O presidente dos EUA, Barack Obama, lançou a moda – e fez sucesso! – e, agora, os políticos brasileiros aderiram à ideia. Prefeitos, senadores e deputados estaduais e federais estão criando perfis no Twitter para fazer campanha política e muitos candidatos às eleições de 2010 também estão usando a rede social para obter votos.
Em uma tentativa de utilizar todo esse marketing político a favor dos cidadãos brasileiros, os sócios Leo Zeba e Matheus Peu, com a ajuda da empresa de tecnologia EZTIVA, criaram o site Politweets, que mapeia os tweets de cerca de 50 políticos brasileiros, tanto do Executivo quando do Legislativo.
A ideia é reunir, na home do site, todas as mensagens postadas pelos nossos representantes – que vão de promessas eleitorais a opiniões sobre Projetos de Lei e defesas de acusações – e, assim, ajudar a população a conhecer melhor nossos políticos, para votar de forma mais consciente nas eleições de outubro. Sem contar que, com a ajuda do Politweets, é muito mais fácil cobrar de um político eleito alguma promessa feita via Twitter na época da campanha eleitoral.
No portal ainda é possível participar da “Twitteleição” e votar “de mentirinha”, nos candidatos que mais agradaram após um tour pelo site. Mas a iniciativa, claro, não é perfeita. Alguns perfis seguidos pelo site – como, por exemplo, o de José Sarney – são falsos e, além disso, sabemos que alguns Twitters não são alimentados pelos próprios políticos. Ainda assim, muita gente considera o Politweets um bom primeiro passo no uso da internet a favor da cidadania.
E você? O que achou da iniciativa?
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