sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Concursos abertos!

Prof. Dr. Alexandre Morais da Rosa com livro para o Kindle!

Tive o imenso prazer de ter aula no Mestrado com o Prof. Dr. Alexandre Morais da Rosa, Juiz de Direito e pesquisador "de mão cheia". Além de suas colocações geniais sobre Direito e Psicanálise - entre outras - é sempre bom dar uma passada em seu blog para conferir as "novidades" sobre Direito, e principalmente sobre Processo Penal, área em que tem obras editadas.

A novidade agora fica por conta da edição de seu livro em formato eletrônico, para o Kindle. Consta no seu blog:

O meu novo livro Jurisdição do Real x Controle Penal: Direito & Psicanálise, via Literatura foi publicado pela http://www.kindlebook.com.br/ na Amazon.Não precisa ter o Kindle. Pode-se baixar o programa e ler o livro, pagando-se U$ 7,99. CLIQUE AQUI

Vale a pena conferir.

Um abraço

Novidades no blog!

Estou terminando a edição de um video meu, útil para a prova prática da OAB.

Aguardem!!!

A importância de se resolver questões de provas anteriores

Essa vai para aqueles que não passaram na primeira fase deste Exame de Ordem 2.009/3, e também para os concurseiros em geral.

Muito se diz sobre resolver provas anteriores elaboradas pela banca examinadora para a qual você vai prestar concurso. No caso específico do Exame da OAB, o nosso "alvo" é o Cespe. Acontece que aquilo que se suspeitava há muito tempo acabou de ser comprovado na última prova objetiva do Exame da OAB, conforme observação abaixo:

Concurso TRE/MA 2009 = CESPE: QUESTÃO 48.

De acordo com o disposto no Código Civil a respeito dos bens, assinale a opção correta.
A] Os direitos autorais de um escritor são considerados como móveis para os efeitos legais.
B] São benfeitorias úteis as que têm por fim conservar a coisa ou evitar que ela se deteriore.
C] Considera-se compra e venda imobiliária a alienação de safra de soja ainda não colhida.
D] Garrafas de um vinho raro emprestadas por um colecionador para exposição em uma feira de vinhos são consideradas, no caso, bens fungíveis.
E] Os bens naturalmente divisíveis não se podem tornar indivisíveis pela vontade das partes.

Exame da OAB 03/2009 = CESPE: QUESTÃO 36 (prova OCRE).
Assinale a opção correta com relação aos bens.
A] São benfeitorias úteis as que têm por fim conservar a coisa ou evitar que ela se deteriore.
B] O possuidor de má-fé tem direito a ser indenizado pelas benfeitorias necessárias, podendo exercer o direito de retenção do bem caso não seja reembolsado do valor dessas benfeitorias.
C] Considera-se compra e venda imobiliária a alienação de safra de soja ainda não colhida.
D] A cessão de direitos autorais por um escritor não exige a outorga do seu cônjuge, por esses direitos serem considerados móveis para os efeitos legais.



Então, moçada, isso não é sensacional? Eu sei que muita gente que não passou nesta prova última prova objetiva pode estar desanimado, um pouco cansado e estressado com a situação, mas esse "flagrante" é muito animador!

E não esqueçam que eu elaborei Cadernos de Questões de algumas disciplinas, que contém questões objetivas de provas do Cespe de Exames da OAB passados, mas que incluem provas de concurso público do Cespe também. Tudo prontinho, é só pedir por e-mail - prestandoprova@yahoo.com.br

Um abraço

Sobre o uso de códigos na prova prática

Pessoal,

Saiu no Blog Exame de Ordem uma notícia bastante importante para todos que vão fazer a próxima prova prática: ficou esclarecido sobre o uso de Códigos e Vademecuns durante a realização da prova.

Exame de Ordem: confira comunicado sobre consulta de material

Da redação da Tribuna do Advogado

27/01/2010 - A Comissão de Exame de Ordem da OAB/RJ divulgou nota regulamentando a utilização de material de consulta nas provas prático-profissionais.

Leia abaixo o comunicado.

A decisão do Colegiado consiste na liberação de legislação, exclusivamente como está nos editais. A legislação pode vir acompanhada com súmulas, enunciados e OJs. Quanto às anotações, serão somente admitidas aquelas que sejam exclusivamente sobre anotações sobre leis, com já vêm sendo publicadas, jamais sobre quaisquer outros assuntos.

Mauro Abdon
Presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB/RJ

Fonte: OAB/RJ
Desta forma, é possível o uso de Vademecuns, que contém a maioria das legislação. Já digo que gosto muito do vademecum da RT - sem jabá da editora - porque além da legislação ele contém remissões muito importantes para a hora da prova. Muito bom mesmo!
Um abraço

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Concursos abertos!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Concursos abertos!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Concursos abertos!

Questões passíveis de recurso!

Vou colocar abaixo os links de algumas fundamentações para recurso da prova objetiva do Exame da OAB 2.009/3.









Sobre esses fundamentos, é preciso destacar o seguinte:

1) O ideal é que cada candidato redija o seu próprio recurso, utilizando apenas a base da fundamentação. A tentação do "Ctrl + C" e "Ctrl + V" deve ser evitada ao máximo - inclusive pelo fato de que o candidato terá um espaço de 1.000 caracteres no site do Cespe para protocolo, e muitas destas fundamentações passam muito longe disso;

2) Recorre-se de muitas questões, mas é evidente que o Cespe não acolherá todos os recursos. E fica impossível prever quantas questões serão anuladas - o que temos de concreto é que, até o último Exame, o Cespe NUNCA DEIXOU DE ANULAR QUESTÕES, e também NUNCA ANULOU SOMENTE UMA QUESTÃO. Então o número de anulações tende a maior ou igual a 2 - mas não há nada que nos garanta isso...

3) Mesmo o recurso tendo efeito ERGA OMNES - ou seja, valendo para quem nem sequer recorreu - é muito importante recorrer. Não se sabe ao certo qual o critério que o Cespe ou a OAB usa para a anulação das questões, então o volume de recursos pode ser útil nessas horas...

Um abraço
MSc Fábio Schlickmann

Recomendações para a segunda fase do Exame da OAB:

Pessoal,

Apesar de todas as mudanças implementadas no Exame da OAB - em especial na segunda fase a partir desta prova - vou colocar aqui uma lista de materiais próprios para o Exame da OAB que agora terão que ser estudados neste período que antecede a prova prática. Quem fez 50 pontos hoje - ou confirmará sua aprovação quando do gabarito oficial - já deve ir estudando para não perder tempo.

Prática em Direito Penal e Processual Penal:
(Clique para maiores informações)


Livro: Teses de defesa no Direito Penal Brasileiro, Prof. MSc Leandro Morgado


Livro: Leis Penais Especiais Comentadas, Prof. MSc. Luiz Eduardo Cleto Rigehtto


DVD Leis Penais Especiais Comentadas, Prof. MSc Luiz Eduardo Cleto Righetto

LANÇAMENTO: Box 3 DVD's Iniciação à Prática Penal, MSc. Prof. Leandro Morgado




Prática em Direito Civil e Processual Civil:
(Clique para maiores informações)

Livro: Direito Processual Civil: Ação, Processo e Procedimento, Prof.ª MSc. Andréa Morgado

Prática Empresarial:
(Clique para maiores informações)

Livro: Prática Jurídica Empresarial, Prof. MSc Alessandro Sanchez

Fiquem de olho no blog: ali em cima, na barra de links, tem um mapa dos Espelhos de prova prática passadas, um material bastante interessante para quem vai resolver as provas anteriores. Não tenho todos, de modo que se alguém tiver algum espelho que falta, peço que me envie para poder deixar o mapa cada vez mais completo;

Juntando os espelhos de Penal com as provas anteriores, fiz um CADERNO DE QUESTÕES DE PRÁTICA. Gostaria de fazer com mais disciplinas, mas por falta dos espelhos não o fiz. Quem quiser este caderno de Penal, envie e-mail para prestandoprova@yahoo.com.br pedindo.

No mais, estou aqui na torcida. Não deixem de acompanhar o blog, sempre tem alguma coisa útil para o seu estudo.

Um abraço e sucesso nesta nova fase!

MSc. Fábio Schlickmann

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Concursos abertos!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Concursos abertos!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Espelhos de prova!

Pessoal,

Tenho recebido muitos e-mails carinhosos agradecendo o caderno de prática em Penal, e tenho recebido também e-mails pedindo por cadernos de Civil e de Trabalho. Infelizmente, por falta dos espelhos de prova, não fiz os cadernos destas matérias, mas tenho grande vontade de fazê-los e disponibilizar para o pessoal.

Para que eu possa fazê-los, preciso dos seguintes espelhos de prova:

Civil: 2.007/3, 2008/1 e 2008/2
Trabalho: 2007/3

Se alguém tiver, por favor me envie que em seguida eu faço os cadernos. prestandoprova@yahoo.com.br

Um abraço

Concursos abertos!

Provas anteriores do Exame da OAB Cespe/UnB - 2ª fase

Direito Administrativo:
Direito Civil:
 
Direito Penal:

Direito do Trabalho:
Direito Tributário:
Direito Empresarial:
 
Direito Constitucional:

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Caderno de Questões de Prática - Penal

Pessoal,

Preparei um caderno de questões direcionado para o estudo na prova prática. É assim: tem as últimas 6 provas da OAB completas - 6 peças e 30 questões - com o espaço igual ao da prova. No final, tem todos os espelhos de prova para conferência.

Está em .pdf, quem quiser é só pedir por e-mail que eu mando. Imprima, encaderne e rabisque tudo!!!

prestandoprova@yahoo.com.br

Um abraço
MSc. Fábio Schlickmann

Sobre gabaritos e anulações

Pessoal,

Uma leitora me perguntou hoje como funciona essa questão de anulações no Exame da OAB. Resolvi escrever um post bem detalhado sobre esse assunto, porque se para os professores e examinando mais veteranos isso é algo tranquilo, para muitos candidatos calouros isso pode gerar um pouco de confusão.

1 - Saiu o gabarito provisório hoje. Ok, e daí? Daí que AQUELES CANDIDATOS QUE ANOTARAM O SEU GABARITO NO DOMINGO poderão conferir sua pontuação e saber se vão para a prática ou não. E aqueles que não anotaram? Esses poderão conferir a lista de aprovados que será divulgada dia 1º de fevereiro. Interessante ressaltar que antigamente - nem tão antigamente, no Exame 2.008/3 ainda foi assim... - o Cespe não disponibilizava nem espaço no caderno para anotações. Hoje há um espaço para isso, embora a prova seja tão complexa que quase todo mundo acaba levando consigo o caderno no final, por estar na sala no horário em que se permite sair com o caderno...

2 - Como funciona as anulações? Primeiramente, muita gente me pergunta se em algum gabarito existe "mudança de letra" - ou seja, tipo de "A" para "B". Isso NÃO EXISTE - ou pelo menos não existiu até agora. A situação é a seguinte: ou a questão é válida, ou é anulada por completo. Neste último caso, a única coisa a se fazer é pontuar todo mundo como certo naquela questão. Imagine que você está com 49 acertos. Se anularem uma questão que você já acertou, nada acontece. Se anularem uma questão que você errou, você ganhará um ponto, e passará a ter 50 acertos. Desta forma, ninguém nunca será prejudicado com as anulações, apenas algumas pessoas podem ou não ser beneficiadas.

3 - Beleza então, mas o que fazer para que se anulem uma - ou muitas - questões? É o seguinte: no período de 2 a 4/02 abrirá o prazo para recurso. Daí você terá a chance de arguir a respeito de alguma questão que for controvertida. Esse recurso é feito no site do Cespe e tem como principal característica o seu efeito ERGA OMNES - ou seja, se anularem alguma questão, valerá para todo mundo - inclusive para quem nem sabia que aquela questão tinha problemas. Isso é justo e meio óbvio, mas é bom lembrar que nem sempre foi assim, pelo menos antigamente, aqui em SC, as anulações só se aplicavam a quem recorria - um verdadeiro absurdo, mas ainda bem que já corrigiram este problema.

4 - Tá certo, então, qual a minha chance de passar no Exame com anulações? Bem, vou usar aqui o raciocínio do Dr. Maurício, do Blog Exame de Ordem, que diz:
Candidato com 50 pontos - Independente de quantas ou quais questões o Cespe anule futuramente, quem fez 50 pontos está 100% na 2ª fase e nada pode mudar isso. Anulação de questões não gera decréscimo na nota. Ou ela se mantém a mesma ou sofre um aumento, nunca redução.
Candidato com 49 pontos - Se o cespe anular uma questão, a probabilidade de que essa questão seja uma das que você errou é de 50%. Se anular duas, 75% e se anular três, 95% de chances.
Candidato com 48 pontos - Se o cespe anular duas questões, a probabilidade de que essas questões sejam duas das que você errou é de 25%. Se anular três, 50%, e se anular quatro, 75% de chances.
Candidatos com 47 pontos - Se o cespe anular três questões, a probabilidade de que essas questões sejam três das que você errou é de 7,5%. Se anular quatro, 25%, e se anular cinco, 50% de chances.

Portanto, o lance é torcer pelo maior número de anulações possíveis. Segue histórico de anulações do Exame de Ordem do Cespe Unificado:
2006.1 = 3
2006.2 = 8
2006.3 = 3
2007.1 = 2
2007.2 = 4
2007.3 = 4
2008.1 = 3
2008.2 = 3
2008.3 = 6
2009.1 = 3
2009.2 = 2
2009.3 = ?


Nunca tivemos apenas uma anulação, o que nos faz concluir que quem está com 48 tem chances, quem está com 49 considere-se dentro. Embora eu já tenha visto gente com 49 no último Exame ficar de fora, você deve se preparar como se tivesse passado, para não perder tempo.

O que eu acho uma grande sacanagem por parte do Cespe é que quem está nesta situação só saberá se passou ou não no dia 18/02 - dez dias antes da prova prática. Por isso, não perca tempo - ao menor sinal de duvida, estude. Lembre-se que estudo nunca é demais, que tudo se aproveita no futuro e que é melhor pecar pelo excesso do que deixar para estudar dez dias antes da prova.

Quem tiver dúvida sobre essas coisas, é só pedir que eu posto algo sobre o assunto.

Um abraço
MSc. Fábio Schlickmann

Concursos abertos!

Parabéns Dr. Maurício!

Olha o Dr. Maurício na Folha On line! Parabéns Maurício, seu trabalho é da melhor qualidade!

Segue notícia:


Advogado e editor de blog sugere livros para candidatos do exame da OAB

 da Folha Online

Advogado Maurício Assis (foto) é editor do Blog Exame de Ordem
A primeira fase do exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) foi realizada no último domingo (17), e agora, para enfrentar a segunda prova --marcada para 28 de fevereiro--, os candidatos têm que se preparar ainda mais com as dicas e sugestões de professores e especialistas.
Para indicar alguns livros importantes sobre o assunto, a Livraria da Folha pediu a sugestão do advogado Maurício Gieseler de Assis, de Brasília (DF), pós-graduando em direito processual civil e também editor do Blog Exame de Ordem --que fornece novidades sobre a prova, gabaritos e notícias jurídicas relacionadas.
Para passar por esta segunda etapa, composta por uma prova prático-profissional, o advogado indica as publicações "Como Passar na OAB!" e "Exame de Ordem (1ª e 2ª fase)".
Abaixo, saiba mais sobre cada uma das obras, com comentários do próprio Maurício Assis.



"Como Passar na OAB!" (Foco Jurídico, 2009)
Autor: Wander Garcia
1.500 questões comentadas e analisadas, de provas da OAB
 "Este livro reúne 1.500 questões, tanto do Exame de Ordem Unificado, caracterizado pela união de todas as seccionais da OAB em parceria com o Cespe/UnB, como questões que algumas seccionais aplicaram antes de aderirem à unificação. As questões são divididas pelas atuais matérias que compõem o Exame de Ordem, sendo que cada matéria é subdividida em tópicos específicos de acordo com cada tema definido pela doutrina para a disciplina. É um livro de fácil consulta e bem abrangente quanto ao conteúdo. Todas as assertivas de todas as questões, independente de serem certas ou erradas, são fundamentadas com a indicação sucinta dos dispositivos legais cabíveis na hipótese, permitindo a assimilação rápida dos acertos ou erros. A concepção do livro é voltada para o candidato que dispõe de pouco tempo para se preparar e quer esgotar o estudo das questões dos exames anteriores de forma célere e objetiva, sem abrir mão da fundamentação legal para cada assertiva analisada."



Vem com CD-ROM, que ajuda os candidatos a se prepararem
"Exame de Ordem (1ª e 2ª fase)" (Editora Método, 2007)
Autor: Vauledir Ribeiro Santos
"A presente obra é a que possui a abordagem mais abrangente sobre o Exame de Ordem. Não só aborda as questões objetivas da 1ª fase como também as subjetivas da prova prático-profissional, trazendo também uma série de modelos de petições de direito civil, penal, trabalhista e tributária. Traz também um guia de como se preparar adequadamente para cada etapa da prova, abordando as inovações legislativas mais pertinentes, o aspecto psicológico do candidato e como vencer o nervosismo, além de ensinar métodos para resolver a prova de forma mais produtiva e eficiente. Este livro é voltado para o candidato interessado em uma preparação estratégica, em uma abordagem mais profunda de todas as fases e minúcias do Exame da OAB, das matérias que precisa estudar e como estudá-las de forma eficiente. O livro é indicado para o candidato que dispõe de um bom tempo para se preparar para a prova. Certamente o fará de forma produtiva."

Fonte

A prova de Estatuto da OAB comentada em video pelo Prof. Morgado

Segue vídeo do Prof. Roberto Morgado, do Blog Deontologia Jurídica para o Exame da OAB, comentando as dez questões de Estatudo da prova de domingo.


Saiu o resultado!

19/01/10  Gabarito Preliminar - Caderno OCRE
 
19/01/10  Gabarito Preliminar - Caderno BRANCO
 
19/01/10  Gabarito Preliminar - Caderno AZUL
 
19/01/10  caderno de prova - caderno OCRE
 
19/01/10  caderno de prova - caderno BRANCO
 
19/01/10  caderno de prova - caderno AZUL
 

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Gabaritos extraoficias...

Pessoal,

Apesar de eu não ser muito - nada, aliás - adepto de gabaritos extraoficias, vejo uma movimentação muito intensa na internet desde a elaboração dos gabaritos provisórios no domingo de noite até a terça-feira, quando do resultado oficial. Essa ansiedade é muito normal, mas percebam que esses gabaritos são feitos por professores - da mais alta credibilidade, é bem verdade - mas não necessariamente pode representar a resposta exigida pela banca. Acho válido analisar a prova, para ver se alguma questão está com problema, com erro material como sempre temos e (tudo indica que) sempre teremos. Mas, por favor, se você ficou por 48 num gabarito, pode estar com 52 no outro. Não desanime ainda, apenas use-os como norte para uma média de seu desempenho.

Quem fez mais de 56, pode se considerar passado na primeira fase. Isso porque a maioria dos envolvidos com os gabaritos costuma apontar como sendo 6 questões uma boa margem de erro.

Segue alguns gabaritos para uma pré-correção - mas por favor, com cuidado para não haver desânimo:

Gabarito extraoficial do Curso Jurídica - Exame de Ordem 3.2009
















Gabarito extraoficial do Curso Damásio


Gabarito Estatuto Prof. Righetto

Matem um pouco da curiosidade agora, mas se guarde um pouquinho para amanhã, pois aquele sim será O GABARITO. E ainda assim, teremos depois dele as possíveis anulações.

Um abraço
MSc. Fábio Schlickmann

Concursos abertos!

Datas importantes!!

Copiei de um caderno de prova:

19/01/2.010, após às 19 horas (horário de Brasília): Gabaritos oficiais da prova objetiva. Internet - www.oab.org.br e sítios das Seccionais.


1º/02/2.010, após às 18 horas (horário de Brasília): Resultado da prova objetiva. Internet - www.oab.org.br e sítios das Seccionais.

2 a 4/02/2.010: Recursos (prova objetiva): conforme estabelecido em Edital do Exame de Ordem 2009.3.

18/02/2.010, após às 18 horas (horário de Brasília): Resultado final da prova objetiva e convocação para a prova prático-profissional: Internet - www.oab.org.br e sítios das Seccionais.

Caderno AZUL


(Clique na imagem para ampliar)
As anotações NÃO são gabarito provisório