sexta-feira, 23 de julho de 2010

Especialista dá dicas de estudo para o concurso dos Correios

A Cesgranrio divulgará nos próximos dias o cronograma de provas dos Correios, concurso com 1.064.209 de inscritos. Foram cinco meses de espera para os candidatos até o fim dessa “novela” de quem seria a organizadora. A partir de agora, espera-se um retorno à normalidade para esse concurso. A banca escolhida tem experiência em seleções nacionais e com grande número de inscritos.
Os candidatos que conseguiram manter o ritmo de estudo enquanto esperavam pela definição tiraram proveito da demora. Quem ficou receoso quanto à continuidade do processo e preferiu esperar deve iniciar já a preparação – ainda há tempo para se qualificar e aumentar as chances de conquistar a vaga.
A quantidade de inscritos pode assustar - afinal, um milhão de candidatos não é pouca coisa -, mas é sabido que muita gente faz a inscrição e depois não tem a disposição necessária para estudar. Assim, para quem está determinado a conseguir a aprovação, o melhor é manter o foco nas matérias sem se preocupar com a concorrência.

Planos de estudo

Os candidatos às atividades de carteiro e operador de triagem e transbordo farão prova de português, matemática e informática. Os aprovados nesta etapa farão posteriormente testes de aptidão física – barra e corrida – e de dinamometria (força muscular).
Dos que concorrem a uma vaga de atendente comercial serão cobradas as disciplinas de português, matemática, informática e conhecimentos específicos relacionados a ética e leis pertinentes.
Os cargos de nível superior exigem conhecimentos de português e informática para algumas especialidades, e português e inglês para outras, além das disciplinas específicas de cada carreira.
Em todos os casos, cada disciplina vale 100 pontos e o candidato será aprovado se fizer o mínimo de 50 pontos por disciplina, ou seja, todas têm o mesmo peso na hora da prova. Por este motivo, o candidato deve distribuir o tempo de estudo e reservar mais tempo para aquelas que sabe menos.
O ideal é estudar todas as matérias a cada semana de modo a ir aprofundando os conhecimentos em todas ao mesmo tempo. A Cesgranrio habitualmente procura abranger todo o conteúdo do edital em suas provas, portanto, não há pontos que não precisem ser estudados.
É importante resolver provas de concursos anteriores da organizadora, disponibilizadas no site da instituição. Dessa forma, fica mais fácil perceber onde é preciso reforçar o estudo da teoria e se habituar ao estilo da banca, o que evita surpresas desagradáveis na hora da prova. Embora o grau de dificuldade das questões seja, em geral, moderado, é preciso muita atenção aos detalhes: as famosas “pegadinhas”, quando uma palavra muda todo o sentido do item analisado.

Atenção à preparação física

Quem está concorrendo às atividades de carteiro e operador de triagem e transbordo também deve se dedicar ao condicionamento físico, que será cobrado na segunda etapa do concurso, eliminatória. O corpo precisa de tempo para se acostumar ao exercício e há vários casos de candidatos em outros concursos que, apesar de aprovados nas provas objetivas, foram eliminados nos testes físicos por falta de preparação.
A leitura atenta do edital é sempre aconselhada e, neste caso, vale observar que existem condições de saúde que podem impedir o aprovado no concurso de ser considerado apto para o exercício da função, em razão de características específicas das atividades a serem exercidas. Por exemplo, para as funções de carteiro e operador de triagem e transbordo, além de atendente comercial, há restrições para quem tem luxação recorrente de ombro.

* Lia Salgado, fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, é consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Fonte

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário