domingo, 30 de outubro de 2011

OAB/AL: Mais de 1300 inscritos fazem exame unificado da OAB

Presidente da OAB/AL, Omar Coêlho, reforça importância da seleção

Neste domingo, mais de 1.300 candidatos inscritos em Alagoas fazem o Exame Unificado da Ordem, que acontece em Maceió e Arapiraca. Poucos dias depois da decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que, por unanimidade, reconheceram a constitucionalidade do processo para admissão na carreira, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), Omar Coêlho diz que a expectativa é a melhor possível para mais uma seleção.

O presidente da OAB/AL declarou que a decisão do STF veio para sacramentar a importância do Exame. “O STF confirmou o que já sabíamos. É a única profissão que tem previsão constitucional. Estamos com a mesma cautela nessa seleção, porque sempre tem essas denúncias de fraude. Ano passado houve um caso e a pessoa está respondendo a processo na Polícia Federal”, acrescentou.

Sobre a realização do Exame, o presidente da OAB reforçou que é “a garantia de que profissionais terão o mínimo de conhecimento para exercer a profissão”. Ele diz que não há motivo para reclamação sobre o nível de conhecimento exigido. “A dificuldade é mediana. O problema é que os bachareis não estão devidamente preparados, a deficiência é deles ou da faculdade onde estudaram”, disse. As provas são aplicadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Em entrevista à Gazeta de Alagoas, o presidente da Comissão de Exame da Ordem no Estado, advogado Carlos Roberto Lima Marques, garantiu a lisura do processo e que a entidade está atenta a todas as denúncias de tentativas de fraude. O advogado pediu ainda que os inscritos em Alagoas não esqueçam o horário de abertura dos portões e o início das provas.

Na primeira etapa do Exame da Ordem, os portões serão abertos ao meio-dia e as provas, que terão 80 questões, serão iniciadas às 13 horas. São cinco horas para resolver a prova, que tem caráter eliminatório. O resultado será divulgado no dia 7 de novembro. Os aprovados serão convocados para a segunda etapa do exame, no dia 4 de dezembro, quando será aplicada uma prova prático-profissional.

Leonor Caldas fará pela primeira vez o Exame e está ansiosa. Aluna do 9º período do curso de Direito de uma faculdade particular, ela está estudando cerca de seis horas por dia e defende a seleção. “É a primeira vez que faço e espero que seja a última. Estou ansiosa, mas confiante. Acho importante fazer o Exame porque essa prova faz uma seleção. Quem não estuda, não passa”, declarou.

Fonte

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário