terça-feira, 10 de maio de 2011

Algumas linhas sobre o Exame da OAB...

Pessoal,

Fiquei sem escrever sobre o Exame da OAB e concursos públicos por alguns motivos - alguns de ordem pessoal, outros, principalmente em relação ao Exame da OAB, por ser surpreendido tanto quanto vocês sobre os últimos acontecimentos... - mas quero retomar minhas conversas com vocês.

Então, enquanto muita gente está estudando para o Exame da OAB, eu estou aqui estudando para concursos da área jurídica, e, acreditem, por mais que eu tenha passado pela etapa da OAB, o procedimento é o mesmo... Temos que nos organizar para aproveitar melhor o tempo livre, conseguir alguma motivação e nos preparar com muito tempo de antecedência. Muito tempo mesmo! Não é no mês que antecede o certame que devemos nos preocupar em "aprender" aquilo que não nos foi ensinado na faculdade ou aquilo que já esquecemos com o passar do tempo. Vésperas de prova - aqui, entenda-se 1 ou até mesmo 2 meses antes da prova - é tempo de revisar as anotações e detonar exercícios.

Antes que alguém me acuse de terrorista, é importante ressaltar que o Exame da OAB mudou muito, como sempre digo. Acompanho o Exame desde 2.003 e de lá para cá os níveis de prova - nem sempre difíceis, mas sendo mal feitas mesmo... - tem mudado para pior. É possível perceber que, além do descarado pretexto de reprovar a maior parte dos alunos, o Exame da OAB tem cobrado muita coisa na prova que antes era considerada "difícil" ou "de alto nível"... E, com isso, aquele manjado jeito de estudar - que muita gente chama de "só aquilo que cai", não tem servido muito. Não existe mais assuntos "relevantes" ou "irrelevantes" na prova. Tem que saber bem. O que salva o aluno - por incrível que pareça - é que o Exame da OAB é uma prova que exige 50% de acertos, sem se preocupar com matérias eventualmente "zeradas" pelos candidatos. Acreditem, isso por si só é uma boa vantagem.

"Tá maluco, Fábio!?!?!?" Não, não tô, não... Posso contar pra vocês o que eu tenho visto e acompanhado nestes anos todos, e contar umas historinhas para vocês sobre a prova objetiva. Então... Conheci muita gente nestes anos todos, vi muita gente passar no Exame e desistir também... Desistir está fora, por óbvio. É como querer ganhar na mega sena sem jogar - não vai acontecer nunca.

Muita gente se apega ao estudo do modo como pode, deixando o estudo para algum eventual tempo livre em sua agenda. Esta é uma parte cruel do negócio, mas é uma realidade. Trabalho (muitas vezes numa área que não a jurídica), família, contas para pagar, namorada, esposa e filhos... Cada um tem uma vida, cheia de compromissos e tudo mais. Aqui entra uma decisão difícil: você vai ter que encontrar tempo para estudar um pouco mais. Foi-se o tempo que bastavam as aulas de faculdade, ou até mesmo um cursinho preparatório. Você precisa separar um tempo, na loucura que é a sua semana, para estudar.

Já que toquei no assunto dos cursinhos, vou contar outra historinha: já vi muita gente começar cursos, depois começar a faltar (muitas) aulas, e no final voltar pra sala de aula. É claro que isso não aprova ninguém. Outros são adeptos das "conversas paralelas", entram na sala e ficam conversando o tempo todo... Enfim, é claro que isso não resolve. Por mais chata que possa parecer a aula (se você optou por um bom curso, não passará por isso certamente), é preciso investir seu tempo nisto. Você está pagando - muitas vezes caro demais! - pelas informações, então aproveite.

Outro aspecto importante com relação aos cursinhos é qualidade. Curso que não aprova ninguém tá cheio por aí, abra bem os olhos. Tem muita gente envolvida com isso que não tem compromisso nenhum com a sua aprovação, apenas com o seu dinheiro. Aulas que não esgotam os temas, livros desatualizados, enfm, tem gente que tem cara de pau pra oferecer tudo. Como já disse, "ABRA OS OLHOS!"

Outro ponto importante para o pessoal que está estudando para o Exame da OAB é o lance de estudar por apostilas. O mesmo que eu disse sobre os cursos pode ser aplicado aqui: tá cheio de material desatualizado/mal feito na praça. Você sabe quem escreveu a última apostila que você usou? Cuide com isso. A minha recomendação é que se aposente de vez as velhas apostilas e comece a estudar por resumos ou livros direcionados para a primeira fase. Isso porque, caso o autor pise na bola, você terá de quem cobrar.

Enfim, este é um panorama geral do que tem acontecido nas últimas provas da OAB. Veja bem: o que eu citei aqui está aplicado à primeira fase do Exame, pois o grande vilão mesmo tem sido a segunda fase. Então aceite alguns pequenos desafios, que poderão ser úteis para toda a sua vida - como adquirir um pouco de disciplina. Nem tudo está perdido, não se desespere. Você pode, por exemplo, escolher um número de matérias e eliminar algumas, aquelas que são muito longas ou que não entende bem. Pode fazer isso sem culpa. Só não pode deixar para estudar depois que saiu o edital.

Falta algum tempo para a prova. Se não começou a estudar, comece agora!

Torço sempre pelo sucesso de todos os meus leitores!

Um forte abraço
Prof. Fábio


Receba as atualizações no seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário