terça-feira, 21 de setembro de 2010

Saber Direito: Licitações e Contratos

Terça-feira é dia de Programa Saber Direito aqui no Blog Prestando Prova!

Licitações e Contratos são os assuntos discutidos no programa Saber Direito desta semana. Na primeira aula, o professor de Direito Administrativo, Ricardo Neiva, aborda os princípios constitucionais que fundamentam o procedimento licitatório, bem como as entidades e órgãos obrigados a promover e participar de licitações.
A segunda aula começa com uma análise das fases da licitação e suas modalidades como a concorrência, tomada de preços, convite, concurso, leilão, pregão e consulta.
Já o destaque do terceiro encontro são os casos de dispensa de licitação previstos nos artigos 24 da Lei 8.666/93 e de inexigibilidade mencionados no art. 25 da Lei.
Na quinta-feira, alguns questionamentos são respondidos durante as aulas, entre eles: O que é um contrato administrativo? Qual a diferença entre um contrato administrativo e um contrato entre particulares? Para esclarecer melhor as dúvidas, o professor elenca vários exemplos.
No último encontro, Ricardo Neiva finaliza a parte de contratos administrativos e conclui: "Nossa preocupação foi apresentar as características essenciais dos contratos administrativos. Entre outros, foram abordados temas como rescisão unilateral e bilateral dos contratos, fato do príncipe, fato da administração etc".
Aula 1:

 

Aula 2:
 

Aula 3:

Aula 4:

Aula 5:

Receba as atualizações
no seu e-mail:

Delivered by FeedBurner



2 Comentários. Comente já!:

Anônimo disse...

A aula tá tão bem explicada que eu assusto quando cada vídeo acaba!

Fabio disse...

Que bom que você gostou!

Tem mais videos do Programa Saber Direito, procure nos marcadores.

Um forte abraço

Postar um comentário