quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Dica de inscrição no Exame: Segunda fase em Direito Empresarial

Pessoal,

Diante do quadro geral de complicação nas provas práticas da OAB que são mais populares - A grande sacanagem na prova de Direito do Trabalho e a correção completamente "fora da casinha" de Direito Penal, uma idéia para quem ainda não se inscreveu no Exame é tentar uma outra área, mais tranqüila. Direito Empresarial pode ser uma ótima opção.

O prof. Alessandro Sanchez, que elaborou um gabarito provisório de Direito Empresarial da última prova da OAB e é dono do Blog Prática Jurídica Empresarial, é autor da obra Prática Jurídica Empresarial pela Editora Atlas, além de Professor da disciplina Prática Jurídica Empresarial na Universidade São Francisco de São Paulo.



Este livro enfatiza o quotidiano forense das empresas e disciplinas afins, demonstrando básicas noções a respeito da doutrina com citações frutos de pesquisa do autor em nosso ordenamento jurídico, trazendo no seu bojo regras processuais básicas, além de modelos do material criativo para o profissional atuante na área empresarial, a quem a obra é dirigida, seja o acadêmico ou o próprio Advogado.

Assim, a petição inicial, contestação e reconvenção figuram nesse raciocínio como material criativo definidor da lide empresarial, ensejando estudos específicos nas ações cambiárias, como a declaratória de inexigibilidade de débitos; as societárias como a dissolução de sociedade e renovatória de locação comercial; a sustação de protesto como medida acautelatória inominada específica ao nosso estudo, e, como exemplo, a falência que comporta o pedido de recuperação judicial, no prazo de contestação.

A presente obra não pretende substituir as leituras doutrinárias em termos materiais e processuais, mas apresentar-se como uma ferramenta facilitadora da aplicação forense de tudo aquilo que é teoricamente ensinado nos cursos jurídicos do país. A intenção é atingir todo aquele que se inicia na atividade profissional empresarial ou ainda àqueles que buscam frequente atualização dos conceitos práticos que se modificam com grande velocidade, a mesma com que o nosso complexo direito evolui.

Valioso salientar também que não se pretende adentrar a tudo aquilo que já é costumeiro nos livros de Prática Jurídica Civil, como a exemplo o Contrato de Honorários, instrumento de mandato, substabelecimento, entre mais, uma vez que já existe farto material nesse sentido e em vista da ideia de manter foco pioneiro na Prática Jurídica Empresarial.

Obra indispensável para o profissional do Direito Empresarial, especialmente para advogados especializados em assessoria empresarial, incluindo empresas e escritórios de advocacia. Leitura complementar para a disciplina Prática Jurídica Civil/Prática Jurídica Empresarial dos cursos de graduação em Direito, bem como para candidatos a Exame da OAB.


Acabei de receber um exemplar do livro, e posso dizer que é uma obra bastante completa sobre o assunto, contendo não somente a explicação teórica sobre os temas pertinentes ao Direito empresarial, mas também os modelos da peças que poderão ser objeto de avaliação do Exame da OAB. Um trabalho de excelência do Prof. Alessandro.

Um abraço
Fábio Schlickmann

2 Comentários. Comente já!:

Anônimo disse...

Ai que pena, já escolji trabalho novamente....

Anônimo disse...

Aonde eu compro??

Postar um comentário