segunda-feira, 13 de setembro de 2010

OAB entrega listas para escolha de três novos ministros


O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, entregou ao presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ari Pargendler, as listas de advogados das quais sairão os nomes de três novos integrantes da Corte. Ainda não foi marcada a sessão plenária em que o STJ analisará os nomes apresentados pela OAB.

Dos 33 ministros que compõem o Tribunal, onze são escolhidos dentre advogados e membros do Ministério Público, alternadamente, conforme determina a Constituição. As vagas a serem preenchidas agora pertencem à cota da advocacia e foram abertas com as aposentadorias dos ministros Antônio de Pádua Ribeiro, Humberto Gomes de Barros e Nilson Naves.

São três listas sêxtuplas, elaboradas pelo Conselho Federal da OAB. O Pleno do STJ irá reduzi-las a três listas com três nomes, que serão encaminhadas ao presidente da República, ao qual compete indicar os futuros ministros. Antes da nomeação, os escolhidos precisarão ter seus nomes aprovados pelo Senado.

A eleição no Conselho Federal da OAB foi disputada por 41 advogados. Ao final, foram escolhidos os seguintes profissionais, apresentados em cada lista conforme a ordem de votação (do mais votado para o menos votado):

Primeira lista (vaga decorrente da aposentadoria do ministro Antônio de Pádua Ribeiro): Edson Vieira Abdala (PR), Carlos Alberto Menezes (SE), Márcio Kayatt (SP), Alexandre Honoré Marie Thiollier Filho (SP), Ovídio Martins de Araújo (GO) e Antonio Carlos Ferreira (SP).

Segunda lista (vaga decorrente da aposentadoria do ministro Humberto Gomes de Barros): Fábio Costa Ferrario de Almeida (AL), Rodrigo Lins e Silva Cândido de Oliveira (RJ), Aniello Miranda Aufiero (AM), Sebastião Alves dos Reis Junior (DF), Rogério Magnus Varela Gonçalves (PB) e Alde da Costa Santos Júnior (DF).

Terceira lista (vaga decorrente da aposentadoria do ministro Nilson Naves): Bruno Espiñeira Lemos (BA), Reynaldo Andrade da Silveira (PA), Mário Roberto Pereira de Araújo (PI), Elarmin Miranda (MT), Esdras Dantas de Souza (DF) e Ricardo Villas Bôas Cueva (SP).
Coordenadoria de Editoria e Imprensa

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário