quarta-feira, 27 de maio de 2009

Questões: Ministério da Fazenda, Língua Portuguesa, 2.009, ESAF

Cargo: Assistente Técnico-Administrativo
Escolaridade:Ensino médio concluído ou equivalente
Remuneração: Até R$ 2.590,42
Nº de vagas: 2.000 (duas mil), distribuídas por Unidades da Federação e DF, conforme Edital regulador.
Data de realização das provas: 24 de maio de 2009

21- Assinale a opção que contém compreensão errada do trecho abaixo.
Os anos 1980 costumam ser lembrados no Brasil como “década perdida”. Estultícia. Economicamente, o período é antes de ajustes que de perda. Quadro internacional adverso, desatualização e gigantismo do Estado, avanço do processo de globalização. Claro: as condições internacionais não permitiam a continuidade da disparada desenvolvimentista dos anos 1970. Mesmo assim, a economia brasileira cresceu 33,5% no período 1980-1989. Nada de espetacular, comparativamente à década anterior. Mas evoluir um terço na magnitude da economia não é perder. É apenas avançar menos rapidamente. Além disso, chamar de década perdida o período em que o país reconquistou e consolidou a democracia é sobrepor o econômico a tudo. Até mesmo à liberdade.
(Ronaldo Costa Couto, “De 1964 ao Governo Sarney”. Em: Oliveira Bastos (org.). Sarney: o outro lado da História. Rio: Nova Fronteira, 2001, p.111, adaptado)
a) Segundo o autor, é um disparate considerar a década de 80 como “perdida”.
b) O autor considera inapropriado e inadequado, diante do contexto político e social da época, avaliar os anos 80 como tendo sido negativos para o País.
c) O crescimento da economia, na década de 80, foi menor do que no período 1970-1979.
d) Fatores internos e externos contribuíram para que a economia da década de 80 avançasse a passos mais lentos.
e) A despeito das condições internacionais adversas, a economia dos anos 80 cresceu de modo espetacular.

22- Recentemente, a imprensa divulgou uma proposta de financiar as universidades por meio da Lei de Incentivos Fiscais. Seriam permitidas deduções do Imposto de Renda de entidades que investirem em bolsas de estudo, reformas, pesquisas e outras ações. A proposta seguiria o mesmo princípio da Lei Rouanet, que já garante isenção de tributos para empresários que destinam seus impostos a atividades culturais e esportivas. Fica difícil decifrar o que está por trás desse projeto. Aos desavisados, a proposta soará como ideia brilhante que salvaria a pesquisa e o ensino superior do Brasil. Aos conhecedores das motivações escusas da política cultural vigente, fica a dúvida: a trama pode estar envolta em ingenuidade e boa-fé, mas pode também ser fruto de estratégias voltadas à privatização total e definitiva do ensino superior, cada vez mais tratado como mercadoria.
(Jorge Antunes, “O financiamento das universidades e a tramóia dos privatistas”.Correio Braziliense, 16/3/2009, p. 13, adaptado)
Sobre a proposta de financiar as universidades por meio da Lei de Incentivos Fiscais, depreende-se do texto acima que
a) há o temor de que as deduções dos tributos sejam desviadas para outras finalidades que não o financiamento das universidades.
b) os que não foram avisados da proposta buscam uma forma de salvar as universidades públicas do Brasil.
c) os que tomaram conhecimento da proposta duvidam das motivações escusas da política cultural vigente.
d) não está claro qual é o verdadeiro propósito de tal proposta e não vai ser fácil descobrir que interesses estão por trás dessa ideia.
e) a renúncia fiscal vai fortalecer as pesquisas voltadas à privatização do ensino superior.

23- O exame da linguagem corrente hoje no Brasil constata uma curiosa oposição entre os termos sociedade e social. Isso ocorre, em particular, no seu uso por parte de empresários, políticos e jornalistas – para começarmos por uma caracterização profissional. Mas também sucede, para passarmos a uma determinação política, que, porém, se sobrepõe à primeira, por parte dos setores mais à direita. Estes últimos anos, no discurso dos governantes ou no dos economistas, “a sociedade” veio a designar o conjunto dos que detêm o poder econômico, ao passo que “social” remete, na fala dos mesmos governantes ou dos publicistas, a uma política que procura minorar a miséria.
(Renato Janine, em: http://www.renatojanine.pro.br/Livros/asociedade.html)
A compreensão correta da oposição apresentada no texto acima cria correlação com o par opositivo:
a) uma política dos setores direitistas e uma política de oposição ao governo
b) categorias profissionais e categorias empresariais
c) o discurso dos governantes e o discurso dos publicistas
d) a elite econômica e as classes pobres
e) as classes dominantes e o conjunto dos detentores do poder econômico

24- Assinale a opção que apresenta continuação coesa e coerente para o texto a seguir.
A Embraer é um dos orgulhos da indústria brasileira. Resultado da conjugação de esforços de desenvolvimento tecnológico de centros de pesquisas que receberam apoio decisivo da Aeronáutica, a empresa ganhou forte impulso quando passou a ser gerida como companhia privada. É visível a contribuição desse crescimento da Embraer para a transformação da região que vai de Taubaté a São José dos Campos, no trecho paulista do Vale do Paraíba. A Embraer disputa nada menos com um grande grupo canadense (Bombardier) a posição de terceira maior fabricante de aviões comerciais. Seus jatos de 50 a 90 lugares estão em todas as partes do mundo, e a carteira de aviões executivos segue nessa mesma direção.
(O Globo, Editorial, 3/3/2009)
a) Se algo pode ser feito para minimizar esses problemas da Embraer é viabilizar, com condições adequadas, um aumento de encomendas de aviões pelas companhias aéreas nacionais que hoje acham mais vantajoso compor suas frotas com aeronaves de maior porte importadas.
b) Contanto que, em face das características da aviação comercial brasileira, cujo movimento se concentra entre as maiores capitais do país, a Embraer teve de se voltar essencialmente para a exportação, da qual obtém cerca de 90% de suas receitas.
c) Entretanto, não é possível deixar de tratar a Embraer como uma empresa que precisa investir permanentemente grandes somas de capital para se manter afinada com o avanço tecnológico, o que só é possível se a companhia continuar lucrativa.
d) Como a legislação trabalhista brasileira é anacrônica, presta-se a interpretações confusas, e não por acaso que isso seja apontado como um dos inibidores da criação de empregos formais no Brasil.
e) O impacto social dessa iniciativa para toda essa região mencionada é de fato preocupante, embora, como se trata de mão-de-obra qualificada, a possibilidade de recontratação ou recolocação em outras indústrias é considerável.

25- Assinale a opção que continua de forma coesa e coerente o trecho a seguir.
A recessão poderá terminar neste ano ainda, se for restaurada alguma estabilidade no sistema financeiro. Nesse caso, 2010 será um ano de recuperação. A previsão, a mais otimista desde o início do ano, foi apresentada no Senado pelo presidente do Banco Central dos Estados Unidos (Federal Reserve, Fed), o economista Ben Bernanke. Quando a maior parte dos analistas se mostra insegura quanto à duração da crise, a indicação de um prazo relativamente curto para o início da retomada é animadora. Mas o otimismo é sujeito a uma condição importante e nada fácil de se cumprir.
(O Estado de S. Paulo, 26/2/2009)
a) Há dúvidas se o governo deverá estatizar algumas instituições temporariamente - ideia rejeitada por Bernanke, que admite, apenas, a participação minoritária do governo no capital dos bancos - e o trabalho de reabilitação está apenas no começo.
b) Foi esse, aparentemente, o objetivo central do presidente em seu primeiro discurso ao Congresso a respeito do Estado da União. Ele voltou a descrever os problemas da economia americana, mas apontou também as possibilidades de reativação e as inovações políticas contidas no pacote.
c) Essa restrição apontada por Bernanke não é uma novidade. Foi apontada por vários economistas e governantes, incluído o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, empenhado em justificar a ajuda aos bancos em seu país.
d) Mas é uma lembrança oportuna, quando o governo americano se dispõe a pôr em prática o pacote de estímulo fiscal de US$ 787 bilhões aprovado neste mês pelo Congresso. Depois de haver trabalhado muito pela aprovação dessa proposta, o presidente
Barack Obama ainda tem de se esforçar para transmitir algum entusiasmo aos políticos, empresários e consumidores.
e) A economia só voltará a funcionar razoavelmente quando a arrumação do sistema financeiro der algum resultado. Isso dependerá não só de uma regulamentação mais severa do mercado, mas também, e preliminarmente, da recapitalização dos grandes bancos.

26- Em relação ao texto assinale a opção correta.
(l.1) A OAB nacional está pedindo ao Supremo Tribunal
(l.2) Federal uma súmula vinculante que discipline o uso do
(l.3) segredo de Justiça, prerrogativa que tem sido utilizada
(l.4) por juízes nem sempre em defesa do interesse público,
(l.5) mas, em alguns casos, na proteção a suspeitos de
(l.6) falcatruas. A legislação brasileira diz que o instrumento
(l.7) só pode ser decretado em dois casos excepcionais
(l.8) previstos: um, quando há risco de exposição pública
(l.9) de questões privadas do investigado ou réu, como
(l.10) relacionamentos amorosos e doenças; e, outro,
(l.11) quando o processo contém documentos sigilosos,
(l.12) como extratos bancários ou escutas telefônicas. Mas,
(l.13) na prática, tem sido diferente: por motivos nem sempre
(l.14) claros, especialmente em processos que envolvem
(l.15) autoridades, alguns juízes privam a sociedade de
(l.16) saber a verdade. Os atos públicos, em especial os que
(l.17) envolvem procedimentos judiciais, têm como regra
(l.18) básica a transparência, a publicidade sem restrições e
(l.19) o acesso dos cidadãos. O contrário – ou seja, o sigilo
(l.20) – é sempre a exceção.
(Zero Hora, 27/2/2009)
a) O emprego do subjuntivo em “discipline”(l.2) justifica-se por se tratar de uma informação categórica, de uma afirmação indiscutível.
b) A palavra “falcatruas”(l.6) está sendo empregada com o sentido de ações honestas e confere ao texto um traço de formalidade.
c) A forma verbal “têm”(l.17) está no plural porque concorda com “Os atos públicos”(l.16).
d) O sinal de dois-pontos após “previstos”(l.8) justifica-se por marcar a introdução de um diálogo.
e) A expressão “o instrumento”(l.6) retoma o antecedente “defesa do interesse público”(l.4).

27- Assinale a opção que está incorreta em relação às estruturas linguísticas do texto a seguir.
(l.1) O presidente Barack Obama pode ver frustradas todas
(l.2) as suas políticas, mas já se sabe que pelo menos ele
(l.3) tentou seriamente pô-las em prática. O orçamento
(l.4) apresentado pela nova administração chamou a
(l.5) atenção por vários fatores pouco comuns no cotidiano
(l.6) do jogo de poder americano. O mais importante deles é
(l.7) algo simples: o presidente está empenhado em cumprir
(l.8) suas promessas de campanha. As consequências
(l.9) desse fato são igualmente relevantes. Obama quer
(l.10) acabar com a era do perdão de impostos para os mais
(l.11) ricos, que produziu nos últimos anos de explosão do
(l.12) crescimento econômico e de hipertrofia do sistema
(l.13) financeiro uma migração da renda da nação para os
(l.14) milionários. O sistema de saúde americano é parte
(l.15) desse problema, e impostos maiores para os ricos
(l.16) levarão dinheiro para a tentativa de se estabelecer uma
(l.17) cobertura mais ampla e mais equitativa.
(l.18) Se não fosse pouco tentar metas tão ambiciosas,
(l.19) Obama acrescentou ao orçamento a intenção de
(l.20) cobrar imposto sobre as empresas que mais poluem,
(l.21) a criação de um esquema para o comércio de carbono
(l.22) e o investimento de bilhões de dólares em energias
(l.23) alternativas.
(Valor Econômico, 3/3/2009)
a) Em “pô-las”(l .3), o pronome “-las” retoma o antecedente “todas as suas políticas”(l.1 e 2). b) A expressão “desse problema”(l.15) se refere à seguinte informação antecedente: “explosão do crescimento econômico”(l.11 e 12).
c) Em “As consequências desse fato”(l.8 e 9), a expressão “desse fato” retoma o antecedente “o presidente está empenhado em cumprir suas promessas de campanha”(l.7 e 8).
d) Em “O mais importante deles”(l.6), “deles” se refere ao antecedente “fatores”(l.5).
e) A expressão “metas tão ambiciosas”(l.18) retoma e comenta informações apresentadas nos períodos anteriores.

28- Assinale a proposição correta, quanto aos elementos linguísticos e semânticos do texto.
Feliz aniversário, Darwin!
(l.1) Charles Darwin completaria hoje 200 anos, não fosse
(l.2) pela seleção natural. Ela, afinal, é a maior responsável
(l.3) pelo barroco processo de desenvolvimento que leva
(l.4) os organismos complexos inexoravelmente à morte
(l.5) – conceito que não se aplica muito a bactérias e
(l.6) arqueobactérias, seres que se reproduzem gerando
(l.7) clones de si próprios, partilham identidades com
(l.8) a transferência horizontal de genes e podem ficar
(l.9) milênios em vida suspensa (no gelo, por exemplo).
(l.10) A contribuição de Darwin para a ciência e para a história,
(l.11) porém, continua viva, e muito viva, exatamente com a
(l.12) ideia de seleção natural. Só por isso ele já merece os
(l.13) parabéns. Feliz aniversário, Darwin.
(Marcelo Leite, em: http://cienciaemdia.folha.blog.uol.com.br/arch2009-02-08)
a) A forma verbal “completaria”(l.1) se refere a uma ação que vai ocorrer no futuro, a menos que acontecimentos no tempo presente o impeçam.
b) É o mesmo o sujeito gramatical dos verbos: reproduzem, gerando e partilham (l.6 e 7).
c) A palavra “conceito”(l.5) se refere à expressão: organismos complexos.
d) “Inexoravelmente”(l.4) é advérbio derivado de inexorável, adjetivo que significa: inadvertido.
e) O conetivo adversativo “porém”(l.11) se opõe, no contexto, à ideia de que a contribuição de Darwin para a história e para a ciência foi pequena.

O texto a seguir é base para as questões 29 e 30.
(l.1) Sem uma pesquisa sistemática sobre o assunto,
(l.2) parece, à primeira vista, que os jornais cariocas são
(l.3) mais prolíficos em notícias de crime do que os paulistas.
(l.4) É alarmante a escalada da anomia em seu território.
(l.5) Em menos de uma semana, invadiram-se duas
(l.6) instalações militares para roubar armas, com êxito
(l.7) absoluto. Os tiroteios são cotidianos nas vias de
(l.8) acesso ao centro urbano e mesmo nesse centro, onde
(l.9) quadrilhas organizam “bondes” para tomar de assalto
(l.10) pedestres e motoristas. Nem mesmo membros das
(l.11) famigeradas “milícias” estão inteiramente a salvo: na
(l.12) semana passada, roubou-se a moto de um miliciano
(l.13) encarregado de vigiar uma rua num subúrbio. Ou seja,
(l.14) as quadrilhas vitimizam-se mutuamente, do mesmo
(l.15) modo como costuma acontecer com as batalhas pelo
(l.16) controle de pontos de droga.
(Muniz Sodré, Ruas de presas e de caçadores, 17/3/2009, (com cortes), em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=529JDB002)

29- Assinale a proposição falsa a respeito do vocabulário do texto.
a) O termo “bondes”(l.9), no contexto, está sendo empregado no sentido de “veículo de transporte coletivo urbano e suburbano, que se move sobre trilhos”.
b) O termo “anomia”(l.4), no contexto, significa: ausência de leis, situação em que não se reconhecem regras de conduta.
c) O adjetivo “prolíficos”(l.3) quer dizer: que produzem ou geram muito.
d) A expressão “tomar de assalto”(l.9) tem mais força semântica que “assaltar”.
e) O adjetivo “famigeradas”(l.11) se aplica também a pessoas “famosas, célebres, muito conhecidas”, como em: famigeradas atrizes das telenovelas brasileiras.

30- Assinale a afirmação falsa a respeito dos elementos linguísticos do texto.
a) A expressão “Nem mesmo”(l.10) pode ser substituída por “Até mesmo”, sem prejuízo do significado do texto.
b) Entende-se um predicado oculto em: Os tiroteios são cotidianos nas vias de acesso ao centro urbano e [são cotidianos] mesmo nesse centro...
c) “Invadiram-se duas instalações militares”(l.5 e 6) pode ser substituída por: “duas instalações militares foram invadidas”, sem prejuízo da correção gramatical.
d) O autor evita afirmar com plena certeza que os jornais cariocas são mais prolíficos em notícias de crime do que os paulistas.
e) O advérbio “mutuamente”(l.14) significa: reciprocamente.

31- Em relação ao texto abaixo, assinale a opção incorreta.
(l.1) Os mercados financeiros entraram em março
(l.2) assombrados pelo maior prejuízo trimestral da história
(l.3) corporativa dos Estados Unidos – a perda de US$ 61,7
(l.4) bilhões contabilizada pela seguradora American
(l.5) International Group (AIG) no quarto trimestre de 2008.
(l.6) No ano, o prejuízo chegou a US$ 99,3 bilhões. O
(l.7) Tesouro americano anunciou a disposição de injetar
(l.8) mais US$ 30 bilhões na seguradora, já socorrida em
(l.9) setembro com dinheiro do contribuinte. Na Europa, a
(l.10) notícia ruim para as bolsas foi a redução de 70% do
(l.11) lucro anual do Banco HSBC, de US$ 19,1 bilhões para
(l.12) US$ 5,7 bilhões. Enquanto suas ações caíam 15%,
(l.13) o banco informava o fechamento das operações de
(l.14) financiamento ao consumidor nos Estados Unidos,
(l.15) com dispensa de 6.100 funcionários.
(l.16) Com demissões de milhares e perdas de bilhões
(l.17) dominando o noticiário de negócios no dia a dia, os
(l.18) sinais de reativação da economia mundial continuam
(l.19) fora do radar. E isso não é o pior. No fim do ano
(l.20) passado, havia a esperança de se iniciar 2009 com
(l.21) a crise financeira contida. Se isso tivesse acontecido,
(l.22) os governos poderiam concentrar-se no combate
(l.23) à retração econômica e ao desemprego. Aquela
(l.24) esperança foi logo desfeita.
(O Estado de S. Paulo, 3/3/2009)
a) O travessão após “Estados Unidos”(l.3) pode ser substituído por sinal de dois-pontos sem prejuízo para a correção gramatical do período.
b) Em “concentrar-se”(l.22), o “-se” indica sujeito indeterminado.
c) O emprego de vírgula após “Europa”(l.9) justifica-se porque isola adjunto adverbial de lugar no início do período.
d) Preservam-se a correção gramatical do período e a informação original se a expressão “já socorrida”(l.8) for substituída por que já tinha sido socorrida.
e) A presença de preposição em “ao desemprego”(l.23) justifica-se pela regência de “combate”.

32- Assinale o trecho adaptado do Jornal do Commercio (PE), 1/3/2009, que apresenta erro gramatical.
a) Jogou-se fora um patrimônio construído a duras penas por um país de pouco capital. Tudo isso se usando o argumento da modernidade. Que modernidade? Se trens, metrôs e até bondes urbanos são vistos e bem usados nas metrópoles civilizadas do mundo? Tardiamente, enfim, decidiram-se dar vez aos trens urbanos, ao metrô, quando o trânsito em nossas grandes cidades já caminhavam para o engarrafamento final.
b) A perda de um horizonte de interesses nacionais levou administrações submissas às mais estranhas pressões ao sucateamento de ferrovias construídas, desde o tempo do Barão de Mauá, ao esfacelamento da tecnologia que havíamos adquirido na construção e reparos de locomotivas, vagões e das próprias estradas de ferro.
c) Um dos piores resultados do descaso de sucessivos governos do pós-guerra com a rede de transportes do País é a deterioração da malha ferroviária brasileira, realidade que vai no sentido inverso do que ocorre nos países desenvolvidos, principalmente naqueles de dimensões continentais, como os Estados Unidos e o Canadá.
d) O que está por trás de uma ação impatriótica típica de padrões nacionais é o lobby da indústria automobilística, que queria um compromisso quase exclusivo do governo com a construção de rodovias para a circulação de suas “carroças” (como designou Collor). Um equívoco que só prosperou em nosso País.
e) Nos EUA, pátria da indústria automobilística, nunca se sacrificou o transporte ferroviário. Ferrovias cortam o país da costa Leste à costa Oeste, do Norte ao Sul. Como acontece na Rússia, onde viaja-se de trem e carregam-se cargas de Moscou ao Extremo Oriente.

33 - Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.
A chegada da crise financeira mundial __1__ pequenos municípios exibe mais uma face perversa do abalo global que já fez tremer os gigantes do crédito internacional. A população mais pobre dessas comunidades começa a pagar preço alto ao __2__ situar no lado mais fraco das contas públicas brasileiras. A desaceleração da atividade econômica já seria suficiente __3__ provocar uma expressiva perda de arrecadação em todos os níveis da administração pública. Mas __4__ um complicador a mais
para os municípios pequenos. Forçado __5__ conceder desonerações tributárias para ajudar a manutenção de empregos, o governo federal abriu mão de parte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), um dos principais formadores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Por causa da excessiva proliferação de cidades, muitas vezes, emancipadas apenas para
atender a interesses de grupos políticos locais, é imensa a quantidade de orçamentos dessas comunidades em todo o país que dependem quase __6__ exclusivamente desse fundo.
(Estado de Minas, 3/3/2009)
---- 1 --- 2 --- 3 --- 4 --- 5 --- 6
a) nos --- o --- ao -- a --- em -- que
b) aos --- se -- para- há -- a --- que
c) a ----- a --- de -- é --- de -- em
d) por --- lhe - por - existe- por- de
e) em ---- o --- ao -- é --- por - de

34- Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.
Não levou muito tempo __1__ tese do desacoplamento das economias emergentes em relação __2__ países desenvolvidos ser destroçada, tamanha a rapidez __3__ os efeitos recessivos da paralisia do sistema globalizado de crédito, a partir da falência do Lehman Brothers, __4__ propagaram. Ali ficou claro que Brasil, China, Índia e outras economias em estágio equivalente de desenvolvimento não teriam condições de compensar o desaquecimento __5__ Estados Unidos, União Europeia e Japão.
-----1 --------- 2 ----- 3 ------ 4 ----5
a) para que a - nos -- de que -- lhe -- dos
b) da --------- a ---- para ----- a --- pelos
c) na --------- em --- que ------ o --- com os
d) para a ----- aos -- com que -- se -- nos
e) pela ------- com os- a qual -- os -- em

35- Indique a opção que completa, com correção gramatical, os espaços do trecho abaixo.
Uma nova forma de gerenciamento chega ao mercado: a quarteirização. Ela pode ser entendida como a contratação de um executivo que administra os contratos e atividades de terceiros. Para as organizações que são abertas __1__ realidade e __2__ mudanças, que __3__ muito __4__ delegando para terceiros aquelas atividades intermediárias de sua empresa, a quarteirização é uma ótima opção.
(Adaptado de http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp040149.pdf)
-- 1 --- 2 --- 3 --- 4
a) a --- as -- a --- vem
b) à --- a --- há -- vem
c) à --- as -- à --- veem
d) à --- às -- há -- vêm
e) a --- a --- a --- vêm

36- Assinale a opção que corresponde a erro gramatical ou de grafia.

A economia brasileira entrou na crise internacional em melhores condições do que(1) no passado, mas a exportação caiu, a atividade recuou desde o(2) fim de 2008 e o desemprego tem(3) crescido. As primeiras tentativas de reativar a economia por meio de facilidades fiscais deram resultado modesto, mas já(4) afetaram a arrecadação tributária. Além disso, o manejo da política orçamentária foi limitado pelo aumento de gastos com pessoal. É preciso continuar usando os estímulos fiscais, mas com melhor planejamento e com mais esforço de contensão(5) das despesas improdutivas.
(O Estado de S. Paulo, 3/3/2009)
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

37- Assinale o segmento do texto inteiramente correto quanto às normas da língua escrita formal.
a) O termo “quarteirização” designa um método de resolução de problemas de que a modernidade trouxe e muitas empresas ainda não se deram conta.
b) Essa estratégia possibilita aos empresários de se dedicarem apenas ao seu negócio, sua atividade-fim, deixando os diversos trâmites administrativos nas mãos de uma empresa especializada.
c) Um exemplo para se entender a quarteirização e como ela funciona está na Rodoviária Tietê, na cidade de São Paulo, pertencente à prefeitura. Como essa não dispõe do conhecimento necessário para administrar a rodoviária, contrata uma empresa que subcontratará outras para o serviço de segurança, alimentação, limpeza etc.
d) A quarteirização é o próximo estágio da terceirização, uma estratégia de otimização dos mercados produtores que buscam um quarto elemento da cadeia produtiva os parceiros prestadores de serviços nas áreas que não são primordiais à sua atividade.
e) A quarteirização advem da utilização das empresas já terceirizados, dos serviços profissionais e qualificados de uma quarta empresa, que desenvolverá serviços à empresa prestadora, ajudando-lhe e garantindo melhor desempenho na prestação de serviços do cliente final.
(Adaptado de http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp040149.pdf)

38- Assinale a opção gramaticalmente correta quanto à concordância e regência.
a) A corrida em busca da fluência em outra língua pode ser medida pela quantidade de brasileiros que viajam para o exterior com o fim específico de estudá-la.
b) A exigência nos bons empregos, agora, é que se tenham fluência ao conversar numa língua estrangeira.
c) Antigamente, nas empresas, eram poucos os funcionários que dominavam um idioma estrangeiro, e com eles recorriam os colegas quando precisavam traduzir uma palavra ou um texto.
d) A primeira pergunta que surge a quem se impõe ao desafio de falar outro idioma fluentemente é: será preciso passar um tempo no exterior?
e) Não necessariamente. Um bom começo é identificar as estratégias que funciona melhor para cada tipo de pessoa.
(Renata Moraes, “A corrida pelo domínio da língua”. Veja, 4/3/2009, p.97/98)

39- Os trechos a seguir constituem um texto adaptado de Zero Hora, 28/2/2009, mas estão desordenados. Ordene-os nos parênteses conforme a posição no texto final e indique a opção correspondente.
( ) A emergência e a multiplicidade desses planos e desses pacotes de estímulo estão preocupando até mesmo o diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, para quem essas manifestações desconexas e parciais não representam soluções e, ao contrário, podem tornar-se parte da crise.
( ) A questão do protecionismo, tema central nos debates sobre o comércio internacional nas últimas décadas, ganha agora uma renovada atualidade em decorrência das medidas que, nos países ricos e nas nações em desenvolvimento, os governos têm adotado para enfrentar os efeitos da crise global.
( ) Exemplos dessas medidas pontuais e restritas são, entre outras, a proposta subordinada ao slogan buy American, pela qual os consumidores dos Estados Unidos são convocados a comprar produtos locais, e as que o governo de Buenos Aires está adotando para proteger a indústria argentina contra a presença de produtos estrangeiros, mesmo do Mercosul. Alguns dos itens brasileiros só entram na Argentina pagando taxas que vão a 413%.
( ) A ausência de medidas planetárias para enfrentar esse problema que tem tal dimensão estimula soluções parciais e limitadas, que se multiplicam de país para país, que levam à adoção de pacotes de estímulos distintos e que acabam por dar força a tentativas quase nacionalistas de defesa de interesses.
( ) Para ele, esse é o risco de uma política de “empobrecer o vizinho”, que é a que transparece das decisões de países importantes, a começar pelos da União Europeia, dos Estados Unidos e do Japão. A globalização que ocorreu nas últimas três décadas, mesmo que agora surja como um fenômeno em retração por causa da crise, é ainda um elemento fundamental para o entendimento do interrelacionamento econômico e financeiro internacional e para avaliar os efeitos devastadores e abrangentes da atual crise.
a) 2, 3, 5, 1, 4
b) 4, 1, 3, 2, 5
c) 1, 5, 4, 3, 2
d) 3, 4, 2, 5, 1
e) 5, 2, 1, 4, 3

40- As frases abaixo empregam corretamente os sinais de pontuação, exceto uma. Indique-a.
a) Desertos irão aumentar; oásis, morrer; e fluxo de rios, diminuir, algumas vezes com resultados catastróficos.
b) Desertos irão aumentar. Oásis irão morrer e o fluxo de rios vai diminuir – algumas vezes com resultados catastróficos.
c) Desertos irão aumentar. Oásis, morrer. Fluxo de rios, diminuir. Algumas vezes, os resultados serão catastróficos.
d) Desertos irão aumentar, oásis vão morrer e o fluxo de rios vai diminuir, algumas vezes com resultados catastróficos.
e) Desertos, irão aumentar; oásis, morrer, e fluxo de rios; diminuir – algumas vezes com resultados catastróficos.
(Adaptado de O Aquecimento Global, de Fred Pearce (Publifolha, 2002), em trecho que trata dos efeitos que a seca pode provocar no interior dos continentes, no próximo século)

Gabarito:
21 - E
22 - D
23 - D
24 - C
25 - E
26 - C
27 - B
28 - B
29 - A
30 - A
31 - B
32 - A
33 - B
34 - D
35 - D
36 - E
37 - C
38 - A
39 - B
40 - E

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário