segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Presos de Itajaí são os primeiros a usar tornozeleiras eletrônicas em SC

O juiz Alexandre Karazawa Takaschima, da Coordenadoria de Execução Penal, Infância e Juventude (Cepij), acompanhou na tarde desta segunda-feira (18/10), na Comarca de Itajaí, a colocação das cinco primeiras tornozeleiras eletrônicas que vão servir para monitorar, experimentalmente, presos no regime semiaberto em Santa Catarina.

    Os cinco detentos foram beneficiados com o avanço de regime, por meio de decisão do juiz Luis Francisco Delpizzo, titular da 3ª Vara Criminal de Itajaí. O magistrado também definiu as áreas de inclusão (permissão) e exclusão (proibição) que cada apenado terá de respeitar para prosseguir na fase experimental das tornozeleiras.

   A desobediência aos limites previamente acertados acionará automaticamente os sensores, interligados com as autoridades policiais locais. Um dos detentos, que conseguiu obter emprego, terá permissão para seguir o trajeto casa-trabalho-casa. Os demais terão acesso tão somente à área limítrofe de suas residências.

   A Cepij ampliará a fase experimental para as comarcas de Lages (19/10), Curitibanos (20/10), Chapecó (21/10) e Criciúma (22/10). Em cada uma delas, cinco presos escolhidos vão receber o equipamento eletrônico, ainda em fase de testes. Dentro de 15 dias, devem chegar outras 80 tornozeleiras para ampliação do programa no Estado. O secretário estadual de Segurança Pública, André Silveira, participou do evento nesta tarde em Itajaí.

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário