segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Novo CPC e SC - Meta: reduzir formalidades e recursos, para aumentar segurança jurídica (2)

   As principais modificações propostas no projeto dizem respeito à diminuição de formalidades e de recursos e, também, ao fortalecimento da jurisprudência e da segurança jurídica. Entre outros instrumentos, por exemplo, o “incidente de resolução de demandas repetitivas” possibilitará uma decisão igual para casos verificados em massa, o que permite a resolução de milhares ou até milhões de ações com base em uma única sentença.

    Segundo o senador Valter Pereira, alterações dessa natureza são fundamentais para desobstruir as diversas instâncias e permitir, ao mesmo tempo, mais rapidez e qualidade das decisões judiciais. A comissão de senadores percorrerá diversas capitais nas cinco regiões do país, para colher sugestões que possam aperfeiçoar a proposta dos juristas.

    Até o final do ano, pretende aprovar o relatório final de seus trabalhos. “Colaborar para a construção de uma Justiça que atenda de forma adequada é, mais que um direito, um dever de uma nação que garante os direitos fundamentais de seus cidadãos”, ressaltou Valter Pereira.

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário