segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Primeiro dia do Enem 2011 ocorre com tranquilidade

Cespe/UnB faz um balanço positivo da aplicação. No domingo, participantes do exame voltam a fazer provas às 13h

Leon Rosa e Wilton Castro
Da Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe/UnB

 A aplicação das provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 ocorreu com tranquilidade, na tarde deste sábado (22/10). O consórcio formado pelo Cespe/UnB e Cesgranrio avaliou que o trabalho das equipes de aplicadores e coordenadores foi bem sucedido. Os estudantes que participam do exame voltam a fazer provas no domingo (23/10), a partir das 13h.

O Cespe/UnB aplicou a prova em 13 estados e no Distrito Federal - a aplicação nos demais estados ficou sob a responsabilidade da Cesgranrio. Cerca de 258 mil colaboradores contratados pelo Cespe/UnB foram mobilizados para a realização das provas, nas funções de aplicador, coordenador, fiscal, porteiro, equipe de apoio, ledor, intérprete de libras e transcritor.

O diretor-geral do Cespe/UnB, Ricardo Carmona, fez um balanço positivo do primeiro dia de aplicação do Enem 2011. “Nenhum problema impediu que a aplicação fosse realizada. Nem a previsão de chuvas intensas em algumas cidades complicou o trabalho do consórcio, que atuou com criatividade para contornar alguns imprevistos”. Carmona destacou que “para o Cespe/UnB, é uma enorme satisfação contribuir com um projeto dessa magnitude e importância para o país”.

O reitor da Universidade de Brasília (UnB), José Geraldo de Sousa Junior, acompanhou as primeiras horas de aplicação da prova na sede do Cespe/UnB. Segundo ele, a aplicação do Enem com a formação de um consórcio já ganhou estabilidade e a confiança da sociedade. “Como integrante do consórcio, o Cespe/UnB já acumulou competência e tem a compreensão sobre o significado desse exame para o acesso ao ensino superior”, avaliou o reitor.

O decano de Administração e Finanças da UnB, Eduardo Raupp, que é presidente do Conselho Técnico Consultivo do Cespe/UnB, também esteve na sede do Centro acompanhando a abertura dos trabalhos de aplicação do Enem 2011. “A logística de um evento desta magnitude dificilmente pode ser encontrada em igual dimensão no Brasil. O conhecimento da UnB em aplicação de provas está, em todo momento, sendo colocado à prova”, enfatiza Raupp.

PROVAS – As provas do primeiro dia foram de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Grande parte dos participantes do Enem tenta uma vaga no ensino superior. Juliana Sette, 17 anos, quer cursar Direito e considera o exame atraente pela forma de avaliar. “Vejo um jeito inteligente de avaliar os alunos. As provas têm conteúdos amplos e não enfatizam tanto os detalhes”, afirmou ela, que fez a prova em uma escola da Asa Norte de Brasília.

Ingressar em um curso superior também é o sonho de José Martins Souza, 48 anos, que é cobrador de ônibus e morador de São Sebastião (DF). Ele ainda não decidiu em qual curso pretende ingressar, mas acredita que o Enem contempla a interpretação de texto e os conhecimentos gerais, sendo este um diferencial em relação a outras provas. “O interessante desse exame é utilizar a nota para ingressar em uma instituição pública de ensino ou obter uma bolsa de estudos”, analisa ele, que revelou ter estudado duas horas por dia após o trabalho para se preparar para as provas. No domingo, as provas serão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e a prova de Redação.

0 Comentários. Comente já!:

Postar um comentário