quarta-feira, 12 de outubro de 2011

TJ/SC: Inscrições anteriores no SPC não autorizam novas inclusões automáticas

   A 2ª Câmara de Direito Público do TJ manteve condenação imposta pela comarca de Lages à Brasil Telecom e majorou o valor indenizatório de R$ 2 mil para R$ 20 mil por conta da empresa ter enviado sem justa causa o nome do cliente Gilberto Augusto Bressam para inscrição junto ao cadastro de consumidores inadimplentes.

   Após utilizar os serviços da empresa, Bressam solicitou o cancelamento do contrato em julho de 2007. Efetuou o pagamento do último boleto mas, ainda assim, passou a receber novas faturas, que simplesmente desconsiderou. A Brasil Telecom, contudo,  enviou seu nome para a inclusão na lista dos maus pagadores.

   A empresa, na apelação junto ao TJ, não negou as cobranças, tampouco o lançamento do nome do cliente no cadastro de inadimplentes. Disse, por outro lado, que não podia ser condenada por dano moral uma vez que Bressam frequentava tal lista com certa regularidade. O argumento foi rechaçado pelo TJ.

   "(A) indevida inscrição ou manutenção do nome do consumidor em cadastro negativo de crédito provoca dano moral in re ipsa, vale dizer, independentemente da produção de outras provas, a lesão extrapatrimonial é presumida", esclareceu o desembargador Newton Janke, relator da matéria. A decisão foi unânime. (A.C 2010071795-5).

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário