terça-feira, 27 de outubro de 2009

Exame 2.009/3

Pessoal,

Para aqueles que estão pensando em prestar o próximo Exame de Ordem - o Exame 2.009/3, que provavelmente acontecerá na terceira semana de janeiro de 2.010 - sugiro que se adiante nos estudos. Isso porque será o último Exame de Ordem regido pelo provimento 109/2005, que dispõe sobre a prova no formato que conhecemos. Segundo anunciado pela OAB, a partir de 2.010/1 - possivelmente em maio - a prova sofrerá mudanças significativas, as mais importantes sendo o Exame de primeira fase composto por 80 questões e tendo obrigatoriamente 15% da prova de Estatuto e Direitos Humanos; e a segunda prova somente com consulta a lei seca.

Dessa forma, o Exame que está ruim pode piorar. Pode melhorar também - sabendo bem a peça e as teses, ficará mais simples de escrever e poupará espaço no caderno de prova. Mas sinceramente não acredito nessa bondade toda... - e, de qualquer forma, é interessante passar na prova o quanto antes.

Minhas sugestões para os Examinandos são as seguintes:

- Publiquei aqui um post com legislação em audio, fornecida gratuitamente pelo governo. Isso é muito interessante, pois em vez de você ficar no carro ouvindo duplas breganejas, coloque a Constituição ou outra Lei pra rodar. Sério, eu faço isso direto. E, claro, olhe pra frente enquanto dirige. Mas ouvindo randomicamente você terá a oportunidade de memorizar os artigos pelo texto da lei, ficando esperto quando colocarem um "não" no meio da alternativa. Você também pode colocar pra rodar no mp3 player com fone e ir lendo a Constituição - desta vez não no volante, mas em casa, por exemplo... - porque isso é legal, evita que você se distraia com outros pensamentos.

- Aqui mesmo no blog eu publico sempre dois programas da TV justiça que são sensacionais: Saber Direito e Prova Final. São vários videos postados aqui no blog, cada programa com menos de 1 hora de duração. Dá pra ver um, dar um tempinho pra descansar, ver outro, dar mais um tempinho... E assim ir estudando de outro modo que não seja a sala de aula tradicional. Um reforço bastante interessante.

- Já que falei em aula, sugiro que faça um cursinho. Sabe quando se diz que na vida nenhuma grande conquista vem sem um grande esforço? Pois é. Inclua aí o esforço financeiro. E, de qualquer forma, um (bom) cursinho te dará o conteúdo organizado, muitos professores conhecem as provas há muito mais tempo que você e podem indicar quais matérias são relevantes, passíveis de pegadinhas e outras que seria um tempo perdido de estudo. Confira aqui no blog o conteúdo programático da primeira fase para se organizar melhor.

- No começo de setembro eu formatei, num arquivo só, as últimas provas da CESPE por matéria. Não tive tempo hábil de fazer isso com todas as disciplinas, mas fiz de Estatuto, Tributário, Administrativo e Constitucional. Já é um começo interessante. São provas da Cespe, tanto da OAB quanto de outros concursos. Vale a pena pedir - já que é de graça mesmo... - imprimir e tentar resolver. Isso fará você "conhecer" o examinador, e aumentará as suas chances de sucesso.

- Aproveite o final de ano - recesso de natal e ano novo - para estudar um pouquinho. Pense o seguinte: é uma vez só na vida. Claro, você não precisa deixar de passar a noite de natal com a sua família para estudar pro Exame. Mas saiba dosar. E exija de quem estiver ao seu lado que entenda. É o seu futuro profissional que está em jogo, e junto com o seu sucesso virá o bem estar de todos que estão ao seu redor.

Assim que eu tiver mais dicas, coloco aí pra vocês.

E estou aqui na torcida por todos, precisando é só mandar um e-mail.

Um abraço
Fábio Schlickmann

1 Comentários. Comente já!:

Roberto Morgado - Deontologia Jurídica-RJ disse...

Fábio, por causa de postagens como essa que faço questão de indicar o seu Blog (e o do Maurício)como referência para o Exame de Ordem. Sempre atualizado, é um instrumento para os Examinados, interessados e professores.

Parabéns!

Postar um comentário