sábado, 8 de outubro de 2011

TJ/SC: Consumidor ludibriado pelo "sonho da casa própria” será indenizado

   A falta de informações em um título de capitalização obrigou Valor Capitalização à devolução de R$ 1,7 mil e ao pagamento de danos morais no valor de R$ 8 mil a Antônio Suetony Lira Leite. A decisão da 4ª Câmara de Direito Civil do TJ confirmou, por unanimidade, sentença da comarca de Balneário Camboriú, e reconheceu que a propaganda induziu Antônio a erro, já que este acreditava estar assinando um contrato para aquisição da casa própria.

   Ao apelar da sentença, a Valor disse não ter agido com intenção de enganar o comprador, e que ele estava ciente de que adquiria um título de capitalização; ressaltou que há norma legal própria a regulamentar a matéria. Afirmou, ainda, haver responsabilidade da corretora Bela Vista, que efetivou a venda do título. Na análise, o relator, desembargador Eládio Torret Rocha, observou o fato de Antônio ter se sentido ludibriado com a promessa de, ao pagar as seis primeiras parcelas, estar investindo em transação que lhe permitiria a compra da casa própria com prestações facilitadas.

   Entretanto, ao perceber que isso dependia de sorteio e envolvia riscos, desistiu do negócio. Torret Rocha reconheceu tratar-se de título de capitalização na modalidade compra programada, em que Antônio poderia ser contemplado com cobertura de vida e concorreria em sorteios mensais, sem menção a financiamento de casa própria. O relator reconheceu que correspondência da Valor enviada a Antônio o induziu a acreditar ter tomado a decisão correta, “em busca da realização de seu sonho e da segurança de sua família”.

     “Só que, astutamente, como ocorre com uma arapuca, a carta não revela que 'sonho' e que 'segurança' são esses. Assim iludido, embarcou o consumidor na canoa furada do sonho da casa própria fácil sem os conhecidos e tortuosos liames dos mútuos via Sistema Financeiro da Habitação, ou, pior, através dos financiamentos bancários a custos financeiros muito pesados e, ainda, sujeitos a intermináveis prestações mensais, as quais, não raro, duram mais do que o próprio e infeliz mutuário", finalizou Torret Rocha (Ap. Cív. n. 2008.059760-0).

1 Comentários. Comente já!:

Professora Luci disse...

O ultimo documento recebido foi em 24/04/2008, assinado por Abdiel Andriolo de Andrade, falando que o total que eu havia pago era de 1.379,32 e que receberia apenas 315,65 de volta. Liguei para o numero enviado na correspondencia 3818.9010, gastei bastante pois moro no RS, fui mal atendida e disseram que eu deveria ficar aguaradando, estou aguardando ate o momento e nada foi enviado, nenhum contato, sera que terei meu dinheiro de volta? Se alguem puder me ajudar, por favor, sinto-me assaltada em ambito nacional, alem de ter meus sonhos bem frustados. Obrigada.

Postar um comentário