terça-feira, 8 de maio de 2012

UFPel suspende concurso após problemas na aplicação das provas

Candidatos apontam irregularidades durante a realização dos exames. Seleção preencheria 54 vagas para cargo de Assistente em Administração.

Do G1 RS, com informações da RBS TV

Em nota oficial, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no sul do Rio Grande do Sul, anunciou nesta segunda-feira (7) que suspendeu a concurso público realizado no último domingo (6) para preencher 54 vagas para o cargo de Assistente em Administração. A decisão foi tomada em razão de diversos problemas constatados na aplicação das provas.

De acordo com o comunicado assinado pelo reitor em exercício, professor Manoel Luiz Brenner de Moraes, a universidade constatou, em análise preliminar, “uma falha grave na execução da prova”. O Instituto Superior de Educação, Tecnologia e Pesquisa Saber Ltda., responsável pela aplicação dos exames, foi convocado a prestar esclarecimentos.

Pelo menos 50 candidatos registraram queixa na delegacia de polícia em função de supostas irregularidades no concurso. Imagens da confusão no auditório do Instituto de Ciências Humanas, onde houve tumulto, foram gravadas por um candidato e divulgadas na internet.

Os candidatos alegam uma série de problemas, como atraso para o início do concurso – marcado para as 8h30 –, falta de cadeiras para todos, uso de telefones celulares durante a realização das provas e violação do lacre dos exames. “Eu me sinto lesada. Porque eu me preparei, estudei para chegar lá e ter sido feita de idiota”, protesta a candidata Nilza da Luz

No total, cerca de 10,6 mil candidatos concorreram às 54 vagas oferecidas. A UFPel afirmou que está incentivando os candidatos que se sentiram lesados pelo concurso a formalizar queixas por escrito à instituição. O objetivo é arrecadar o maior número possível de provas e queixas para poder montar um dossiê completo com as falhas da prova.

De acordou com a assessoria de imprensa da universidade, o Instituto Saber foi contratado por processo licitatório para a realização do concurso e que, por esse motivo, a UFPel não tinha “qualquer ingerência na realização do mesmo, desde a etapa das inscrições até a emissão das listagens de aprovados, incluindo-se aí, portanto, a aplicação das provas”. Procurada, a empresa não quis se manifestar sobre os incidentes.

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário