentos afetos à justiça da infância e juventude, assinale, com base na legislação pertinente, a opção correta.
A) Para a interposição dos recursos, é necessária a comprovação de prévio preparo.
B) Em todos os recursos, salvo o de agravo de instrumento e o de embargos de declaração, o prazo para interpor e para responder é sempre de dez dias.
C) A apelação, em regra, é recebida nos efeitos devolutivo e suspensivo.
D) Os recursos têm preferência de julgamento e neles funcionam um relator e um revisor.

MPE/TO – PROMOTOR DE JUSTIÇA
Data da Prova: 12/08/2.006

Questão 40
No que se refere à atuação do MP, na área cível, segundo as disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção correta.
A) O MP tem legitimidade ativa para promover ação que objetive a perda ou suspensão do poder familiar, quando evidenciada a ocorrência de fatos ou omissões que revelem deficiências incompatíveis com o exercício daquele poder. A sentença que decretar a perda ou a suspensão do poder familiar será averbada à margem do registro de nascimento da criança ou adolescente.
B) O MP tem legitimidade, como substituto processual, para a propositura de ação que vise a proteger interesses individuais de determinada criança ou de um adolescente, representando aquele que se encontra regularmente sob a guarda e responsabilidade de seus pais e, portanto, detentores do poder familiar.
C) O juízo da vara da infância e juventude não tem competência para processar e julgar ação civil pública proposta pelo MP que vise à cassação de mandato de conselheiro tutelar, imputando-lhe ato de improbidade administrativa, em virtude de ato omissivo relacionado com o exercício de seu cargo, por não ser matéria de proteção de interesses difusos e coletivos da criança e do adolescente.
D) Quando a perda do poder familiar ocorrer por ato judicial, a reabilitação e reintegração ao seu exercício torna-se possível, ainda que rompido o vínculo de parentesco, desde que cabalmente comprovadas as condições ao seu exercício.

Questão 41
A respeito da proteção integral à criança e ao adolescente, assinale a opção correta.
A) O processo em que os pais disputam a posse e guarda de filhos menores que estejam sob os cuidados da mãe, que lhes dá toda a atenção, assistência e dedicação necessárias e recomendáveis caracteriza situação irregular que desloca a competência do juízo de família para a vara da infância e da juventude.
B) Deve-se deferir o pedido de transferência de guarda de menor feito pela avó, com a aquiescência dos genitores, sob a alegação de que a criança e seus pais residem com a requerente, por serem os genitores da menor pessoas jovens, ainda estudantes. Nesse caso, restará caracterizada a situação peculiar da modificação da guarda sem a perda do poder familiar, ou seja, a avó possui situação econômica privilegiada e age no interesse e bem-estar da criança.
C) O juízo competente para processar a ação de destituição do poder familiar e adoção é o do domicílio do casal adotante, ainda que este não detenha a guarda provisória da criança.
D) O pai ou a mãe que praticar atos contrários à moral e aos bons costumes perderá por ato judicial o poder familiar. Na guarda e proteção de menor, há de se levar em conta o bem-estar e a segurança da criança, resguardando o seu desenvolvimento físico e mental.

Exame de Ordem Unificado 2.009/3
Data da Prova: 17/01/2.010
01 – C
02 – B
Exame de Ordem Unificado 2.009/2
Data da Prova: 13/09/2.009
03 – B
04 – C
Exame de Ordem Unificado 2.009/1
Data da Prova: 17/05/2.009
05 – A
06 – D
Exame de Ordem Unificado 2.008/3
Data da Prova: 18/01/2.009
07 – D
08 – B
Exame de Ordem Unificado 2.008/2
Data da Prova: 14/09/2.008
09 – A
10 – D
11 – C
Exame de Ordem Unificado 2.008/1
Data da Prova: 18/05/2.008
12 – A
13 – D
Exame de Ordem Unificado 2.007/3
Data da Prova: 20/01/2.008
14 – X
Exame de Ordem Unificado 2.007/2
Data da Prova: 19/08/2.007
15 – C
16 – D
Exame de Ordem Unificado 2.006/3
Data da Prova: 03/12/2.006
17 – C
Exame de Ordem Unificado 2.006/1
Data da Prova: 09/04/2.006
18 – C
OUTRAS PROVAS DA OAB
Exame de Ordem SP 2.008/3 (137.°)
Data da Prova: 11/01/2.009
19 – D
Questões de Concursos Públicos – CESPE/UnB
DPE/PI – Defensor Público
Data da Prova: 29/11/2.009
20 – E
21 – B
22 – B
23 – A
24 – A
Delegado de Polícia Civil – RN
Data da Prova: 26/04/2.009
25 – C
Delegado de Polícia – PB
Data da Prova: 29/03/2.009
26 – A
Juiz Substituto/AL
Data da Prova: 02/11/2.008
27 – C
MPE/RO – Promotor de Justiça Substituto
Data da Prova: 20/07/2.008
28 – B
29 – X
30 – C
31 – E
FUNDAC/PB – Advogado
Data da Prova: 11/05/2.008
32 – C
33 – A
34 – B
35 – D
36 – A
TJ/AC – JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO
Data da Prova: 09/09/2.007
37 – B
38 – C
39 – B
MPE/TO – PROMOTOR DE JUSTIÇA
Data da Prova: 12/08/2.006
40 – A
41 – D














2 Comentários. Comente já!:

Unknown disse...

Ate que enfin so questoes da ECA

Anônimo disse...

Não sei se ajuda mas me esclareceu sobre a resposta da Questão 1:
"QUESTÃO 99 (prova OCRE). Entendo que esta questão não tem resposta correta, pois a alternativa apontada como a certa é de texto confuso e que pode ser claramente interpretada como foi abaixo.
(03/2009) Em relação às medidas socioeducativas previstas no ECA, assinale a opção correta.
(A) A medida socioeducativa de prestação de serviços à comunidade pode ser aplicada pelo prazo de até um ano.

(B) A advertência somente pode ser aplicada se houver provas suficientes da autoria e da materialidade da infração.

(C) As medidas socioeducativas de semiliberdade e de internação por prazo indetermina-do não podem ser incluídas na remissão, sendo admissível sua aplicação somente após a instrução processual em sede de sentença de mérito.

(D) A obrigação de reparar o dano à vítima não constitui medida sócio-educativa.

As medidas socioeducativas estão previstas no art. 112 do ECA e é tema freqüenten esta prova. A alternativa A está incorreta, pois o prazo é de até seis meses (art. 117). A alternativa B está incorreta, pois a advertência não pressupõe a existência de “provas suficientes da autoria” (art. 114), mas sim “indícios suficientes da autoria” (parágrafo único). A alternativa C, por sua vez, é apontada como correta pelo gabarito preliminar, no entanto, a redação é confusa. Tem-se que a remissão pode incluir eventualmente a aplicação de qualquer das medidas socioeducativas previstas em lei, exceto de semiliberdade e de internação conforme prevê o art. 127 do ECA. Porém, a remissão pode ser concedida antes de “iniciado o procedimento judicial” pelo representante do MP (caput do art. 126) ou em qualquer fase do procedimento antes da sentença (art. 188). Por fim, a alternativa D está incorreta, pois a obrigação de repa-rar o dano à vítima está prevista no inciso II do art. 112.
FONTE: 3ª edição do livro EXAME DE ORDEM NACIONAL – QUESTÕES COMENTADAS CESPE e que será publicada no início de março de 2010."

Postar um comentário