terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Especial: 55 questões objetivas sobre BACEN, para concursos de bancos

1 - (ESPP - 2012 - BANPARÁ - Técnico Bancário) Leia as sentenças sobre o papel do Banco Central no mercado de câmbio e assinale a alternativa incorreta.
    a) O Banco Central executa a política cambial definida pelo Conselho Monetário Nacional.
    b) Compete ao Banco Central fiscalizar o referido mercado.
    c) Regulamenta o mercado de câmbio e autoriza as instituições que nele operam.
    d) O Banco Central pode atuar diretamente no mercado, comprando e vendendo moeda estrangeira de forma ocasional e limitada, com o objetivo de conter movimentos desordenados da taxa de câmbio.
    e) O Banco Central é impossibilitado de punir dirigentes e instituições mediante multas, suspensões e outras sanções previstas em lei.

2 - (CESGRANRIO - 2012 - Caixa - Técnico Bancário) O Sistema Financeiro Nacional é composto por diversas entidades, dentre as quais os órgãos normativos, os operadores e as entidades supervisoras. A entidade responsável pela fiscalização das instituições financeiras e pela autorização do seu funcionamento é o
    a) Banco Central do Brasil
    b) Conselho Monetário Nacional
    c) Fundo Monetário Internacional
    d) Conselho Nacional de Seguros Privados
    e) Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

3 - (CESGRANRIO - 2011 - BNDES - Profissional Básico - Economia) O Banco Central do Brasil tem várias funções e características operacionais. Entre elas, a de que
    a) obtém recursos exclusivamente dos depósitos compulsórios dos bancos.
    b) aprova o orçamento do setor público antes de executar a política monetária.
    c) financia os investimentos em infraestrutura logística do país.
    d) regula o funcionamento de todos os mercados de ativos no país.
    e) regula os serviços de compensação de cheques.

4 - (CESPE - 2011 - BRB - Escriturário) A respeito da estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN),
julgue os itens a seguir.
O Banco Central do Brasil, ao financiar o Tesouro Nacional por meio da emissão de títulos públicos e controlar a liquidez do mercado, atua como banqueiro do governo e emprestador de última instância.
    ( ) Certo      ( ) Errado

5 - (FCC - 2011 - Banco do Brasil - Escriturário) O Banco Central do Brasil tem como atribuição
    a) receber os recolhimentos compulsórios dos bancos.
    b) garantir a liquidez dos títulos de emissão do Tesouro Nacional.
    c) acompanhar as transações em bolsas de valores.
    d) assegurar o resgate dos contratos de previdência privada.
    e) fiscalizar os repasses de recursos pelo BNDES.

6 - (CESPE - 2010 - Caixa - Técnico Bancário) As competências privativas do BACEN incluem
    a) a emissão de debêntures conversíveis em ações.
    b) a definição da tributação das operações financeiras.
    c) o exercício da fiscalização das instituições financeiras, sem, contudo, aplicar-lhes penalidades.
    d) a concessão de autorização às instituições financeiras para arquivarem os seus estatutos na junta comercial.
    e) a realização de operações de redesconto e empréstimos a instituições financeiras bancárias.

7 - (CESPE - 2010 - Caixa - Técnico Bancário) Ao exercer as suas atribuições, o BACEN cumpre funções de competência privativa. A respeito dessas funções, julgue os itens subsequentes.
I - Ao realizar as operações de redesconto às instituições financeiras, o BACEN cumpre a função de banco dos bancos.
II - Ao emitir meio circulante, o BACEN cumpre a função de banco emissor.
III - Ao ser o depositário das reservas oficiais e ouro, o BACEN cumpre a função de banqueiro do governo.
IV - Ao autorizar o funcionamento, estabelecendo a dinâmica operacional, de todas as instituições financeiras, o BACEN cumpre a função de gestor do Sistema Financeiro Nacional.
V - Ao determinar, por meio do Comitê de Política Monetária (COPOM), a taxa de juros de referência para as operações de um dia (taxa SELIC), o BACEN cumpre a função de executor da política fiscal.
Estão certos apenas os itens
    a) I, II, III e IV.
    b) I, II, III e V.
    c) I, II, IV e V.
    d) I, III, IV e V.
    e) II, III, IV e V.

8 - (CESPE - 2010 - Caixa - Técnico Bancário) Julgue os itens seguintes, relativos à política monetária.
I - O BACEN, ao efetuar o recolhimento compulsório sobre os depósitos e outros recursos de terceiros, tem como objetivo reduzir a capacidade de criação de moeda pelas instituições financeiras que captam depósitos.
II - A execução da política monetária consiste em adequar o volume dos meios de pagamentos à efetiva necessidade dos agentes econômicos, mediante a utilização de determinados instrumentos de política monetária.
III - O BACEN, ao vender títulos às instituições financeiras, aumenta a liquidez no mercado.
IV - As operações de mercado aberto (open market) consistem na atuação do BACEN para aumentar ou diminuir a liquidez na economia, mediante a compra ou a venda de títulos.
V - Os instrumentos clássicos de política monetária são as operações de redesconto ou de assistência de liquidez, o recolhimento compulsório e as operações de mercado aberto (open market).
Estão certos apenas os itens
    a) I, II, III e IV.
    b) I, II, III e V.
    c) I, II, IV e V.
    d) I, III, IV e V.
    e) II, III, IV e V.

9 - (CESPE - 2010 - BRB - Escriturário) Em relação ao Sistema Financeiro Nacional (SFN) e aos seus diversos órgãos, entidades e instituições, julgue os itens a seguir.
Compete ao Banco Central do Brasil (BACEN), de acordo com a Lei n.º 4.595/1964, regular a concorrência entre instituições financeiras.
    ( ) Certo      ( ) Errado

10 - (CESPE - 2010 - BRB - Escriturário) A respeito do segmento de cartões de crédito, seus produtos, serviços, práticas, participantes e regulação, julgue os próximos
itens.
Embora o BACEN não seja responsável por fiscalizar e autorizar o funcionamento das administradoras de cartões de crédito, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) entende que essas administradoras configuram instituições financeiras.
    ( ) Certo      ( ) Errado

11 - (CESPE - 2010 - Banco da Amazônia) No mercado de câmbio, são feitas negociações de conversões de diferentes moedas estrangeiras entre pessoas físicas, jurídicas, instituições financeiras autorizadas e o Banco Central do Brasil (BACEN). Com relação ao mercado de câmbio, julgue os itens seguintes.
O BACEN, por meio dos dealers, realiza operações de compra e venda de moeda estrangeira. Se, em determinado dia, a taxa de câmbio estiver subindo além das expectativas oficiais, o BACEN poderá intervir, comprando moeda estrangeira para fazer a taxa baixar e voltar aos níveis desejados pela autoridade monetária.
    ( ) Certo      ( ) Errado

12 - (FDRH - 2010 - BANRISUL - Escriturário) De acordo com a Resolução n° 2.682/1999, do Banco Central do Brasil, pode-se afirmar que
I. uma empresa com saldo vencido e não pago há mais de 360 dias deve ser classificada em nível de risco "F".
II. uma empresa classificada em nível de risco "A" deve ter 0,5% do seu saldo devedor provisionado pela instituição financeira para crédito de liquidação duvidosa.
III. uma operação classificada em nível de risco "H" deve ter 100% do seu saldo devedor provisionado pela instituição financeira para crédito de liquidação duvidosa.
Quais afirmações estão correias?
    a) Apenas a I.
    b) Apenas a II.
    c) Apenas a III.
    d) Apenas a I e a II.
    e) Apenas a II e a III.

13 - (CESPE - 2009 - Banco do Brasil) O Conselho Monetário Nacional (CMN), instituído pela Lei nº 4.595/1964, é um órgão normativo, responsável pelas políticas e diretrizes monetárias para a economia do país. No que concerne ao CMN, julgue os itens seguintes.
O SFN tem como órgão executivo central o BACEN, que estabelece normas a serem observadas pelo CMN.
    ( ) Certo      ( ) Errado

14 - (CESPE - 2009 - Banco do Brasil) O BACEN, criado pela Lei n.o 4.595/1964, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda, com sede e foro na capital da República e atuação em todo o território nacional. Com relação ao BACEN, julgue os próximos itens.
Além de autorizar o funcionamento e exercer a fiscalização das instituições financeiras, emitir moeda e executar os serviços do meio circulante, compete também ao BACEN traçar as políticas econômicas, das quais o CMN é o principal órgão executor.
    ( ) Certo      ( ) Errado

15 - (CESPE - 2009 - Banco do Brasil) As atribuições do BACEN incluem: estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras, vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.
    ( ) Certo      ( ) Errado

16 - (CESPE - 2009 - Banco do Brasil - Escriturário) O BACEN tem competência para regulamentar, autorizar o funcionamento e supervisionar os sistemas de compensação e de liquidação, atividades que, no caso de sistemas de liquidação de operações com valores mobiliários, exceto títulos públicos e títulos privados emitidos por bancos, são compartilhadas com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
    ( ) Certo      ( ) Errado

17 - (CESPE - 2009 - Banco do Brasil - Escriturário) Realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras e regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis são as atribuições do BACEN.
    ( ) Certo      ( ) Errado

18 - (CESPE - 2009 - Banco do Brasil - Escriturário) O Comitê de Política Monetária (COPOM) do BACEN foi instituído em 1996, com os objetivos de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros. A criação desse comitê buscou proporcionar maior transparência e ritual adequado ao processo decisório do BACEN. Acerca do
COPOM, julgue os próximos itens.
Desde a adoção da sistemática de metas para a inflação como diretriz de política monetária, as decisões do COPOM visam cumprir as metas para a inflação definidas pelo CMN. Se as metas não forem atingidas, cabe ao presidente do BACEN divulgar, em carta aberta ao ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, as providências e o prazo para o retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos.
    ( ) Certo      ( ) Errado

19 - (CESPE - 2008 - Banco do Brasil - Escriturário) O BACEN, criado pela Lei n.º 4.595/1964, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda, com sede e foro na capital da República e atuação em todo o território nacional. Com relação ao BACEN, julgue os seguintes itens.
Entre as atribuições do BACEN estão a de estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras, a de vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e a de controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.
    ( ) Certo      ( ) Errado

20 - (CESPE - 2008 - Banco do Brasil - Escriturário) O BACEN tem competência para regulamentar, autorizar o funcionamento e supervisionar os sistemas de compensação e de liquidação, atividades que, no caso de sistemas de liquidação de operações com valores mobiliários, exceto títulos públicos e privados emitidos por bancos, são compartilhadas com a Comissão de Valores Mobiliários.
    ( ) Certo      ( ) Errado

21 - (CESPE - 2008 - Banco do Brasil - Escriturário) O BACEN, criado pela Lei n.º 4.595/1964, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda, com sede e foro na capital da República e atuação em todo o território nacional. Com relação ao BACEN, julgue os seguintes itens.
O CMN é o principal órgão executor da política traçada pelo BACEN, cumprindo-lhe, também, autorizar o funcionamento e exercer a fiscalização das instituições financeiras, emitir moeda e executar os serviços do meio circulante.
    ( ) Certo      ( ) Errado

22 - (CESPE - 2008 - Banco do Brasil) O Comitê de Política Monetária (COPOM) do BACEN tem como objetivos estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros. A criação desse comitê buscou proporcionar maior transparência e ritual adequado ao processo decisório da instituição. No que se refere ao COPOM, julgue os próximos itens.
Desde a adoção da sistemática de metas para a inflação como diretriz de política monetária, as decisões do COPOM passaram a ter como objetivo cumprir as metas para a inflação definidas pelo CMN. Se as metas não forem atingidas, cabe ao presidente do BACEN divulgar, em carta aberta ao ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, bem como as providências e o prazo para retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos.
    ( ) Certo      ( ) Errado

23 - (CESPE - 2008 - Banco do Brasil - Escriturário) O BACEN, criado pela Lei n.º 4.595/1964, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda e tem atuação em todo
o território nacional. No que se refere ao BACEN, julgue os itens subseqüentes.
Entre as atribuições do BACEN, estão a de realizar as operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras e a de regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis.
    ( ) Certo      ( ) Errado

24 - (CESPE - 2008 - Banco do Brasil - Escriturário) O BACEN tem sua sede no Rio de Janeiro e conta com representações em Brasília, capital do país, e nas capitais dos estados do Rio Grande do Sul, do Paraná, de São Paulo, de Minas Gerais, da Bahia, de Pernambuco, do Ceará e do Pará.
    ( ) Certo      ( ) Errado

25 - (CESPE - 2008 - Banco do Brasil - Escriturário) O BACEN, criado pela Lei n.º 4.595/1964, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda, com sede e foro na
capital da República e atuação em todo o território nacional. Com relação ao BACEN, julgue os seguintes itens.
O BACEN executa a política cambial definida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, regulamentando o mercado de câmbio e autorizando as instituições que nele operam.
    ( ) Certo      ( ) Errado

26 - (CESPE - 2008 - Banco do Brasil - Escriturário) As instituições financeiras estrangeiras podem funcionar no país somente mediante prévia autorização do BACEN ou decreto do Poder Executivo.
    ( ) Certo      ( ) Errado

27 - (CESPE - 2008 - Banco do Brasil - Escriturário) Compete ao BACEN autorizar e fiscalizar o funcionamento das administradoras de cartão de crédito.
    ( ) Certo      ( ) Errado

28 - (CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturário) O preço do dólar influencia a economia brasileira em geral e o mercado de capitais em particular. Acerca do mercado de câmbio e do mercado de capitais, julgue os itens que se seguem.
O Banco Central do Brasil (BACEN) executa a política cambial definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para tanto, regulamenta o mercado de câmbio e autoriza as instituições que nele operam.
    ( ) Certo      ( ) Errado

29 - (CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturário) As taxas de câmbio praticadas no Brasil são definidas pelo BACEN.
    ( ) Certo      ( ) Errado

30 - (CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturário) Com relação ao SFN e seus órgãos, julgue os próximos itens.
O BACEN, respeitando a atual política cambial, deve, sempre que necessário, intervir no mercado comprando ou vendendo dólares para estabelecer novo patamar de preços relativos.
    ( ) Certo      ( ) Errado

31 - (CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturário) Com relação ao SFN e seus órgãos, julgue os próximos itens.
A diretoria colegiada do BACEN é composta de nove membros, sendo um deles o presidente, todos nomeados pelo presidente da República, entre brasileiros de ilibada reputação e notória capacidade em assuntos econômico-financeiros, após aprovação pelo Senado Federal.
    ( ) Certo      ( ) Errado

32 - (CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturário) O presidente do BACEN atribuiu o interesse do investidor estrangeiro no país à maior previsibilidade da economia local. Inflação baixa e estabilidade macroeconômica têm sido determinantes para o crescimento do investimento direto estrangeiro no Brasil. "A economia brasileira hoje é bastante previsível, o que contribui para o ingresso dos recursos que ajudam o país a seguir na rota do crescimento sustentável. Há muita cobrança por um BACEN mais ousado, que corte mais rapidamente os juros, mas é preciso lembrar que a estabilidade é fruto da política monetária atual", afirmou o presidente. Gazeta Mercantil, jun./2007 (com adaptações).
Acerca das atribuições dos diversos órgãos do SFN relacionados a taxa de juros e inflação, julgue os itens subseqüentes.
Determinar a taxa da meta de inflação oficial é atribuição do Conselho Monetário Nacional (CMN).
    ( ) Certo      ( ) Errado

33 - (CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturário) Determinar a meta da taxa básica de juros da economia é atribuição do Comitê de Política Monetária (COPOM).
    ( ) Certo      ( ) Errado

34 - (CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturário) O presidente do BACEN deve se justificar perante o Congresso Nacional caso a taxa de inflação oficial seja superior à meta estipulada.
    ( ) Certo      ( ) Errado

35 - (CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturário) Acerca do mercado de câmbio e do mercado de capitais, julgue os itens seguintes.
O Sistema de Informações do Banco Central (SISBACEN) é um sistema eletrônico de coleta, armazenagem e troca de informações que liga o Banco Central do Brasil (BACEN) aos agentes do Sistema Financeiro Nacional (SFN), onde são registradas todas as operações de câmbio realizadas no país.
    ( ) Certo      ( ) Errado

36 - (CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturário) O SFN é composto pelos subsistemas normativo e operativo. O subsistema normativo é responsável pelo funcionamento do mercado financeiro e de suas instituições, fiscalizando e regulamentando suas atividades por meio, principalmente, do CMN e do Banco Central do Brasil (BACEN). A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é um órgão normativo de apoio do sistema financeiro, atuando mais especificamente no controle e fiscalização do mercado de valores mobiliários (ações e debêntures). No subsistema normativo, enquadram-se, ainda, três outras instituições financeiras que apresentam um caráter especial de atuação, assumindo certas responsabilidades próprias e interagindo com vários outros segmentos do mercado financeiro: o BB, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Caixa Econômica Federal (CAIXA). O subsistema operativo cuida da intermediação, do suporte operacional e da administração. Existem instituições que pertencem ao subsistema de intermediação e que são classificadas em bancárias e nãobancárias. Estas podem ser instituições auxiliares do mercado ou instituições definidas como não-financeiras, porém integrantes do mercado financeiro. Tendo as informações acima com referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito do SFN.
Compete privativamente ao BACEN determinar o recolhimento de até 100% do total dos depósitos à vista e outros títulos contábeis das instituições financeiras, seja na forma de subscrição de letras ou obrigações do Tesouro Nacional ou compra de títulos da dívida pública federal, seja por meio do recolhimento em espécie.
    ( ) Certo      ( ) Errado
ATENÇÃO: Esta questão foi anulada pela banca que organizou o concurso.")

37 - (CESPE - 2007 - Banco do Brasil - Escriturário) Os bancos têm ampliado sua atuação em produtos e serviços financeiros mais sofisticados, oferecendo aos clientes, por exemplo, assessoria para compra e venda de empresas - o que o mercado chama de corporate finance -, equipe de especialistas com experiência em operações de mercado de capitais, e assessoria em fundos de investimentos, em especial para os clientes pessoa física, de renda mais alta, ou para clientes pessoa jurídica. Quanto aos produtos e serviços financeiros, julgue os próximos itens.
O BACEN autoriza e fiscaliza o funcionamento das empresas administradoras de cartão de crédito, na situação de coligadas de instituições financeiras.
    ( ) Certo      ( ) Errado

38 - (FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE - 2007 - BNB - Analista Bancário) Dentre as opções apresentadas abaixo, uma não guarda coerência com as competências do Banco Central do Brasil (BACEN) e suas atribuições. Assinale-a.
    a) Atua como recebedor dos depósitos compulsórios das instituições financeiras.
    b) Supervisiona os serviços de compensação de cheques e outros papéis entre as instituições financeiras.
    c) Fiscaliza as instituições financeiras, aplicando, se necessário, as penalidades prescritas em lei.
    d) Regulamenta as operações de câmbio e fixa as diretrizes das operações de redesconto.
    e) Constitui-se no principal executor das políticas monetárias traçadas pelo CMN.

39 - (FCC - 2006 - Banco do Brasil - Escriturário) Com relação à atuação do Banco Central do Brasil, é correto afirmar que ele
    a) pode realizar operações de redesconto para instituições financeiras.
    b) não pode comprar ou vender títulos públicos federais.
    c) pode limitar as taxas de juros.
    d) pode determinar o capital mínimo das companhias abertas, no mercado de capitais.
    e) fiscaliza as companhias de seguro.

40 - (FCC - 2006 - Banco do Brasil - Escriturário) Uma forma de buscar a segurança do sistema financeiro se dá com a fixação do capital mínimo das instituições financeiras, cuja competência é do
    a) Ministro da Fazenda.
    b) Presidente da República.
    c) Conselho Monetário Nacional.
    d) Banco Central do Brasil.
    e) Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional.

41 - (FCC - 2006 - Banco do Brasil - Escriturário) NÃO se refere a uma competência do Banco Central do Brasil:
    a) exercer a fiscalização das instituições financeiras.
    b) executar os serviços do meio circulante.
    c) emitir moeda-papel e moeda metálica.
    d) receber os recolhimentos compulsórios.
    e) fixar as diretrizes e normas da política cambial.

42 - (CESPE - 2004 - Banco da Amazônia - Técnico Bancário) Com relação às características e competências do Banco Central do Brasil (BACEN), ao qual compete cumprir e fazer cumprir as disposições que lhe são atribuídas pela legislação em vigor e pelas normas expedidas pelo CMN, julgue os itens subseqüentes.
Compete ao BACEN a emissão de moeda-papel e moeda metálica, nas condições e limites autorizados pelo Banco do Brasil S.A.
    ( ) Certo      ( ) Errado

43 - (CESPE - 2004 - Banco da Amazônia - Técnico Bancário) O BACEN é o representante do governo brasileiro perante as demais instituições financeiras internacionais.
    ( ) Certo      ( ) Errado

44 - (CESPE - 2004 - Banco da Amazônia - Técnico Bancário) É competência do BACEN conceder autorização às instituições financeiras para que elas possam funcionar no Brasil ou no exterior, instalar ou transferir suas sedes ou dependências e alterar seus estatutos, entre outras atribuições.
    ( ) Certo      ( ) Errado

45 - (CESPE - 2004 - Banco da Amazônia - Técnico Bancário) É função do BACEN receber os recolhimentos compulsórios, bem como os depósitos voluntários à vista das instituições financeiras.
    ( ) Certo      ( ) Errado

46 - (CESPE - 2004 - Banco da Amazônia - Técnico Bancário) A respeito das sociedades administradoras de cartões de crédito, julgue os itens que se seguem.
Compete ao BACEN autorizar e fiscalizar o funcionamento das empresas administradoras de cartão de crédito.
    ( ) Certo      ( ) Errado

47 - (ACEP - 2004 - BNB - Assistente Administrativo) Considerando as principais funções e finalidades do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central do Brasil, analise as afirmações de I a IV:
I. o Conselho Monetário Nacional é um órgão ligado diretamente ao Congresso Nacional;
II. a política do Conselho Monetário Nacional objetiva, dentre outras finalidades, zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;
III. dentre as principais funções do Banco Central do Brasil destacam-se a formulação, execução e acompanhamento da política monetária;
IV. é considerada função do Banco Central do Brasil a emissão e a execução dos serviços do meio circulante.
Marque a alternativa CORRETA:
    a) são verdadeiros os itens I, III e IV.
    b) são verdadeiros os itens I, II e III.
    c) são verdadeiros os itens I, II e IV
    d) são verdadeiros os itens II,III e IV
    e) apenas os itens III e IV são verdadeiros.

48 - (CESPE - 2004 - BANESE - Técnico Bancário) Com a globalização e a evolução da tecnologia, aumentaram as tentativas de fraudes contra o sistema financeiro. Os bancos têm trabalhado incessantemente na tentativa de barrar os hackers e os estelionatários. Diante dessa realidade, julgue os itens seguintes.
O BACEN criou o Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF). Dessa forma, pode-se obstar que clientes estelionatários continuem emitindo cheques sem fundos. Os motivos que geram a inclusão automática do correntista no CCF são a prática espúria, a emissão de cheque de conta encerrada e a devolução de dois cheques sem a devida provisão de fundos.
    ( ) Certo      ( ) Errado

49 - (CESPE - 2004 - BANESE - Técnico Bancário) As instituições financeiras bancárias estão adotando medidas importantes para aumentar a segurança de seus bancos de dados e aprimorar o marketing de relacionamento. Entre estas, exigem-se dos clientes documentos de identificação pessoal, senhas, assinaturas eletrônicas e outros cuidados. Acerca desses
mecanismos e de sua segurança, julgue os itens subseqüentes.
As instituições financeiras e as demais instituições autorizadas a funcionar pelo BACEN devem classificar as operações de crédito em ordem crescente de risco.
    ( ) Certo      ( ) Errado

50 - (CESPE - 2003 - Banco do Brasil - Escriturário) Acerca do sistema financeiro brasileiro e da sua diversidade de instituições e de produtos, julgue os itens subseqüentes.
Uma cédula que apresente nitidamente mais da metade do tamanho original em um único pedaço pode ser substituída, depositada ou utilizada em pagamentos na rede bancária, ou trocada no BACEN.
    ( ) Certo      ( ) Errado

51 - (CESPE - 2003 - Banco do Brasil - Escriturário) O Banco Central do Brasil (BACEN) conceitua mercado de câmbio como o ambiente abstrato onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo BACEN (bancos, corretoras, distribuidoras, agências de turismo e meios de hospedagem) ou entre estes e seus clientes. Acerca desse tema, julgue os itens abaixo.
No Brasil, todos os negócios realizados no mercado paralelo, bem como a posse de moeda estrangeira sem origem justificada, são ilegais e sujeitam o cidadão ou a empresa às penas da lei.
    ( ) Certo      ( ) Errado

52 - (CESPE - 2003 - Banco do Brasil - Escriturário) O BACEN executa a política cambial definida pelo Ministério do Planejamento, regulamentando o mercado de câmbio e autorizando as instituições que nele operam. Também compete ao BACEN fiscalizar o referido mercado, podendo punir dirigentes e instituições mediante multas, suspensões e outras sanções previstas em lei.
    ( ) Certo      ( ) Errado

53 - (CESPE - 2003 - Banco do Brasil - Escriturário) Cartão de crédito é um serviço de intermediação que permite ao consumidor, mediante a comprovação de sua condição de usuário, adquirir bens e serviços em estabelecimentos comerciais credenciados. Essa comprovação é geralmente realizada no ato da aquisição, com a apresentação do cartão ao estabelecimento comercial. O cartão é emitido pelo prestador do serviço de intermediação, a administradora de cartão de crédito. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Autorizar e fiscalizar o funcionamento das administradoras de cartão de crédito competem ao BACEN.
    ( ) Certo      ( ) Errado

54 - (CESPE - 2003 - Banco do Brasil - Escriturário) Texto VI – questões 19 e 20
1 Câmbio é toda operação em que há troca de
moeda nacional por moeda estrangeira ou vice-versa. Por
exemplo, quando uma pessoa vai viajar para o exterior e
4 precisa de dinheiro para sua estada ou para suas compras, o
banco vende a essa pessoa moeda estrangeira (recebe moeda
nacional e lhe entrega moeda estrangeira). Quando essa
7 pessoa retorna da viagem ao exterior e ainda possui algum
dinheiro do país que visitou, o banco compra a moeda
estrangeira (recebe a moeda estrangeira e lhe entrega moeda
10 nacional). Denomina-se mercado de câmbio o ambiente
abstrato onde se realizam as operações de câmbio entre os
agentes autorizados pelo Banco Central do Brasil (BACEN)
13 — bancos, corretoras, distribuidoras, agências de turismo e
meios de hospedagem — e entre estes e seus clientes.

Considerando o assunto tratado no texto VI, julgue os itens subseqüentes.
O Sistema de Informações do Banco Central (SISBACEN) é um sistema eletrônico de coleta, armazenagem e troca de informações que liga o BACEN aos agentes do sistema financeiro nacional. Visto ser facultativo o registro das operações de câmbio realizadas no país, o SISBACEN é o principal meio de que dispõe o BACEN para monitorar e fiscalizar o mercado.
    ( ) Certo      ( ) Errado

55 - (CESPE - 2002 - Banco do Brasil - Escriturário) No Sistema Financeiro Nacional, existem órgãos de regulação e fiscalização que se encarregam de verificar o cumprimento das leis e normas administrativas referentes às atividades das instituições sob sua jurisdição. Com relação a esse contexto, julgue os itens abaixo.
Todas as entidades do sistema de liquidação e custódia são fiscalizadas exclusivamente pelo BACEN.
    ( ) Certo      ( ) Errado

GABARITOS:
01 - E     02 - A     03 - E     04 - E     05 - A     06 - E     07 - A     08 - C     09 - C     10 - C   
11 - E     12 - E     13 - E     14 - E     15 - C     16 - C     17 - C     18 - C     19 - C     20 - C   
21 - E     22 - C     23 - C     24 - E     25 - E     26 - E     27 - E     28 - C     29 - E     30 - E   
31 - C     32 - C     33 - C     34 - E     35 - C     36 - X     37 - E     38 - D     39 - A     40 - C   
41 - E     42 - E     43 - C     44 - E     45 - C     46 - E     47 - D     48 - E     49 - C     50 - C   
51 - C     52 - E     53 - E     54 - E     55 - E   



3 Comentários. Comente já!:

Anônimo disse...

muito bom salvou a minha vida

Anônimo disse...

Faça mais postes deses com outros temas

Unknown disse...

Caros Investidores / Seekers financeiros.

Somos uma Registered privada Lender Investidores / Empréstimo, Você precisa de ajuda financeira? Você está em confusão ou dívidas financeiras? Oferecemos empréstimo a taxa de juros de 3% dentro de 1 ano a 30 anos período de duração do reembolso para particulares e empresas que estão em necessidade de assistência financeira e para qualquer parte do world.We dar empréstimos que variam de $ 5.000 a $ 500.000.000, moedas: USD, CAD, KWD, OMR, SGD, RUB, GBP, AUD, MYR, ZAR, IDR, UAH, PHP, empréstimos MUR, EURO.Our são bem segurado para o máximo de segurança é a nossa prioridade, você está perdendo o sono à noite se preocupar como chegar um emprestador de empréstimo legítimo? Você está na pobreza? Você precisa de ajuda financeira (empréstimos) para set-up um negócio? Podemos ajudá-lo financeiramente.

Ou indivíduo interessado As empresas devem contactar-nos através: Email: {betty.mabel227@gmail.com}

Nome completo:
Montante necessário:
Duração do empréstimo:
Finalidade do empréstimo:
Número de contato:
País:
Estado:
Sexo:
Saudações

Seus do em serviço,
Betty Mabel
Email: betty.mabel227@gmail.com

Postar um comentário