terça-feira, 15 de junho de 2010

Considerações sobre a prova 2.010/1

Bom, pessoal, passada então toda essa correria com relação ao Exame da OAB do último domingo, vou colocar abaixo o que eu entendo deste Exame:

1) Primeiro, é uma observação unânime entre os bacharéis em Direito de que "só o básico" não está mais aprovando ninguém. Isso serve para aqueles que estão estudando em casa sozinhos, mas também serve para os cursinhos preparatório - uma área da qual fiz parte durante muitos anos e da qual estou afastado recentemente. É necessário saber bem a matéria. É necessário saber detalhes de tudo. Mesmo que você não estude todas as matérias do Exame, é indispensável que você estude as disciplinas que mais tem afinidade de forma intensa. Você tem que sentir que sabe, e, ao resolver provas anteriores, acertar a maioria das questões das disciplinas que está estudando.

2) Possivelmente esta prova está entre as mais difíceis - senão a mais! - de todos os Exames de Ordem Unificados. Portanto, se você não passou, não desanime e não desista. Certamente teremos vários candidatos que ficarão de fora por 49, 48 ou 47. Acredite, apesar do resultado ser ruim, o esforço foi positivo. E, com mais um tempinho de estudo, você fará 50 ou mais num próximo Exame. Uma verdade dura sobre o Exame de Ordem li no blog do meu amigo Marcelo Hugo da Rocha: "Só não passa no Exame da OAB quem realmente disistiu". Persistir não é uma tarefa fácil, eu sei, mas é o único caminho.

3) Não passou? Tem certeza? Então APROVEITE PARA COMEÇAR A ESTUDAR PARA A PRÓXIMA PROVA DESDE JÁ! A minha experiência com cursos preparatórios me mostrou que muita gente espera o início dos cursos para começar a abrir os livros e códigos e tudo mais. E muitos cursos não praticam uma carga horária compatível com a necessidade atual do Exame. Então, se você tem livrinhos de resumos, DVD's de aulas, enfim, quaisquer material que estava usando para estudo até a semana passada, aproveite que você já está "pilhado" estudando e prossiga. Reconheço que não é uma tarefa fácil, mas é absolutamente necessário - alguém aqui já precisou esquecer alguém? É mais ou menos por aí... Chorar não resolve muito, apesar de ser duro de admitir isso...

4) Recursos: bom, nas próximas horas teremos uma "chuva" de fundamentações para a anulação de questões. A discussão sobre as anulações podem incluir até quase 20 questões supostamente "com problemas", mas é importante encarar que eles nunca vão anular todas. É um absurdo, é injusto, mas hoje é o que temos. O histórico de anulações costumava variar entre 2 e 8 questões, com uma média de 3,7 (o que não existe, eu sei, mas se aproxima mais de 4 do que de 3) questões anuladas até 2.009/2, e tomara que anulem algumas questões, para que os índices de aprovação melhorem. Mas é importante lembrar que em 2.009/3, que foi uma prova como todas as outras, cheias de problemas e tudo mais, NÃO FOI ANULADA NENHUMA QUESTÃO. Como as justificativas para as anulações pendem mais para o que for mais cômodo para a OAB e não necessariamente para aquilo que for mais justo, não sei se haverá anulação nesta prova. E creio que se não houver nenhuma questão anulada, esta será uma tendência para as próximas provas.

5) Ainda sobre os recursos, como eu já havia dito, você vai encontrar fundamentações em todos os cantos nas próximas horas. Você decidiu recorrer? Então perca uns minutinhos na frente do seu micro e REDIJA O SEU PRÓPRIO RECURSO. Isso é indispensável para que ele seja, pelo menos, lido. Ou levado na reunião que será feita pela OAB para deliberar sobre as anulações como um dado relevante. Até entre os blogs é comum rolar um "copia e cola". Por mais forte que seja o argumento, redija do seu modo: é a unica garantia de que você poderá, quem sabe, ser ouvido...

Desculpe se fui meio ríspido nas colocações. Mas, como eu tenho dito muitas vezes por aqui, eu acompanho o Exame da OAB desde 2.003 e a prova mudou muito, e hoje está muito mais difícil de passar na primeira fase do que antigamente.

Por fim, informo que recebi, no final desta tarde, a feliz notícia de que o candidato que cedeu o seu caderno de prova para a exibição neste blog passou na primeira fase! Meus parabéns!

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Um forte abraço
Fábio Schlickmann

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário