Pessoal,
Nos últimos anos o pessoal que presta o Exame da OAB acabou formando uma rede de internautas bastante ativa, que tem por objetivo uma ajuda mútua em momentos como este. Muitos blogs bons já postaram tutoriais e dicas, então indico o que eu tenho de conhecimento sobre os recursos para ajudar à todos:
1) O ítem 1 da peça profissional e das questões trata de apresentação, estrutura textual e correção gramatical. É um critério que parece subjetivo, mas caso você não tenha ganho pontos integral ou até mesmo nem ganho ponto algum com isso, peça. Se você redigiu tudo certinho, não fez aquela "lambança" de riscar o caderno de provas, então você merece ganhar estes pontinhos. Se você fizer a conta, vai ver que somente neste quesito, na prova toda, existe a possibilidade de ganho de 1,4 pontos - 0,40 na peça e 0,20 em cada questão. Então, apesar de parecer difícil recorrer disso, crie seu argumento no fato de que você apresentou e escreveu sua prova corretamente. Não é "o bicho" fazer isso e pode render alguns décimos daquilo que você está precisando.
2) O mesmo se aplica no ítem 3, com a diferença de que, na peça, este ítem vale mais que o ítem 1. São 1,6 pontos que você pode batalhar neste quesito, apenas demonstrando que apresentou domínio do raciocínio jurídico. Parece besteira, mas não me canso de contar uma história que aconteceu com um grande amigo meu, que no Exame da OAB 2.009/2, numa das questões, ganhou pontuação integral nos ítens 1 e 2 e não foi pontuado o ítem 3. É completamente sem noção entender que uma questão que estava bem escrita e apresentada e certa não apresentava domínio do raciocínio jurídico. O detalhe é que ele foi reprovado com 5,4, e com 5,5, na época, a nota seria arredondada pra 6 e ele passaria. E foi o que aconteceu: o cara teve que recorrer por causa de 0,1 e esperar mais uns 20 dias para ser advogado. Neste recurso, e em outros tantos, esses pontinhos são essenciais, fazem toda a diferença.
3) Caso você tenha feito algum quesito que não foi pontuado, verifique com calma. Especialmente o pessoal de Penal, que sofre mais com o número de detalhes que se cobra e que valem em média 0,1, faça uma revisão geral na sua peça e veja se você demonstrou o que o espelho cobra. Caso tenha demonstrado, é só recorrer deste ponto, sem medo, porque de fato as correções são bem "objetivas", levando em consideração se aquele ponto está ou não presente em sua peça. Caso esteja, demonstre isso.
4) Seja breve. São apenas 1000 caracteres por quesito, que é pouco, sabe-se bem, mas de nada vale ficar citando os 76 volumes do Pontes de Miranda num recurso adminstrativo. A chance de um recurso breve e bem fundamentado ser lido e considerado é grande.
5) Se você tiver a "genial" idéia de pegar uma parte do recurso de um amigo seu, por favor, perca uma horinha do seu dia mudando todo o texto. Recursos com textos iguais não serão julgados, com isso todo mundo perde. A hora de ser cuidadoso é agora, e vai até quarta-feira. Depois disso é só esperar.
6) Apesar de você, com toda razão do mundo, estar muito bravo com o Cespe, com a OAB, com o Exame de Ordem, com seu cursinho, e mais todo o resto do mundo, seja respeitoso no recurso. Você está muito muito MUITO perto da aprovação. Engole o sapo e manda ver no recurso, se você ganhar esses décimos não precisará passar por isso nunca mais!
Qualquer coisa é só dar um grito.
Um forte abraço
Prof. Fábio
0 Comentários. Comente já!:
Postar um comentário