segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Conheça os governadores eleitos no segundo turno

Oito estados e o Distrito Federal elegeram seus novos governadores neste domingo (31/10), no segundo turno das eleições.

No Distrito Federal, a polêmica envolvendo a troca da candidatura de Joaquim Roriz (PSC) pela mulher Weslian Roriz (PSC) não foi aprovada nas urnas. A candidata que teve 31,50% dos votos válidos do primeiro turno, recebeu 33,90% no segundo turno, aumentando em apenas 8.982 sua votação. Agnelo Queiroz (PT) aumentou sua votação de 48,41% para 66,10%, e foi eleito para assumir o governo do Distrito Federal, participando inclusive do discurso de agradecimento da candidata eleita à Presidência da República, Dilma Roussef.

Ainda na região Centro-Oeste, Marconi Perillo (PSDB) foi eleito para o governo de Goiás com 52,99% dos votos válidos, contra 47,01% de Iris Rezende (PMDB), que diminuiu a diferença de 10 pontos percentuais de vantagem do tucano no primeiro turno, acirrando a disputa.

Na região Nordeste, o governador do Piauí Wilson Martins (PSB) conseguiu a reeleição com 58,04% dos votos apurados até às 22h, derrotando Silvio Mendes (PSDB), ex-prefeito de Teresina, e aumentando a direferença de percentual, de 16% do primeiro turno para 17% no segundo.

Na Paraíba, a acirrada disputa entre Ricardo Coutinho (PSB) e Zé Maranhão (PMDB) que terminou praticamente empatada no primeiro turno - respectivamente 49,74% e 49,30% - foi decidida no segundo turno em favor do candidato Ricardo Coutinho, com 53,70% dos votos contra 46,30% de Zé Maranhão, governador que tentava a reeleição.

Teotônio Vilela (PSDB) foi reeleito o governador de Alagoas com 52,73% dos votos, contra 47,27% de Ronaldo Lessa (PDT), antecessor no cargo e ex-aliado de Teotônio, que venceu a acirrada disputa herdando parte do eleitorado de Fernando Collor de Melo, cuja votação expressiva foi decisiva para a realização do segundo turno.

Na região Norte, Confúcio Moura (PMDB) foi eleito o governador de Rondônia com 58,66% dos votos, derrotando João Cahulla (PPS) que teve 41,32% dos votos, aumentando a diferença que no primeiro turno foi de cerca de 6%, para cerca de 17% no segundo turno.

No Amapá, Camilo Capiberibe (PSB) conseguiu a virada após terminar o primeiro turno apenas 0,25% dos votos atrás de Lucas Barreto (PTB), que no segundo turno foi ultrapassado por Camilo, que recebeu 53,77% dos votos contra 46,23% de Lucas.

A disputa mais acirrada do Brasil aconteceu em Roraima. Anchieta Junior foi reeleito com 50,41% dos votos, contra 49,59% do ex-governador Neudo Campos (PP), uma diferença de apenas 1.759 votos. A eleição foi 'apertada' desde o primeiro turno, com vitória de Neudo por uma diferença de 5.680 votos.

No Pará, Simão Jatene (PSDB) reassume o governo após três anos e meio do mandato de Ana Júlia Carepa (PT), candidata à reeleição. Apesar de quase ter vencido no primeiro turno, com 48,92% dos votos, Jatene repetiu a expressiva votação e teve 55,74% dos votos, contra 44,26 da atual governadora.

Veja o infográfico abaixo de cada estado.




Arte: Rodolfo Nogueira
(DOL)

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário