quinta-feira, 11 de março de 2010

Segunda fase do Exame de Ordem da OAB deve ser remarcada para 18 de abril

Da Redação
Em São Paulo
A segunda fase do 3º Exame de Ordem da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de 2009 deve ser remarcada para o dia 18 de abril. Inicialmente, a nova prova ocorreria no dia 11; no entanto, segundo o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, a data teve que ser mudada pois coincidiria com provas de concursos públicos. O anúncio oficial da data deve ser feito na segunda-feira (15).

O exame, aplicado em 28 de fevereiro, foi cancelado no último domingo (7), após suspeita de vazamento do gabarito. Ao todo, 18.720 candidatos terão que refazer a prova.

Em nota, o Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília), órgão responsável pela aplicação da prova junto com a OAB, estima que o custo do novo exame fique em torno de R$ 1,3 milhão - mesmo valor do exame anterior. O órgão pede também a inteira responsabilidade pela reaplicação e a divisão dos gastos do exame com a OAB, enquanto a investigação da Polícia Federal não é concluída.

O presidente da OAB, no entanto, defende que o Cespe pague a nova aplicação do exame e, caso seja reconhecido que a Ordem teve participação na fraude, irá arcar com as despesas. Segundo Cavalcante, as duas entidades estão em negociação sobre o pagamento do exame.

Fraude

Segundo a comissão de exame da OAB em São Paulo, a irregularidade foi detectada durante a aplicação da segunda fase da prova prático-profissional de direito penal do exame de ordem, no dia 28 de fevereiro. Ao tomar conhecimento da irregularidade, a OAB suspendeu a correção e a divulgação dos resultados da prova.

De acordo com a OAB, o candidato escondia as questões em uma folha de papel encontrada em um livro de consulta. Algumas delas estavam datilografadas e outras, manuscritas.

Ao ser flagrado, o candidato foi retirado da sala. A OAB informou que o candidato se recusou a revelar como conseguiu as questões, e que não houve nenhum outro caso de fraude em todo o país.


Fonte

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário