terça-feira, 1 de setembro de 2009

Questões: Direito Empresarial, Exame 2.008/II Unificado Cespe/UnB

QUESTÃO 23
Acerca do exercício da empresa em sociedade, assinale a opção correta.
A) A sociedade que precipuamente exercer atividade de empresário rural só poderá adotar tipo reservado às sociedades empresárias.
B) A constituição de sociedade para a realização de apenas um negócio determinado é incompatível com a atividade empresarial, pois impede a habitualidade de seu exercício.
C) O conceito de sociedade implica o exercício de atividade econômica, embora nem toda sociedade que realize atividade econômica seja necessariamente considerada empresarial.
D) A qualificação de uma sociedade como empresarial só ocorre quando ela exerce atividade própria de empresário sujeito a registro.

QUESTÃO 24
Com base na Lei n.º 6.406/1976, que dispõe sobre as sociedades por ações, assinale a opção correta acerca das características jurídicas desse tipo de sociedade empresarial.
A) As partes beneficiárias compõem o capital social desse tipo de sociedade, sendo permitida a participação nos lucros anuais.
B) As ações, quanto à forma, podem ser classificadas em ordinárias e preferenciais.
C) Nessas sociedades, apenas acionistas poderão ser simultaneamente titulares de ações e debêntures.
D) Os bônus de subscrição conferem direito de crédito contra a companhia, podendo conter garantia real ou flutuante.

QUESTÃO 25
De acordo com as leis brasileiras, considera-se criação passível de ser objeto de direito de patente
A) um processo de fabricação de tinta.
B) a pintura em que se retrata a imagem de um grupo de pessoas.
C) o livro científico em que se descrevem aplicações de medicamentos.
D) o método cirúrgico de transplante de coração em animais.

QUESTÃO 26
Os títulos de crédito são tradicionalmente concebidos como documentos que apresentam requisitos formais de existência e validade, de acordo com o regulado para cada espécie. Quanto aos seus requisitos essenciais, a nota promissória
A) precisa ser denominada, com sua espécie identificada no texto do título.
B) poderá ser firmada por assinatura a rogo, se o sacador não puder ou não souber assiná-la.
C) conterá mandato puro e simples de pagar quantia determinada.
D) poderá não indicar o nome do sacado, permitindo-se, nesse caso, saque ao portador.

QUESTÃO 27
A Lei n.º 11.101/2005 prevê a possibilidade de o empresário renegociar seus débitos mediante os institutos da recuperação judicial e da recuperação extrajudicial. Acerca das semelhanças e diferenças entre ambos os institutos, assinale a opção correta.
A) Diferentemente do previsto para a recuperação extrajudicial, o pedido de recuperação judicial poderá acarretar a suspensão de ações e execuções contra o devedor antes que o plano de recuperação do empresário seja apresentado aos credores.
B) Diferentemente do previsto para a recuperação judicial, a recuperação extrajudicial limita-se a procedimento negocial entre o devedor e os respectivos credores, excluída a participação do Poder Judiciário em qualquer uma de suas fases.
C) Ambos os procedimentos envolvem a negociação de todos os créditos oponíveis ao devedor, sendo a recuperação extrajudicial reservada apenas às microempresas e empresas de pequeno porte.
D) Ambos os procedimentos exigem que o devedor apresente plano de recuperação, o qual somente vinculará os envolvidos se devidamente aprovado em assembléia geral de credores.

Gabarito:
23 - C
24 - C
25 - A
26 - A
27 - A

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário