sábado, 10 de julho de 2010

Mensagem motivacional: Exame da OAB

Pessoal,

Em tempos de prova da OAB beirando o impossível, por vezes fica difícil estar motivado o tempo todo. O último Exame de Ordem aprovou, de cara, pouco mais de 10% dos inscritos, e mesmo anulando 5 questões - o que, diga-se de passagem, é uma coisa rara de acontecer... - o total dos aprovados não chega a 20% das mais de 95.000 inscrições. Melhorou, mas a reprovação ainda é grande (demais, pro meu gosto...) e é mais fácil a gente ficar sabendo de pessoas que não passaram no Exame da OAB do que de pessoas que passaram. É uma triste constatação sobre o Exame da OAB, sobre a organização do evento e sobre a dificuldade da prova, mas temos que ter os olhos abertos para outros fatores, aqueles sobre os quais podemos exercer algum controle.

O que fazer, diante desse quadro? Bem, se você espera uma resposta pronta aqui nestas linhas, está enganado. Eu também não sei o que fazer. Mas posso oferecer uma lista grande de coisas que não se deve fazer:

1) Primeiro: não crie neuras que não existem. Tem gente que está no último semestre de faculdade e fala o tempo todo: "Se eu não passar no Exame de Ordem de primeira, não sei o que vai ser de mim..." Eu digo o que vai acontecer se você não passar de primeira: ABSOLUTAMENTE NADA! Você vai ter que se organizar, tentar estudar mais, enfim, procurar entender onde a sua estratégia de estudos falhou. Mas você não terá desconto na anuidade se passar de primeira. As pessoas não vão te cumprimentar no forum dizendo: "Olá Dr. Fulando, que passou de primeira na OAB..." Isso não muda nada. Passar no XYZ Exame da OAB é completamente indiferente de passar na primeira vez, a não ser pelo fato de que você vai ter que gastar mais dinheiro com inscrição e passar pelo sufoco que é a prova, principalmente no seu ponto de vista psicológico.

2) Falando nisso... Olha, um percentual muito grande de pessoas que eu conheço fica uma pilha de nervos durante os cursos preparatórios... Às vésperas da prova, então... Fica visível o nervosismo, a ansiedade, enfim, esses sentimentos todos que não ajudam em nada a gente na hora da prova. Apesar de eu saber o quanto é difícil controlar isso tudo - sou A ANSIEDADE em pessoa... - a gente precisa aprender a controlar. PRECISA! Precisa muito mesmo. E, acredite ou não, a maturidade vai te ensinar a controlar todo e qualquer tipo de pressão. Afinal, você não vai passar no Exame e se aposentar. Você vai enfrentar prazos, situações delicadas, propostas de emprego boas e outras nem tanto, enfim, a vida fora do Exame também terá os seus momentos de loucura. Controle-se. Mais dia, menos dia, você saberá como fazer, e se aprender cedo só tem a ganhar.

3) É impressionante como o Exame da OAB consegue colocar os alunos de Direito em xeque, de acordo com seu perfil. Explico: tem gente que se dá melhor com pesquisa. Lê um livro, reflete sobre ele, escreve alguma coisa, discute com os professores... Uma marcha diferente, um estilo diferente de saber. Acumula-se muito conteúdo desse jeito, e de modo permanente, mas é um estilo de aluno. Outro tipo de aluno é aquele que sabe onde está a resposta certa. Não me pergunte como isso funciona, porque eu nunca fui 100% bom nisso, mas conheço gente que "tem a manha" de resolver prova. Não sei se é instinto, não sei. Por isso que muita gente fica impressionado quando aquele colega matão que colou os 10 semestres do curso de Direito passa no Exame da OAB e aquele que fazia todos os trabalhos escritos não passa. O Exame da OAB conjuga esses dois fatores num período só: você tem que saber, e tem que saber resolver questões, num prazo de algumas horas. Portanto, se você gosta de estudar, ler, fazer esquemas de estudo, beleza, mas comece a resolver provas. Você tem que ser bom nos dois lados dessa moeda.

4) Não quero parecer grosseiro ou insensível nesse momento, mas gostaria de dizer para aqueles que não passaram que, assim como havia comentado no ítem 1, não passar no Exame da OAB não é o fim do mundo. Você ficará triste, frustrado por um tempo, mas trabalhe o seu psicológico para que essa sensação passe o quanto antes. Você só tem a ganhar com isso, e, como mencionado anteriormente, NADA aconteceu. NADA?!?! Sim, nada. Temos outros tantos "bens" que merecem o nosso cuidado (saúde, família, amigos, emprego), e o Exame não pode se O ENTRAVE da sua vida. Foi dose, mas passou, daqui a poucos meses tem outro. E bola pra frente.

5) Finalmente, tem umas frases do meu amigo, Prof. Marcelo Hugo da Rocha, que são sensacionais. Uma delas é a seguinte: "Não passa no Exame da OAB quem desistiu." É verdade. Se você não for lá, inscrever-se, preparar-se e tentar, não tem jeito. Não existe outro meio no Brasil de ser advogado. Outra frase que eu gosto muito é "Exame da OAB: uns passam antes, outros passam depois." Isso é verdade. Percebi isso com a minha turma de faculdade, e com muitos alunos do cursinho em que trabalhava. O pessoal estava lá, firme e forte, estudando. Num Exame passavam uns, outros ficavam. Em seguida passavam mais alguns, e assim sucessivamente. Só não tem jeito para aqueles que desistiram em algum momento.

Enfim, muito se consegue de resultado conhecendo-se a si mesmo. Seu ritmo de estudo, suas limitações (de tempo, porque limitações intelectuais NÃO EXISTEM!), seu perfil psicológico. E eu acredito que a grande lição da vida seja aprender a conviver com as perdas. Não passar no Exame da OAB uma vez ou outra pode, sim, te ensinar a perder algumas coisas, para ganhar outras, como autoconhecimento. Porque "na vida, quem perde o telhado, ganha as estrelas" (e esta é uma frase que aprendi com uma menina linda que eu perdi).

Bom final de semana, contem comigo para o que precisar!

Um forte abraço

1 Comentários. Comente já!:

Anônimo disse...

Também concordo professor...
Esse vídeo tb. retrata essas vertentes.
Vai o link:
http://www.youtube.com/watch?v=O-DRpoXyPmI
Abraço

Postar um comentário