segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Prova Final: Dolo e Culpa

Segunda-feira é dia de Programa Prova Final aqui no Blog Prestando Prova!

O Programa Prova Final da Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes - LFG apresenta o Curso de Direito Penal com o tema 'Dolo e Culpa', apresentado pelo professor Gustavo Junqueira.
Explica o professor que Tipicidade é a perfeita adequação do fato ao tipo legal. Nela estão inclusos o dolo e a culpa, sendo que todo o tipo incriminador é a principio doloso. O dolo esta implícito em todos os tipos. A culpa por outro lado exige previsão expressa para que tenha relevância, que é raro em nosso sistema penal. Por isso incide a chamada regra da excepcionalidade do crime culposo.
O professor Gustavo Junqueira irá aprofundar no tema dizendo que dolo natural ou psicológico, que é aquele formado por consciência e vontade. Normativo ou jurídico é formado por consciência e vontade + consciência da ilicitude. Dolo direto é aquele que o sujeito faz a previsão do resultado e quer o resultado. Dolo eventual faz a previsão do resultado e aceita o risco de sua ocorrência.
Já a culpa é a quebra de um dever geral de cuidado. Explica as formas de quebra do dever de cuidado: a) Negligência - descuido omissivo, não ter cuidado devido; b) Imprudência - descuido comissivo; c) Imperícia - falta de talento ou conhecimento especifico para profissão, arte ou oficio.
Não perca essa aula do Programa Prova Final com a excelência do professor Gustavo Junqueira, pois trata-se de um tema importantíssimo para o conhecimento da 'Teoria do Crime', tema recorrente e necessário nos Exames da OAB e de diversos concursos federais.


Receba as atualizações
no seu e-mail:

Delivered by FeedBurner



0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário