quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Concurso Banco do Brasil 2.011: contratação dos aprovados a partir de outubro

Em virtude dos projetos de expansão, o Banco do Brasil (BB) trabalha com objetivo concreto de convocação de todos os 4.380 melhores colocados (distribuídos pelos estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) que ficarão no banco de cadastro de contratações. De acordo com a gerente de Divisão de Unidade Estratégica do BB, Taisa Elisabeth de Oliveira Santos, as convocações ocorrerão a partir de 18 de outubro.

No Rio, em que serão classificados os primeiros 1.540 candidatos, sendo 740 na capital e 800 no interior, o cenário promissor para os que desejam atuar em uma das maiores instituições financeiras do país é garantido pela abertura de 213 postos de atendimento no estado, sendo 74 novas agências.

De acordo com a gerente de Divisão de Unidade Estratégica do BB, apesar da seleção ser destinada à formação de cadastro de reserva, o limite estabelecido no quantitativo de classificados corresponde à expectativa real de convocações ao longo do prazo de validade, de um ano, podendo dobrar.

"Quando limitamos, imaginamos que essa reserva seja suficiente para dois anos. A partir da homologação do resultado final, autorizamos imediatamente a convocação dos candidatos. De acordo com as vagas existentes, elas serão preenchidas com esses aprovados na nova seleção. Isso vale para todos os estados", garante a gerente.

FOLHA DIRIGIDA - Em entrevista exclusiva à Folha Dirigida, em julho de 2010, o diretor de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil, Amauri Sebastião Niehues, com total transparência, informou que o concurso para os estados do Amazonas, Espírito Santo , Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina seria realizado a partir de julho de 2011. Por qual motivo a divulgação do edital foi antecipada para maio?

Taisa Elisabeth de Oliveira Santos - Temos todo um cronograma a ser seguido na realização de uma seleção externa. E, em relação a este novo concurso, antecipamos o edital para maio porque precisamos concluí-lo em setembro.

Então o resultado final sairá em setembro?
Sim. De acordo com o edital, a lista dos aprovados será divulgada no dia 27 de setembro.

Houve alguma alteração neste novo edital, com relação aos dois últimos lançados pelo BB?
Não houve alteração no programa. O edital é praticamente o mesmo, apenas abrangendo novas localidades para a realização do concurso.

Sobre o edital, qual orientação gostaria de dar aos candidatos?
Oriento o candidato a prestar muita atenção na opção da inscrição, pois ele tem de ter em mente que, a partir do momento em que se inscrever para aquela região, terá de atuar lá por, no mínimo, dois anos. Então, não procure saber em que local a reserva é maior, pois isso não vai melhorar sua convocação. O candidato tem de ter em mente a cidade em que vai trabalhar, onde está disposto a atuar. Uma outra questão é a documentação, pois temos muitos problemas quando o aprovado vem tomar posse, já que há uma série de pré-requisitos. É importante tomar conhecimento dessa documentação com antecedência, para que, quando for convocado, já tenha o que for necessário. Também é importante prestar atenção no conteúdo programático e estar preparado para atingir uma melhor pontuação, para ser classificado e convocado mais rapidamente.

O BB passou a especificar um limite no número de classificados que farão parte do cadastro de reserva. O objetivo é, efetivamente, preencher esse quantitativo?
Essa limitação foi também em relação à mudança no prazo da validade do concurso. Antigamente, realizávamos concurso para quatro anos (dois anos, prorrogável por mais dois). Quando chegava ao final desse prazo, havia muita desistência. O banco achou mais conveniente alterar esse período para um ano, prorrogável por mais um, para atender às expectativas do banco e dos candidatos. Então, quando limitamos, imaginamos que essa reserva seja suficiente para dois anos. A aprovação acima desse limite poderia gerar uma expectativa e o banco não teria como dar posse dentro daquela validade.

Essa limitação no cadastro acaba sendo um estímulo...
Tentamos limitar o banco de reserva justamente para trabalhar com a expectativa dos candidatos. Quando não tinha essa limitação, passava um grande número de candidatos, que nunca teriam condições de ser convocados. Houve uma época em que tínhamos um cadastro de reserva com 125 mil candidatos, um número maior do que o de funcionários do banco.

Os classificados dentro do número estabelecido no edital serão convocados já a partir deste ano?
Com certeza. A partir da homologação do resultado final, autorizamos imediatamente a convocação dos candidatos. De acordo com as vagas existentes, elas serão preenchidas com esses aprovados na nova seleção. Isso vale para todos os estados.

O prazo de validade do último concurso realizado para os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina encerra-se no dia 17 de outubro. Isso significa que, no dia 18 de outubro, já será dada autorização para o início da convocação dos classificados neste novo concurso?
Exatamente. As convocações já poderão ser feitas a partir do dia 18 de outubro. Mas gostaria de ressaltar que, de acordo com a existência de vagas, estamos priorizando a convocação dos aprovados nas seleções que ainda estão em validade.

Neste novo concurso, no Estado de Santa Catarina, não haverá cadastro para Florianópolis, Criciúma, Itajaí, Blumenau, Joinville, Lages e Chapecó. Por qual motivo essas localidades não serão contempladas?
Incorporamos o Banco de Santa Catarina (Besc). Então, essas cidades absorveram muitos funcionários, e não temos expectativa de abertura de vagas nessas dependências tão cedo. Por isso, excluímos essas localidades do concurso.

Em relação ao último concurso realizado para o Estado do Rio de Janeiro, quantos foram aprovados e quantos foram convocados?
Foram aprovados 2.510 candidatos e já foram chamados 1.996. Temos uma reserva de 504 aprovados, e o concurso tem validade até 17 de outubro deste ano. Até esse período, os candidatos têm prioridade nas convocações. A data prevista para a divulgação do resultado do novo concurso é 27 de setembro. Então, até a homologação já estará dentro dessa validade.

Faça um balanço dos concursos em validade?
Temos a seleção de 2007/3, que perde a validade em 17 de outubro deste ano; temos a de 2008/1, que é para o Distrito Federal e perde a validade em 13 de junho de 2012; temos a de 2008/2, que perde validade em 20 de junho de 2012; a seleção de 2008/3, que perde validade em 1º de julho de 2012; 2009/1, que perde validade em 16 de julho de 2011; a de 2010/1, que perde a validade no dia 11 de maio de 2012; 2010/2, que perde validade no dia 2 de julho de 2012. Este ano, já realizamos duas seleções: 2011/1, que tem validade até 4 de março de 2012, e a de 2011/2, que tem validade até 29 de abril de 2012. Ambas poderão ser prorrogadas por mais um ano.

Em 2011, ainda há possibilidade de um novo edital ser divulgado?
Não. Esse é o último concurso deste ano para a carreira administrativa.

Qual mensagem gostaria de deixar para quem pretende integrar o quadro de funcionários do Banco do Brasil e construir uma carreira sólida, de sucesso?
Tenho 28 anos de banco. Trabalhar aqui foi a realização de um sonho. Quando comecei a estudar para concurso, não via outro concurso a não ser esse. Quando passei, foram noites e noites sem dormir, na expectativa de ser convocada. Hoje, posso dizer que, aqui no banco, realizei todos os meus sonhos. O que sou hoje devo ao banco. Espero que as pessoas façam o concurso na expectativa de que aqui é uma casa em que eles podem seguir carreira. Que o profissional venha de coração aberto, pois o banco abriga todas as profissões.

Via Folha Dirigida

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário