domingo, 27 de maio de 2012

Candidatos do Rio aproveitam tempo antes da prova da OAB para estudar

Prova objetiva tem 80 questões e começa às 14h (de Brasília). Quem acertar no mínimo 40 perguntas passa para a segunda fase.

Do G1 RJ

Bacharéis de direito que farão a prova do VII Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil, neste domingo (27), no Centro do Rio de Janeiro, estão ansiosos pelo exame. Alguns deles aproveitam os minutos que restam antes do exame, previsto para começar às 14h (horário de Brasília), para estudar. A prova será aplicada em nove locais do estado do Rio.

Marcos Paulo da Cruz não conseguiu esconder o nervosismo e contou que precisou tomar calmantes para não dormir: "Espero que seja boa e que eu consiga a aprovação", disse.

Quem também teve dificuldade para dormir foi a estudante do 9º período, Rafaela Moreira. Ela contou que não conseguiu estudar por causa do trabalho.

A também universitária Renata Freitas vai fazer a prova pela primeira vez. Ela mora em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. "Estou esperando um prova muito díficil", contou.

Já as amigas Kátia Fernandes e Julia Batista tentam passar na prova pela quarta vez. Elas não se mostraram ansiosas. "A fase do medo já passou. A expectativa é de passar, dessa vez estou mais confiante", disse Julia.

O exame
A FGV Projetos aplica nesta tarde a primeira fase do VII Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil para bacharéis de direito. A prova objetiva terá duração máxima de cinco horas.

SAIBA MAIS SOBRE O EXAME DE ORDEM
O que diz a lei:
O Exame da OAB se baseia no artigo 5º parágrafo XIII da Constituição Federal: "XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer"; e no Estatuto da Advocacia (lei 8.906/94): "Art. 3º O exercício da atividade de advocacia no território brasileiro e a denominação de advogado são privativos dos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)"
Quem deve participar
Todo bacharel de direito precisa fazer o exame para poder exercer a profissão de advogado
Quantas provas são feitas por ano?
São três edições por ano e o candidato que não for aprovado pode fazer a edição seguinte
Como é a prova?
A prova é dividida em duas fases. A primeira fase é composta de 80 questões de múltipla escolha. Quem acertar o mínimo de 40 questões passa para a segunda fase. Na segunda fase o candidato precisa redigir uma peça processual e responder a quatro questões, sob a forma de situações-problema, compreendendo as seguintes áreas de opção do bacharel, indicada no momento da inscrição: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal ou Direito Tributário.
Quanto custa a taxa de inscrição?
O candidato paga R$ 200 para fazer o exame

Serão 80 questões de múltipla escolha. Quem acertar o mínimo de 40 questões passa para a segunda fase.

A segunda fase, com prova prova prático-profissional, será em 8 de julho. Na segunda fase,o candidato precisa redigir uma peça processual e responder a quatro questões, sob a forma de situações-problema.

O resultado preliminar final será divulgado em 27 de julho, quando os candidatos poderão entrar com recursos. O resultado final sairá dia 14 de agosto, segundo o edital.

No último Exame de Ordem foram aprovados  25.912 candidatos entre 101.936 inscritos em todo o país no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, o que dá um índice de aprovação de 25,4%. Pelo menos um candidato de cada faculdade representada foi aprovado.

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário