domingo, 20 de março de 2011

TJ/CE: Estado é condenado a indenizar mãe de detento morto no IPPOO

O Estado do Ceará foi condenado a pagar indenização de R$ 30 mil à M.A.C.S., mãe de M.A.C., falecido quando cumpria pena por roubo no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO). A decisão, proferida nessa quarta-feira (16/03) pela 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), manteve a sentença de 1ª Instância.

Segundo os autos, M.A.C. foi preso em outubro de 2003, sob acusação de roubo. Ele foi condenado a cinco anos de detenção, mas, em setembro de 2006, foi encontrado morto nas dependências do Presídio.

De acordo com a certidão de óbito, o réu faleceu por "asfixia mecânica/enforcamento". Ficou constatado que o detento havia praticado suicídio. A mãe explicou que, em virtude do uso de entorpecentes, o filho já havia atentado outras vezes contra a própria vida. Ela defende que a morte ocorreu por omissão do Poder Público.

Em outubro de 2006, o Juízo de 1º Grau condenou o Estado a pagar R$ 30 mil como reparação à M.A.C.S.. Inconformado, o ente público defendeu a reforma da sentença. Alegou que o valor da indenização, caso mantido, seria enriquecimento ilícito.

Ao apreciar a matéria, a relatora do processo, desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, considerou ter ficado configurada a omissão. A magistrada disse que é "inquestionável o dever de indenizar do Estado".







0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário