quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cobrança de taxa para concorrer à vaga de emprego é crime, diz MTE


Promessa de salários altos é um dos atrativos usados por golpistas. Técnica ambiental desconfiou de anúncio que exige compra de apostila.
Do G1 Campinas e Região

Os anúncios de vagas de emprego que exigem do candidato a compra de materiais como condicionante para a contratação têm sido usados por empresas que querem aplicar golpes e devem ser denunciados à polícia, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O gerente regional em Campinas (SP) do MTE, Sebastião Jesus da Silva, ressalta que a prática é crime e que o órgão também deve ser avisado nesses casos.
A promessa de salários altos e enriquecimento rápido divulgados na internet têm sido os principais motivos para que pessoas sejam enganadas pelos golpistas. Um levantamento da Associação Industrial e Comercial de Campinas (Acic) aponta que existem 20 mil desempregados em Campinas e 60 mil na Região Metropolitana de Campinas (RMC).
A técnica ambiental Daniela de Souza está empregada, mas procura uma renda extra. Ela se cadastrou em um site de empregos em Campinas e recebeu uma vaga que oferecia remuneração entre R$ 350 e R$ 500 por semana para trabalhar em casa como digitadora. Mas, para poder ser contratada, precisaria comprar uma apostila. "O valor oferecido é um chamariz 'legal', qualquer pessoa vai. Na hora que eu vi que tinha que pagar para receber um material virtual, sem garantia, eu parei e comecei a ouvir de outras pessoas que era golpe", relata.
A consultora em recursos humanos e diretora da consultoria Feeta, em Campinas, fala que o primeiro passo é verificar se o salário oferecido está muito acima da média de mercado. "Nós temos que desconfiar das promessas de enriquecimento a curto prazo e de tudo que precisa ser pagos antes da contratação. Existe muita 'cilada' no mercado e é preciso ficar atento", afirma.
Outra orientação da especialista é procurar referências de profissionais que já tenham trabalhado nas empresas citadas nos anúncios e também em outros órgãos, como o Procon, para não ter problemas futuros. O gerente regional do MTE também defende que qualquer empresa que precisa de mão de obra deve oferecer o treinamento de graça, e não obrigar o funcionário a comprar uma apostila ou qualquer outro material. "Neste caso, não existe uma proposta real de emprego", completa.
Responsabilidade
Sebastião Jesus da Silva explica que no caso de um anúncio de vaga de emprego falsa ou que faz qualquer tipo de cobrança de vaga, o candidato deve fazer a denúncia ao MTE e também à Polícia Civil. Se o autor da publicação for identificado, é ele que responde pelo crime. "Já em relação aos sites que divulgam as propostas, ainda não há uma recomendação porque é considerado algo novo" pelo Ministério do Trabalho e Emprego", alega o gerente regional do trabalho.

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário