sábado, 4 de fevereiro de 2012

Exame de Ordem é cansativo, mas não é dificil, diz diretor da OAB

Primeira fase do exame será realizadas neste domingo. Candidato precisa acertar 50% das respostas para passar à segunda fase.

Do G1, com informações do Jornal Hoje

Com mais de 102 mil inscritos, a Ordem dos Advogados do Brasil promove neste domingo (5), das 14h às 19h, a primera fase do VI Exame de Ordem Unificado. Será a primeira das três edições do exame para bacharéis em direito. Só quem passa pela prova pode exercer a advocacia.

Muitos candidatos consideram o Exame da OAB difícil demais. A prova da primeira fase tem 80 questões de múltipla escolha sobre as mais diversas áreas do direito. O candidato precisa acertar pelo menos 40 respostas para passar à segunda fase, que será realizada no dia 25 de março.

No último exame, pouco mais de 26 mil dos 108.335 inscritos foram aprovados, ou seja, o índice de aprovação foi de 24%. A Bahia foi o estado com a maior porcentagem de candidatos bem sucedidos (30,64%), seguido de Santa Catarina (29,09%) e do Rio Grande do Sul (28,78%).

Para Edson Cosac Bortolai, presidente da Comissão Permanente de Estágio e Exame da OAB-SP, a prova não é difícil. “A prova é ampla, ela é cansativa, ela é extensa. Porque abrange todas as áreas do direito", afirmou Bortolai em entrevista ao Jornal Hoje. A maioria não está preparado para exercer a função de advogado. Coloca em risco o patrimônio do cliente deles, patrimônio envolvendo a liberdade, patrimônio material. Então a Ordem se preocupa exatamente em evitar que a sociedade seja lesada por um advogado despreparado."

Na opinião do professor de curso preparatório para o exame, Alexandre Mazza, a prova é complicada. “Normalmente se atribui o baixo índice de aprovação na OAB à qualidade dos alunos, à quantidade de faculdades de Direito. É injusto levar só para esse lado. A prova da OAB é uma prova extremamente difícil. Às vezes a prova é mais difícil do que a prova para ser juiz, para ser promotor de Justiça."

O que pode e o que não pode
A prova terá cinco horas de duração, a partir das 14h. Segundo a OAB, o examinando deverá comparecer ao local de prova com 1h30 de antecedência. Deve levar uma  caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, o comprovante de inscrição e um documento de identidade original. Não será permitido o uso de borracha e outros corretivos.

Durante a prova será permitido, exclusivamente, consultar legislação sem qualquer anotação ou comentário editorial (ressalvadas as simples remissões à lei ou artigos).

Os candidatos deverão comparecer no dia de realização da prova prático-profissional já com os textos de consulta com as partes não permitidas devidamente isoladas por grampo ou fita adesiva, de modo a impedir sua utilização, sob pena de não poder consultá-los.

A legislação com entrada em vigor após a data de publicação do edital do IV Exame de Ordem Unificado, bem como alterações em dispositivos legais e normativos a ele posteriores não serão objeto de avaliação nas provas, assim como não serão consideradas para fins de correção das mesmas.

Será eliminado o candidato que, durante a realização da prova, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos como telefone celular, agenda eletrônica, notebook, palmtop, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, pen drive, relógio de qualquer espécie, óculos escuros, chapéu, boné e gorro.

Ao entrar na sala de aplicação de provas, o candidato deverá recolher todos os equipamentos eletrônicos e materiais não permitidos em envelope de segurança fornecido pelo fiscal de aplicação, que deverá permanecer lacrado durante toda a prova.

Ainda segundo a OAB, por razões de segurança, os candidatos somente poderão utilizar celulares e outros aparelhos eletrônicos após a saída do local de provas, e quem terminou o exame não poderá usar o banheiro do local de prova.

1 Comentários. Comente já!:

Anônimo disse...

Hoje no colégio VIP de Duque de Caxias faltou luz e os alunos sairam com as provas e com o cartão resposta........como fica a situação desse alunos?

Postar um comentário